Promoção do consumo de frutas e vegetais : uma intervenção com adultos através do envio de sms’s baseadas no foco regulatório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23329 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015 |
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Promoção do consumo de frutas e vegetais : uma intervenção com adultos através do envio de sms’s baseadas no foco regulatórioConsumo alimentarVegetaisFrutasAdultosTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015O consumo diário de frutas e vegetais tem um papel importante no bem-estar geral dos indivíduos. Para tal, têm sido estudadas e adotadas diversas estratégias de forma a aumentar o consumo destes alimentos. O presente estudo tem como principal objetivo promover o aumento do consumo de frutas e vegetais, através do envio de SMS’s baseadas no foco regulatório. O estudo envolveu uma intervenção com a duração de quatro semanas, no qual participaram 119 adultos, sendo que 87 constituíram o grupo experimental e 32 o grupo de controlo. O grupo experimental dividiu-se em indivíduos que receberam SMS’s focadas na promoção (n = 44) e outros na prevenção (n = 43), dando origem a duas condições, congruentes e incongruentes, de acordo com o foco regulatório do indivíduo, previamente avaliado através de um questionário. O grupo de controlo recebeu SMS’s com conteúdo neutro. Foi solicitado aos participantes o registo do consumo de frutas e vegetais, através de um diário alimentar na primeira (baseline), na segunda e na quarta semana (follow up). As SMS’s foram enviadas na segunda e na terceira semanas, num total de seis mensagens, previamente avaliadas. Os dados foram analisados através de análise de variância com medidas repetidas. Esperava-se que as SMS’s congruentes com o foco regulatório dos indivíduos promovessem um aumento do consumo de frutas e vegetais comparando com os indivíduos que receberam SMS’s incongruentes. Não se encontraram diferenças significativas entre as duas condições. Encontrou-se sim, um aumento do consumo de frutas e vegetais nos indivíduos com um foco preventivo comparativamente aos indivíduos com um foco promocional. A ausência de resultados confirmatórios do efeito positivo de SMS’s congruentes com o foco regulatório do indivíduo é discutida, bem como o resultado esperado de maior prontidão para a mudança entre indivíduos com foco regulatório preventivo.Daily consumption of fruits and vegetables plays an important role in the overall well-being of individuals. To this end, there have been studied and adopted various strategies to increase their consumption. This study aims to promote increased consumption of fruits and vegetables, through SMS sending based on regulatory focus. The study involved an intervention during four weeks, attended by 119 adults, from which 87 participated in the experimental group and 32 in the control group. The experimental group was divided in subjects receiving SMS with focus on promotion (n = 44) and others on prevention (n = 43), giving rise to two conditions: congruent and incongruent, according to the individual's regulatory focus, which had been previously evaluated through a questionnaire. The control group received SMS with neutral content. Participants were asked to register the consumption of fruits and vegetables through a food diary in the first week (baseline), and in the second and fourth (follow up) weeks. The SMS were sent in the second and third weeks for a total of six messages, which had been previously assessed. Data was analyzed using analysis of variance with repeated measures. It was hypothesized that the SMS consistent with the participants' regulatory focus promoted increased consumption of fruit and vegetables compared to participants receiving SMS incongruent. There were not found significant differences between the two conditions. Participants with a preventive focus reported an increased consumption of fruit and vegetables, compared to participants with a promotional focus. The lack of results confirming the positive effect of SMS congruent with individuals' regulatory focus are discussed, as well as the expected result of greater readiness to change in individuals with a preventive regulatory focus.Alvarez, Maria João, 1963-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Cristina Monteiro2016-04-07T14:45:21Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:42.600109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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