FATORES DE INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE EVASÃO ESCOLAR EM TRÊS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Paulo Coelho, Silva, Maria Cristina Madeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14522
Resumo: RESUMO Este estudo refere-se à apresentação dos resultados definitivos de uma investigação desenvolvida no âmbito de uma Dissertação de mestrado centrada no estudo do cenário de evasão e eficiência dos cursos técnicos subsequentes em Eventos, Informática e Serviços Públicos do Campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, com destaque para os possíveis fatores que levam os estudantes à evasão escolar. Metodologicamente, foi realizada uma revisão bibliográfica do tema no contexto da educação profissional; Paralelamente, foi feito um levantamento de dados por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação (SISTEC) e por meio do Registro Acadêmico do Campus Brasília; posteriormente, procedemos à tabulação dos mesmos de forma a traçar o panorama dos cursos para posteriormente procedermos a aplicação de uma metodologia mista com a aplicação de questionários e entrevistas a evadidos e concluintes dos cursos estudados. Constatou-se que a capacidade de resiliência e de permanência dos estudantes, construída por meio de suportes sociais e pedagógicos no ambiente escolar e familiar, são fatores de forte influência para a permanência do estudante e que fatores relacionados a questões socioeconômicas, desde logo, a necessidade de trabalhar em detrimento de estudar influencia significativamente na alta taxa de evasão/abandono escolar. Percebe-se que é necessária a adoção de uma nova postura de pesquisadores, educadores, gestores e comunidade em geral que considere a sua corresponsabilidade nos resultados escolares, e na adoção de uma postura ativa e humana de enfrentamento do problema de forma global.   ABSTRACT This study refers to the presentation of the definitive results of a research carried out within the framework of a Master's Dissertation focused on the study of the scenario of evasion and efficiency of the subsequent technical courses in Events, Informatics and Public Services of the Brasília Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasília - IFB, highlighting the possible factors that lead students to school dropout. Methodologically, a bibliographical review of the theme was carried out in the context of professional education; At the same time, a data collection was done through the National Information System of Education (SISTEC) and through the Academic Registry of Campus Brasilia; Later, we tabulated them in order to draw the panorama of the courses so that we could proceed with the application of a mixed methodology with the application of questionnaires and interviews with those who had been evaded and concluded the courses studied. It was verified that the resilience and permanence capacity of the students, built through social and pedagogical supports in the school and family environment, are factors of strong influence for the permanence of the student and that factors related to socioeconomic issues like the need for Working at the expense of studying significantly influence the high rate of dropout. It is perceived that it is necessary to adopt a new posture of researchers, educators, managers and the community in general that considers their co-responsibility in school results, and in adopting an active and human posture to face the problem in a global way.
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