A importância do contexto para a compreensão da hardiness : estudo longitudinal com cadetes e oficiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23328 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015 |
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A importância do contexto para a compreensão da hardiness : estudo longitudinal com cadetes e oficiaisDesenvolvimentoDesempenhoEstudo longitudinalMilitares - PortugalTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015Nos últimos 35 anos, o constructo psicológico hardiness tem sido associado a um melhor ajustamento do indivíduo a contextos stressantes. Nesta investigação, foi realizado um estudo longitudinal de três anos com o objetivo de investigar a possibilidade do contexto militar, durante a formação na Academia Militar e no desempenho da função, potenciar o desenvolvimento da hardiness em cadetes e oficiais do Exército. Procurou-se investigar ainda a relação da hardiness com o desempenho académico-militar dos cadetes. No total participaram 310 cadetes e oficiais do Exército, aos quais se aplicou a Escala de Hardiness (Bartone, Ursano, Wright & Ingraham, 1989; Serrano, 2009). No geral, os resultados sugerem que a hardiness é uma característica maleável da personalidade: diminuiu durante a frequência da Academia Militar e aumentou no desempenho da função no contexto real de trabalho. Também sugerem que níveis elevados de hardiness estão associados a um melhor desempenho nos indicadores percecionados pelos cadetes como mais críticos e importantes, em cada um dos anos letivos. Este é um dos primeiros estudos longitudinais de longa duração a evidenciar que o treino militar produz mudanças na hardiness dos indivíduos. Além disso, a abordagem seguida nesta investigação salienta o contexto como um elemento chave para compreender a hardiness.In the last 35 years, psychological construct of hardiness has been associated with better adjustment to stressful contexts. In this investigation, a longitudinal study of three years was conducted in order to investigate the possibility of military context, namely during training at the Military Academy and after graduation, enhance the development of hardiness in cadets and officers of the Army. The present study also seeks to investigate the relationship of hardiness with academic and military performance. A sample of 310 cadets and officers Army responded Hardiness Scale (Bartone, Ursano, Wright & Ingraham, 1989; Serrano, 2009). In general, results suggest that psychological construct of hardiness is malleable: decreased during the Military Academy and increased after graduation in a real work environment. Results also suggest that high levels of hardiness are associated with better performance on indicators viewed by cadets as most critical and important in each year. This long-term longitudinal study is one of the first to demonstrate that military training produces changes in the hardiness of individuals. In addition, the approach taken in this research highlights the context as a key element to understand the hardiness.Rafael, Manuel, 1962-Rosinha, António José Palma Esteves, 1966-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Nuno Miguel Martins2016-04-07T14:12:48Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:14:04ZPortal AgregadorONG |
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