Plano de marketing para a marca própria Becken
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16999 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_4096c3f32dac8da3ad36ac89c7d80072 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing para a marca própria BeckenPlaneamento de MarketingGestão de Marca de Marcas PrópriasNotoriedadePequenos EletrodomésticosMarketing PlanningBranding of Private Label BrandsBrand AwarenessSmall Domestic AppliancesMestrado em MarketingEste Trabalho Final de Mestrado consiste num plano de marketing para uma marca própria da Worten, a Becken. A Becken é uma marca portuguesa de eletrodomésticos e já existe desde os anos 90, sendo atualmente, a principal marca própria da Worten, líder de mercado em retalho eletrónico. O objetivo principal deste plano de marketing é impulsionar a notoriedade e imagem da marca atualmente. Para isto, foi necessário, inicialmente compreender qual a posição da marca, em termos de notoriedade e imagem perante os consumidores, depois definir um público-alvo coerente e finalmente desenvolver táticas relevantes para os quatro elementos do marketing mix de produto, direcionadas para esse público-alvo. Foi adotada, como metodologia, uma abordagem de mixed-method e como estratégia foi optado por uma investigação de action research. Para a compreensão do mercado, dos clientes e da marca em si, foram feitas duas recolhas de dados primários, sendo estas, uma entrevista pessoal com o diretor do departamento de Marcas Próprias e também um inquérito online à população em geral (n=139). As táticas propostas no plano de marketing, têm em conta os objetivos e estratégias de marketing definidos, sendo que será dado maior enfoque nas estratégias de distribuição e comunicação. O plano tem um horizonte temporal de um ano, para começar em janeiro de 2019. Este estudo é particularmente relevante, pois explora a gestão de marca de uma marca própria, em particular na área de pequenos eletrodomésticos, sendo que este tipo de estudos ainda é consideravelmente negligenciado para marcas de retalhistas.This Final Master's Project consists of a marketing plan for a private label brand of Worten, called Becken. Becken is a Portuguese brand of domestic appliances and has been in existence since the 1990's and is currently the main private label brand of Worten, the market leader in electronic retail. The main objective of this marketing plan is to boost the brand awareness and brand image of Becken. To do this, it was necessary to initially understand the brand's position in terms of brand awareness and brand image, then define a coherent target audience, and finally to develop relevant tactics for the four elements of Product Marketing Mix, directed to this audience selected. As for methodology it was adopted a mixed-method approach and as strategy it was chosen a case study research. In order to understand the market, customers and the brand itself, it was conducted two primary data collections, which were a personal interview with the director of the Private Label Department and an online survey (n=139). The tactics proposed in the marketing plan take into account the marketing objectives as strategies defined, and the main focus are on distribution and communication tactics. The plan has a time horizon of one year, to begin in January 2019. This study is particularly relevant because it exploits the brand management of a private label brand, especially in the area of small domestic appliances, and this type of study is still considerably neglected for private label brands.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaRosa, Rita Maria Croca Guerra da2019-01-22T11:36:24Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16999porRosa, Rita Maria Croca Guerra da (2018). "Plano de marketing para a marca própria Becken". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:18.586012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing para a marca própria Becken |
title |
Plano de marketing para a marca própria Becken |
spellingShingle |
Plano de marketing para a marca própria Becken Rosa, Rita Maria Croca Guerra da Planeamento de Marketing Gestão de Marca de Marcas Próprias Notoriedade Pequenos Eletrodomésticos Marketing Planning Branding of Private Label Brands Brand Awareness Small Domestic Appliances |
title_short |
Plano de marketing para a marca própria Becken |
title_full |
Plano de marketing para a marca própria Becken |
title_fullStr |
Plano de marketing para a marca própria Becken |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para a marca própria Becken |
title_sort |
Plano de marketing para a marca própria Becken |
author |
Rosa, Rita Maria Croca Guerra da |
author_facet |
Rosa, Rita Maria Croca Guerra da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Rita Maria Croca Guerra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planeamento de Marketing Gestão de Marca de Marcas Próprias Notoriedade Pequenos Eletrodomésticos Marketing Planning Branding of Private Label Brands Brand Awareness Small Domestic Appliances |
topic |
Planeamento de Marketing Gestão de Marca de Marcas Próprias Notoriedade Pequenos Eletrodomésticos Marketing Planning Branding of Private Label Brands Brand Awareness Small Domestic Appliances |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-01-22T11:36:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/16999 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/16999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rosa, Rita Maria Croca Guerra da (2018). "Plano de marketing para a marca própria Becken". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131112887287808 |