Plano de marketing para a marca própria Becken

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Rita Maria Croca Guerra da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16999
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_4096c3f32dac8da3ad36ac89c7d80072
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para a marca própria BeckenPlaneamento de MarketingGestão de Marca de Marcas PrópriasNotoriedadePequenos EletrodomésticosMarketing PlanningBranding of Private Label BrandsBrand AwarenessSmall Domestic AppliancesMestrado em MarketingEste Trabalho Final de Mestrado consiste num plano de marketing para uma marca própria da Worten, a Becken. A Becken é uma marca portuguesa de eletrodomésticos e já existe desde os anos 90, sendo atualmente, a principal marca própria da Worten, líder de mercado em retalho eletrónico. O objetivo principal deste plano de marketing é impulsionar a notoriedade e imagem da marca atualmente. Para isto, foi necessário, inicialmente compreender qual a posição da marca, em termos de notoriedade e imagem perante os consumidores, depois definir um público-alvo coerente e finalmente desenvolver táticas relevantes para os quatro elementos do marketing mix de produto, direcionadas para esse público-alvo. Foi adotada, como metodologia, uma abordagem de mixed-method e como estratégia foi optado por uma investigação de action research. Para a compreensão do mercado, dos clientes e da marca em si, foram feitas duas recolhas de dados primários, sendo estas, uma entrevista pessoal com o diretor do departamento de Marcas Próprias e também um inquérito online à população em geral (n=139). As táticas propostas no plano de marketing, têm em conta os objetivos e estratégias de marketing definidos, sendo que será dado maior enfoque nas estratégias de distribuição e comunicação. O plano tem um horizonte temporal de um ano, para começar em janeiro de 2019. Este estudo é particularmente relevante, pois explora a gestão de marca de uma marca própria, em particular na área de pequenos eletrodomésticos, sendo que este tipo de estudos ainda é consideravelmente negligenciado para marcas de retalhistas.This Final Master's Project consists of a marketing plan for a private label brand of Worten, called Becken. Becken is a Portuguese brand of domestic appliances and has been in existence since the 1990's and is currently the main private label brand of Worten, the market leader in electronic retail. The main objective of this marketing plan is to boost the brand awareness and brand image of Becken. To do this, it was necessary to initially understand the brand's position in terms of brand awareness and brand image, then define a coherent target audience, and finally to develop relevant tactics for the four elements of Product Marketing Mix, directed to this audience selected. As for methodology it was adopted a mixed-method approach and as strategy it was chosen a case study research. In order to understand the market, customers and the brand itself, it was conducted two primary data collections, which were a personal interview with the director of the Private Label Department and an online survey (n=139). The tactics proposed in the marketing plan take into account the marketing objectives as strategies defined, and the main focus are on distribution and communication tactics. The plan has a time horizon of one year, to begin in January 2019. This study is particularly relevant because it exploits the brand management of a private label brand, especially in the area of small domestic appliances, and this type of study is still considerably neglected for private label brands.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaRosa, Rita Maria Croca Guerra da2019-01-22T11:36:24Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16999porRosa, Rita Maria Croca Guerra da (2018). "Plano de marketing para a marca própria Becken". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:18.586012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para a marca própria Becken
title Plano de marketing para a marca própria Becken
spellingShingle Plano de marketing para a marca própria Becken
Rosa, Rita Maria Croca Guerra da
Planeamento de Marketing
Gestão de Marca de Marcas Próprias
Notoriedade
Pequenos Eletrodomésticos
Marketing Planning
Branding of Private Label Brands
Brand Awareness
Small Domestic Appliances
title_short Plano de marketing para a marca própria Becken
title_full Plano de marketing para a marca própria Becken
title_fullStr Plano de marketing para a marca própria Becken
title_full_unstemmed Plano de marketing para a marca própria Becken
title_sort Plano de marketing para a marca própria Becken
author Rosa, Rita Maria Croca Guerra da
author_facet Rosa, Rita Maria Croca Guerra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Rita Maria Croca Guerra da
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento de Marketing
Gestão de Marca de Marcas Próprias
Notoriedade
Pequenos Eletrodomésticos
Marketing Planning
Branding of Private Label Brands
Brand Awareness
Small Domestic Appliances
topic Planeamento de Marketing
Gestão de Marca de Marcas Próprias
Notoriedade
Pequenos Eletrodomésticos
Marketing Planning
Branding of Private Label Brands
Brand Awareness
Small Domestic Appliances
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-01-22T11:36:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16999
url http://hdl.handle.net/10400.5/16999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rosa, Rita Maria Croca Guerra da (2018). "Plano de marketing para a marca própria Becken". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131112887287808