A relação escola-família:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Andreia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23857
Resumo: O presente relatório final apresenta uma caracterização das práticas profissionais desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na prática profissional em Educação Pré-Escolar que se desenvolveu numa sala com crianças de 3, 4 e 5 anos elaborou-se um projeto em torno das histórias que pretendia que estas aparecessem como introdutórias a temas semanais delimitados pela estagiária e pela educadora. Em relação à prática profissional no 1º CEB, a qual foi desenvolvida numa turma legalmente constituída por alunos 2º e 3º ano, foi elaborado um novo projeto de intervenção partindo das necessidades proeminentes da turma. Estas necessidades prendiam-se com a temática da cidadania/formação cívica. Foi a partir das práticas profissionais que surgiu a problemática do estudo realizado que teve como principal objetivo analisar e caracterizar as perceções de encarregados de educação da educação pré-escolar, encarregados de educação do 1º CEB, de educadores e de professores do 1º CEB acerca da relação escola-família. Uma vez que ambas as práticas profissionais decorreram na mesma instituição, optou-se por realizar um estudo de caso. Foram inquiridos 84 encarregados de educação através de um questionário, dois educadores e dois professores através de entrevistas. Definida a problemática segue-se uma fundamentação teórica com os conceitos considerados importantes para o estudo. É enunciado o objetivo principal e consequentes objetivos que partem do mesmo, a metodologia e os instrumentos de recolha de dados utilizados. Os resultados da investigação sugerem que tanto os encarregados de educação da educação pré-escolar como os encarregados de educação do 1º CEB atribuem grande valor à relação escola-família e participam ativamente na vida escolar, não sendo possível afirmar que uns dão mais valor do que os outros. Também educadores e professores partilham esta ideia considerando-se mesmo iniciadores e incentivadores da mesma. Encarregados de educação e educadores/professores mostram estabelecer uma boa relação entre eles e agem de forma a tentar melhorá-la diariamente com um objetivo comum, o desenvolvimento da criança.
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