Utilização de sistemas multimédia com recurso à metodologia baseada na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fátima Marisa Pinto da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10879
Resumo: O presente relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O projeto de intervenção foi implementado no ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, em Vila Real, em duas turmas de 12.º ano, na disciplina de Aplicações Informáticas B, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. A intervenção teve por base os objetivos descritos no programa da disciplina na Unidade 4, Utilização de Sistemas Multimédia, em particular as subunidades de imagem, som e vídeo. Com vista a aquisição de conhecimentos elementares sobre sistemas e conceção de produtos multimédia utilizaram-se software específicos de edição e composição de multimédia, designadamente: CorelDraw para geração de imagens em particular com a produção de desenhos vetoriais, Audacity para aquisição e reprodução de som e Movie Maker para edição e reprodução de vídeo. As atividades desenvolvidas, de caráter maioritariamente práticas, visaram principalmente a criação de produtos multimédia fazendo uso das potencialidades e características de equipamentos e ferramentas multimédia, de forma a avaliar a eficácia e funcionalidade dos mesmos. Em termos de metodologias de ensino e aprendizagem, para além do método expositivo e de desenvolvimento de projeto, deu-se destaque a aprendizagem baseada na resolução de problemas, já que a resolução de problemas é uma das competências visadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e considerada uma das capacidades essenciais para o seculo XXI. Estando estes alunos quase no final do seu percurso de doze anos de estudos e cada vez mais próximos do mundo laboral tornou-se indispensável dotá-los da capacidade de encontrar respostas para novas situações, desafios e problemas do mundo real.
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