Utilização de sistemas multimédia com recurso à metodologia baseada na resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10879 |
Resumo: | O presente relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O projeto de intervenção foi implementado no ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, em Vila Real, em duas turmas de 12.º ano, na disciplina de Aplicações Informáticas B, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. A intervenção teve por base os objetivos descritos no programa da disciplina na Unidade 4, Utilização de Sistemas Multimédia, em particular as subunidades de imagem, som e vídeo. Com vista a aquisição de conhecimentos elementares sobre sistemas e conceção de produtos multimédia utilizaram-se software específicos de edição e composição de multimédia, designadamente: CorelDraw para geração de imagens em particular com a produção de desenhos vetoriais, Audacity para aquisição e reprodução de som e Movie Maker para edição e reprodução de vídeo. As atividades desenvolvidas, de caráter maioritariamente práticas, visaram principalmente a criação de produtos multimédia fazendo uso das potencialidades e características de equipamentos e ferramentas multimédia, de forma a avaliar a eficácia e funcionalidade dos mesmos. Em termos de metodologias de ensino e aprendizagem, para além do método expositivo e de desenvolvimento de projeto, deu-se destaque a aprendizagem baseada na resolução de problemas, já que a resolução de problemas é uma das competências visadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e considerada uma das capacidades essenciais para o seculo XXI. Estando estes alunos quase no final do seu percurso de doze anos de estudos e cada vez mais próximos do mundo laboral tornou-se indispensável dotá-los da capacidade de encontrar respostas para novas situações, desafios e problemas do mundo real. |
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Utilização de sistemas multimédia com recurso à metodologia baseada na resolução de problemasPrática de Ensino SupervisionadaSistemas MultimédiaO presente relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O projeto de intervenção foi implementado no ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, em Vila Real, em duas turmas de 12.º ano, na disciplina de Aplicações Informáticas B, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. A intervenção teve por base os objetivos descritos no programa da disciplina na Unidade 4, Utilização de Sistemas Multimédia, em particular as subunidades de imagem, som e vídeo. Com vista a aquisição de conhecimentos elementares sobre sistemas e conceção de produtos multimédia utilizaram-se software específicos de edição e composição de multimédia, designadamente: CorelDraw para geração de imagens em particular com a produção de desenhos vetoriais, Audacity para aquisição e reprodução de som e Movie Maker para edição e reprodução de vídeo. As atividades desenvolvidas, de caráter maioritariamente práticas, visaram principalmente a criação de produtos multimédia fazendo uso das potencialidades e características de equipamentos e ferramentas multimédia, de forma a avaliar a eficácia e funcionalidade dos mesmos. Em termos de metodologias de ensino e aprendizagem, para além do método expositivo e de desenvolvimento de projeto, deu-se destaque a aprendizagem baseada na resolução de problemas, já que a resolução de problemas é uma das competências visadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e considerada uma das capacidades essenciais para o seculo XXI. Estando estes alunos quase no final do seu percurso de doze anos de estudos e cada vez mais próximos do mundo laboral tornou-se indispensável dotá-los da capacidade de encontrar respostas para novas situações, desafios e problemas do mundo real.This report describes the implementation of a Pedagogical Intervention as part of the curricular unit Supervised Teaching from Master’s in Teaching Informatics at University Trás-os-Montes and Alto Douro. The Intervention Project was developed during the period 2018-2019 at Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, Vila Real, in Informatics Applications B subject for 12º grade Scientific-Humanistic of Sciences and Technology courses. The Intervention main goals are described in the program of Unit 4 course, Usage of Multimedia Systems, particularly, image, sound and video subunits. The vision is for the Students to gain new and fundamental knowledge about systems and multimedia products design, particularly, CorelDraw to create images, particularly, vectorially images; Audacy to obtain and reproduce sound; and, Movie Maker to edit and reproduce videos. The activities, mostly hands-on had as its main purpose the creation of multimedia products: taking advantage of the potential within the multimedia software by looking at their characteristics and tools. Finally, they will be able to critically evaluate the efficiency and functionality of each. In the used teaching methodologies, beyond expository method and project-based learning, it was given a higher importance to problem-based learning. The purpose is to add to the Students profile, upon graduating, the ability to resolve similar challenges where this is one of the most important capabilities in the XXI century. As these Students approach their final months from their twelve years of studies it has become vital to give them the aptitude to find answers in new situations, challenges and problems they will encounter in the realworld.2021-12-16T11:51:47Z2021-02-04T00:00:00Z2021-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10879porCosta, Fátima Marisa Pinto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:20.519459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório descreve o projeto de intervenção pedagógica, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O projeto de intervenção foi implementado no ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, em Vila Real, em duas turmas de 12.º ano, na disciplina de Aplicações Informáticas B, do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. A intervenção teve por base os objetivos descritos no programa da disciplina na Unidade 4, Utilização de Sistemas Multimédia, em particular as subunidades de imagem, som e vídeo. Com vista a aquisição de conhecimentos elementares sobre sistemas e conceção de produtos multimédia utilizaram-se software específicos de edição e composição de multimédia, designadamente: CorelDraw para geração de imagens em particular com a produção de desenhos vetoriais, Audacity para aquisição e reprodução de som e Movie Maker para edição e reprodução de vídeo. As atividades desenvolvidas, de caráter maioritariamente práticas, visaram principalmente a criação de produtos multimédia fazendo uso das potencialidades e características de equipamentos e ferramentas multimédia, de forma a avaliar a eficácia e funcionalidade dos mesmos. Em termos de metodologias de ensino e aprendizagem, para além do método expositivo e de desenvolvimento de projeto, deu-se destaque a aprendizagem baseada na resolução de problemas, já que a resolução de problemas é uma das competências visadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e considerada uma das capacidades essenciais para o seculo XXI. Estando estes alunos quase no final do seu percurso de doze anos de estudos e cada vez mais próximos do mundo laboral tornou-se indispensável dotá-los da capacidade de encontrar respostas para novas situações, desafios e problemas do mundo real. |
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