Fugir para a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isabel Marisa de Jesus Costa Serra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3769
Resumo: O presente relatório refere-se ao Estágio Curricular no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto, realizado na Escola Profissional de Aveiro (EPA) entre o dia 26 de Outubro de 2012 e o dia 7 de Setembro 2013, totalizando 929 horas. Este estágio permite por um lado, o aprofundamento da formação técnica e científica, e por outro, o primeiro contacto com o mundo do trabalho numa perspetiva de desenvolvimento de competências e formação continua, favorecendo o desenvolvimento do sentido de responsabilidade e da formação pessoal e profissional. O estágio curricular. Foi realizado no Serviço de Apoio Psicologia e Orientação — SAPO — na Escola Profissional de Aveiro, sob a orientação do Dr. Mário Oliveira. Este serviço tem a responsabilidade de satisfazer necessidades apresentadas pelos alunos no âmbito do insucesso escolar e necessidades educativas especiais, assim como problemas comportamentais. Neste sentido, faculta apoio psicológico, avaliação psicológica, apoio psicopedagógico, orientação vocacional, intervenção junto de jovens organizados em grupo acompanhamento aos encarregados de educação e organização de programas de prevenção de comportamentos de risco e de promoção de competências pessoais, sociais e profissionais. Ao longo destes meses de estágio, procurou-se explorar as diferentes áreas de atuação do psicólogo de forma a enriquecer quer a formação profissional quer potenciar as competências pessoais importantes para o exercício desta profissão. Houve oportunidade de poder trabalhar em diversas atividades, dentro de diferentes áreas da psicologia, o que foi muito gratificante, no sentido de enriquecimento não só ao nível profissional, com o aprofundamento de conhecimentos e experiência, como também no crescimento pessoal. Neste trabalho incidimos sobre o papel do psicólogo enquanto facilitador no domínio da comunicação interpessoal e intervenção pelo que o relatório encontra-se dividido em 5 capítulos para facilitar a sua consulta e compreensão. No capitulo 1 apresenta-se o enquadramento institucional especificando-se a área geográfica onde se situa a instituição bem como uma caracterização da entidade acolhedora, ou seja, a Escola Profissional de Aveiro assim como o serviço (SAPO) onde foi realizado o estágio curricular. O capítulo 2 é dedicado ao papel do psicólogo no contexto escolar e à descrição das diversas atividades desenvolvidas no campo da intervenção quer individual quer grupal. No capítulo 3, apresenta-se a intervenção que foi dirigida para o caso atribuído no domínio do estágio, um trabalho que contou com a cooperação de um jovem, com o acompanhamento do psicólogo responsável por este caso, numa dinâmica coerente com as contingências das rotinas da EPA e CATEO. Por fim, apresenta-se no capítulo 4, uma reflexão sobre os desafios registados do trabalho realizado no decorrer do estágio. Por conseguinte, o relatório representa o produto final de uma caminhada que engloba todo o trabalho teórico e prático desenvolvido ao longo do estágio aliado a experiências profissionais e pessoais.
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