O ensino dos temas programáticos liberalismo português e Estado Novo e o papel da história na formação da consciência cívica do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33405 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
id |
RCAP_419a4ec23d534829d5b36a028bbcef64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33405 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino dos temas programáticos liberalismo português e Estado Novo e o papel da história na formação da consciência cívica do alunoPortugal - HistóriaLiberalismoEstado NovoHistória - Estudo e ensinoFormação cívicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta-se como uma proposta didática, no 11º. ano, da unidade didática 4 – A Implantação do Liberalismo em Portugal, e no 12º. ano, a unidade didática 2.5 – Portugal: O Estado Novo, a alunos da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa. O nosso Relatório tem também por base a reflexão do papel da História na formação da consciência cívica dos alunos e alunas que hoje temos, tendo em consideração o estatuto da disciplina no plano curricular, do ensino secundário, desde 2002, assim como uma visão das turmas que lecionámos: as suas caraterísticas, interesses e necessidades/dificuldades. Ao longo do percurso de cada aluno é pretendido que alcancem determinadas finalidades, objetivos e competências que os preparem para a vida adulta e se tornem cidadãos conscientes e críticos do mundo atual. É neste sentido que se pretende que os jovens tenham a capacidade de perceber e refletir acerca da realidade de hoje, a sociedade em que vivemos e, para tal, é fundamental que tenham noção da contextualização dos acontecimentos, do espaço e do tempo para assim interpretarem momentos anteriores como a ação liberal e o regime salazarista, por exemplo. Queremos que os alunos construam o próprio conhecimento histórico com a problematização das situações estudadas, das relações passado e presente, através de um trabalho autónomo, mas igualmente cooperativo no meio escolar e social. Para tal, o/a aluno/a deve ter acesso a métodos do historiador para saber analisar e refletir a diversidade de documentos, percebendo e utilizando de forma correta o vocabulário específico da disciplina. Deve desenvolver estratégias de estudo e a resolução de problemas com um trabalho organizado e intelectual assim como compreender a História como uma ciência social, nas suas várias áreas de estudo – política, económica, social, cultural –, com relações de acontecimentos nacionais, europeus e mundiais.The Supervised Teaching Practice Report is presented as a didactic proposal, in the 11th year, with Module 5 – The Implantation of Liberalism in Portugal, and in the 12th year, with Module 2.5 – Portugal: New Stade, with students at the high school Maria Amália Vaz de Carvalho, in Lisbon. Our Report is also based on the reflection of the role of History in the development of civic consciousness of the students’ education, since 2002, as well as a view of the classes that we have taught: their characteristics, interests and needs/difficulties. Throughout the course of each student we have planned the achievement of specific purposes, objectives and skills that prepare them for adulthood so they can become aware and critical citizens of our world today. Taking this into account, it is intended that young people have the capacity to perceive and reflect the reality of today, the society in which we live and for that it’s fundamental that they have the notion of the contextualization of events, space and time to interpret moments like the liberal revolution and Salazar’s period, amongst other examples. We want students to be able to build their own historic knowledge articulated with the problematization of the situations studied and also defining relations between past-present through an autonomous but equally cooperative work in school, as well as in a social environment. In order to achieve this, the student must have access to the historian’s methods to know how to analyze and reflect about the diversity of documents, perceiving and using correctly the specific vocabulary of this course. In addition, the student must develop strategies for studying and solving problems with an organized and intellectual work, as well as an understanding of History as a social science in its various fields of study – political, economic, social and cultural – with national, European and world relations events.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaNobre, Sílvia Ferreira, 1992-2018-05-16T10:35:42Z20172017-09-182017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33405TID:201916460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:22:50ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino dos temas programáticos liberalismo português e Estado Novo e o papel da história na formação da consciência cívica do aluno |
title |
O ensino dos temas programáticos liberalismo português e Estado Novo e o papel da história na formação da consciência cívica do aluno |
spellingShingle |
O ensino dos temas programáticos liberalismo português e Estado Novo e o papel da história na formação da consciência cívica do aluno Nobre, Sílvia Ferreira, 1992- Portugal - História Liberalismo Estado Novo História - Estudo e ensino Formação cívica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino dos temas programáticos liberalismo português e Estado Novo e o papel da história na formação da consciência cívica do aluno |
title_full |
O ensino dos temas programáticos liberalismo português e Estado Novo e o papel da história na formação da consciência cívica do aluno |
title_fullStr |
O ensino dos temas programáticos liberalismo português e Estado Novo e o papel da história na formação da consciência cívica do aluno |
title_full_unstemmed |
O ensino dos temas programáticos liberalismo português e Estado Novo e o papel da história na formação da consciência cívica do aluno |
title_sort |
O ensino dos temas programáticos liberalismo português e Estado Novo e o papel da história na formação da consciência cívica do aluno |
author |
Nobre, Sílvia Ferreira, 1992- |
author_facet |
Nobre, Sílvia Ferreira, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Sílvia Ferreira, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portugal - História Liberalismo Estado Novo História - Estudo e ensino Formação cívica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Portugal - História Liberalismo Estado Novo História - Estudo e ensino Formação cívica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-09-18 2017-01-01T00:00:00Z 2018-05-16T10:35:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33405 TID:201916460 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33405 |
identifier_str_mv |
TID:201916460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303347096715264 |