Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Sandra
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carneiro, Noémia, Souto, A. Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/15664
Resumo: A funcionalização dos materiais têxteis pretende melhorar as propriedades existentes e criar novas potencialidades para novos campos de aplicação dos produtos. Uma nova classe de acabamentos funcionais duráveis pode ser obtida tendo como base os nanocompósitos poliméricos. Podem obter-se e maximizar-se funcionalidades como fácil limpeza, protecção UV, antibacteriana, resistência à chama, condução eléctrica, etc. Os nanocompósitos poliméricos mais usados em materiais têxteis devem o seu comportamento à junção de uma matriz polimérica orgânica com nanopartículas inorgânicas, o que vai permitir, em muitos casos, a obtenção de mais do que uma funcionalidade. Conseguem-se performances muito interessantes, como é comprovado pela aplicação de diferentes nanopartículas (TiO2, SiO2, ZnO e Al2O3) como bloqueadores UV em matriz de polimetilmetacrilato (PMMA). Resultados revelaram que a amostra com nanocompósito TiO2-PMMA aplicado sobre poliamida revela uma mais eficiente protecção aos raios UV, sendo a eficiência mais alta para concentrações mais altas de nanopartíiculas de ZnO em PMMA quando o material é pré-tratado com uma descarga plasmática de dupla barreira. Foi possível também constatar que o pré-tratamento com plasma evita agregação das nanopartículas na matriz para concentrações mais altas de nanopartículas no nanocompósito. A resistência dos acabamentos à lavagem pode ainda ser melhorada com a formação de ligações covalentes entre os nanocompósitos e os substratos têxteis através da matriz polimérica, Esta consegue estabilizar as nanopartículas, impedindo a sua agregação e servindo como um escudo de protecção para a sua libertação para o meio ambiente.
id RCAP_4258e58c2fe0983de5a76a317bc5d2d1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricosAcabamento multifuncionalNanocompósito poliméricoNanoparticulaTexteisA funcionalização dos materiais têxteis pretende melhorar as propriedades existentes e criar novas potencialidades para novos campos de aplicação dos produtos. Uma nova classe de acabamentos funcionais duráveis pode ser obtida tendo como base os nanocompósitos poliméricos. Podem obter-se e maximizar-se funcionalidades como fácil limpeza, protecção UV, antibacteriana, resistência à chama, condução eléctrica, etc. Os nanocompósitos poliméricos mais usados em materiais têxteis devem o seu comportamento à junção de uma matriz polimérica orgânica com nanopartículas inorgânicas, o que vai permitir, em muitos casos, a obtenção de mais do que uma funcionalidade. Conseguem-se performances muito interessantes, como é comprovado pela aplicação de diferentes nanopartículas (TiO2, SiO2, ZnO e Al2O3) como bloqueadores UV em matriz de polimetilmetacrilato (PMMA). Resultados revelaram que a amostra com nanocompósito TiO2-PMMA aplicado sobre poliamida revela uma mais eficiente protecção aos raios UV, sendo a eficiência mais alta para concentrações mais altas de nanopartíiculas de ZnO em PMMA quando o material é pré-tratado com uma descarga plasmática de dupla barreira. Foi possível também constatar que o pré-tratamento com plasma evita agregação das nanopartículas na matriz para concentrações mais altas de nanopartículas no nanocompósito. A resistência dos acabamentos à lavagem pode ainda ser melhorada com a formação de ligações covalentes entre os nanocompósitos e os substratos têxteis através da matriz polimérica, Esta consegue estabilizar as nanopartículas, impedindo a sua agregação e servindo como um escudo de protecção para a sua libertação para o meio ambiente.Associação Portuguesa dos Engenheiros e Técnicos Têxteis (APETT)Universidade do MinhoVentura, SandraCarneiro, NoémiaSouto, A. Pedro2011-082011-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/15664por0870-9882info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricos
title Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricos
spellingShingle Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricos
Ventura, Sandra
Acabamento multifuncional
Nanocompósito polimérico
Nanoparticula
Texteis
title_short Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricos
title_full Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricos
title_fullStr Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricos
title_full_unstemmed Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricos
title_sort Acabamento de têxteis multifuncionais com nanocompósitos poliméricos
author Ventura, Sandra
author_facet Ventura, Sandra
Carneiro, Noémia
Souto, A. Pedro
author_role author
author2 Carneiro, Noémia
Souto, A. Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Sandra
Carneiro, Noémia
Souto, A. Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Acabamento multifuncional
Nanocompósito polimérico
Nanoparticula
Texteis
topic Acabamento multifuncional
Nanocompósito polimérico
Nanoparticula
Texteis
description A funcionalização dos materiais têxteis pretende melhorar as propriedades existentes e criar novas potencialidades para novos campos de aplicação dos produtos. Uma nova classe de acabamentos funcionais duráveis pode ser obtida tendo como base os nanocompósitos poliméricos. Podem obter-se e maximizar-se funcionalidades como fácil limpeza, protecção UV, antibacteriana, resistência à chama, condução eléctrica, etc. Os nanocompósitos poliméricos mais usados em materiais têxteis devem o seu comportamento à junção de uma matriz polimérica orgânica com nanopartículas inorgânicas, o que vai permitir, em muitos casos, a obtenção de mais do que uma funcionalidade. Conseguem-se performances muito interessantes, como é comprovado pela aplicação de diferentes nanopartículas (TiO2, SiO2, ZnO e Al2O3) como bloqueadores UV em matriz de polimetilmetacrilato (PMMA). Resultados revelaram que a amostra com nanocompósito TiO2-PMMA aplicado sobre poliamida revela uma mais eficiente protecção aos raios UV, sendo a eficiência mais alta para concentrações mais altas de nanopartíiculas de ZnO em PMMA quando o material é pré-tratado com uma descarga plasmática de dupla barreira. Foi possível também constatar que o pré-tratamento com plasma evita agregação das nanopartículas na matriz para concentrações mais altas de nanopartículas no nanocompósito. A resistência dos acabamentos à lavagem pode ainda ser melhorada com a formação de ligações covalentes entre os nanocompósitos e os substratos têxteis através da matriz polimérica, Esta consegue estabilizar as nanopartículas, impedindo a sua agregação e servindo como um escudo de protecção para a sua libertação para o meio ambiente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08
2011-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/15664
url http://hdl.handle.net/1822/15664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-9882
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa dos Engenheiros e Técnicos Têxteis (APETT)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa dos Engenheiros e Técnicos Têxteis (APETT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303843718037504