O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52623 |
Resumo: | O presente artigo resulta da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada e centra-se em duas intervenções numa turma de 6.º ano de escolaridade. Com efeito, objetivou-se desenvolver o sentido de divisão nos alunos da mesma e, tendo por base uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, procurou-se responder à questão de investigação: Onde se situam as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida?. Os resultados obtidos indiciaram que os alunos sentem efetivamente dificuldades na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida, sobretudo na realização de divisões por métodos formais e na verificação dos dados e resultados. |
id |
RCAP_435f19aaaad82a205cdad8f1690d6eb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52623 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridadeSentido de divisãoDivisão como partilhaDivisão como medida6.º ano de escolaridadeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo resulta da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada e centra-se em duas intervenções numa turma de 6.º ano de escolaridade. Com efeito, objetivou-se desenvolver o sentido de divisão nos alunos da mesma e, tendo por base uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, procurou-se responder à questão de investigação: Onde se situam as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida?. Os resultados obtidos indiciaram que os alunos sentem efetivamente dificuldades na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida, sobretudo na realização de divisões por métodos formais e na verificação dos dados e resultados.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoPereira, Cristiana BarbosaGomes, Alexandra2015-12-222015-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52623porhttp://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1147info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:19.342084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade |
title |
O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade Pereira, Cristiana Barbosa Sentido de divisão Divisão como partilha Divisão como medida 6.º ano de escolaridade Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade |
title_full |
O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade |
title_sort |
O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade |
author |
Pereira, Cristiana Barbosa |
author_facet |
Pereira, Cristiana Barbosa Gomes, Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Alexandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cristiana Barbosa Gomes, Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentido de divisão Divisão como partilha Divisão como medida 6.º ano de escolaridade Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Sentido de divisão Divisão como partilha Divisão como medida 6.º ano de escolaridade Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente artigo resulta da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada e centra-se em duas intervenções numa turma de 6.º ano de escolaridade. Com efeito, objetivou-se desenvolver o sentido de divisão nos alunos da mesma e, tendo por base uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, procurou-se responder à questão de investigação: Onde se situam as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida?. Os resultados obtidos indiciaram que os alunos sentem efetivamente dificuldades na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida, sobretudo na realização de divisões por métodos formais e na verificação dos dados e resultados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 2015-12-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/52623 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/52623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132205658669056 |