O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristiana Barbosa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52623
Resumo: O presente artigo resulta da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada e centra-se em duas intervenções numa turma de 6.º ano de escolaridade. Com efeito, objetivou-se desenvolver o sentido de divisão nos alunos da mesma e, tendo por base uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, procurou-se responder à questão de investigação: Onde se situam as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida?. Os resultados obtidos indiciaram que os alunos sentem efetivamente dificuldades na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida, sobretudo na realização de divisões por métodos formais e na verificação dos dados e resultados.
id RCAP_435f19aaaad82a205cdad8f1690d6eb4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52623
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridadeSentido de divisãoDivisão como partilhaDivisão como medida6.º ano de escolaridadeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo resulta da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada e centra-se em duas intervenções numa turma de 6.º ano de escolaridade. Com efeito, objetivou-se desenvolver o sentido de divisão nos alunos da mesma e, tendo por base uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, procurou-se responder à questão de investigação: Onde se situam as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida?. Os resultados obtidos indiciaram que os alunos sentem efetivamente dificuldades na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida, sobretudo na realização de divisões por métodos formais e na verificação dos dados e resultados.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoPereira, Cristiana BarbosaGomes, Alexandra2015-12-222015-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52623porhttp://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1147info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:19.342084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
title O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
spellingShingle O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
Pereira, Cristiana Barbosa
Sentido de divisão
Divisão como partilha
Divisão como medida
6.º ano de escolaridade
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
title_full O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
title_fullStr O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
title_sort O sentido de divisão: uma experiência com alunos do 6.º ano de escolaridade
author Pereira, Cristiana Barbosa
author_facet Pereira, Cristiana Barbosa
Gomes, Alexandra
author_role author
author2 Gomes, Alexandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cristiana Barbosa
Gomes, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Sentido de divisão
Divisão como partilha
Divisão como medida
6.º ano de escolaridade
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Sentido de divisão
Divisão como partilha
Divisão como medida
6.º ano de escolaridade
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente artigo resulta da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada e centra-se em duas intervenções numa turma de 6.º ano de escolaridade. Com efeito, objetivou-se desenvolver o sentido de divisão nos alunos da mesma e, tendo por base uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, procurou-se responder à questão de investigação: Onde se situam as dificuldades sentidas pelos alunos na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida?. Os resultados obtidos indiciaram que os alunos sentem efetivamente dificuldades na resolução de problemas que envolvem a divisão em contextos de partilha e de medida, sobretudo na realização de divisões por métodos formais e na verificação dos dados e resultados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
2015-12-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52623
url http://hdl.handle.net/1822/52623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://jpm.ludus-opuscula.org/Home/ArticleDetails/1147
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132205658669056