O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, André Filipe Batista
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34788
Resumo: A distinção de uma marca é percecionada como um desafio no mundo empresarial atual, tendo influência na perceção de Qualidade e Satisfação para com a empresa. O objetivo deste projeto organizacional é analisar a eficácia da técnica de Marketing do Brand Storytelling aplicada a uma empresa de calçado artesanal secular, através de inquéritos dirigidos a especialistas para que consigam relativizar estatisticamente o tipo de impacto que um projeto deste tipo teria nas suas escolhas de compras. As estórias fazem parte das vivências e interesses das pessoas, que foram adaptadas posteriormente ao Marketing. O conteúdo de estórias que os gestores de Marketing utilizam variam consoante o produto e a marca, mas a literatura refere inúmeras vezes estórias baseadas por ser bastante atrativo. Esta nostalgia é aliada a uma ressurgência do género. Uma ligação feita à marca devido às paisagens que caracterizam a sua localização, tipo de produtos e persona/mascote. Foi criado um enredo de Western e personagens em que estão projetados valores nostálgicos do Artesanato Valentim, válido para outros tipos de exibição de estórias. Finalmente, validou-se o projeto desenvolvido através de entrevistas a especialistas. Tendo-se verificado a pertinência da mesma.
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