O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34788 |
Resumo: | A distinção de uma marca é percecionada como um desafio no mundo empresarial atual, tendo influência na perceção de Qualidade e Satisfação para com a empresa. O objetivo deste projeto organizacional é analisar a eficácia da técnica de Marketing do Brand Storytelling aplicada a uma empresa de calçado artesanal secular, através de inquéritos dirigidos a especialistas para que consigam relativizar estatisticamente o tipo de impacto que um projeto deste tipo teria nas suas escolhas de compras. As estórias fazem parte das vivências e interesses das pessoas, que foram adaptadas posteriormente ao Marketing. O conteúdo de estórias que os gestores de Marketing utilizam variam consoante o produto e a marca, mas a literatura refere inúmeras vezes estórias baseadas por ser bastante atrativo. Esta nostalgia é aliada a uma ressurgência do género. Uma ligação feita à marca devido às paisagens que caracterizam a sua localização, tipo de produtos e persona/mascote. Foi criado um enredo de Western e personagens em que estão projetados valores nostálgicos do Artesanato Valentim, válido para outros tipos de exibição de estórias. Finalmente, validou-se o projeto desenvolvido através de entrevistas a especialistas. Tendo-se verificado a pertinência da mesma. |
id |
RCAP_436b3cb46835deef9309487832ae505c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34788 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanalStorytellingBrand StorytellingCalçadoCalçado ArtesanalCalçado em PeleWesternNostalgiaFashionHandmade ShoesLeather BootsWesternNostalgiaA distinção de uma marca é percecionada como um desafio no mundo empresarial atual, tendo influência na perceção de Qualidade e Satisfação para com a empresa. O objetivo deste projeto organizacional é analisar a eficácia da técnica de Marketing do Brand Storytelling aplicada a uma empresa de calçado artesanal secular, através de inquéritos dirigidos a especialistas para que consigam relativizar estatisticamente o tipo de impacto que um projeto deste tipo teria nas suas escolhas de compras. As estórias fazem parte das vivências e interesses das pessoas, que foram adaptadas posteriormente ao Marketing. O conteúdo de estórias que os gestores de Marketing utilizam variam consoante o produto e a marca, mas a literatura refere inúmeras vezes estórias baseadas por ser bastante atrativo. Esta nostalgia é aliada a uma ressurgência do género. Uma ligação feita à marca devido às paisagens que caracterizam a sua localização, tipo de produtos e persona/mascote. Foi criado um enredo de Western e personagens em que estão projetados valores nostálgicos do Artesanato Valentim, válido para outros tipos de exibição de estórias. Finalmente, validou-se o projeto desenvolvido através de entrevistas a especialistas. Tendo-se verificado a pertinência da mesma.The distinction of a brand among the other is perceived like a challenge in today’s corporate world, that also influences the perception of the Quality and the Satisfaction of a company. The objective of this project is to analyze the efficiency of the Marketing technique known as Brand Storytelling, by applying it to a company that makes handmade shoes, through surveys directed at experts, to then study the statistics of the impact that this kind of project would have in shopping choices. Stories are a part of people’s experiences and interests, which were later adapted to Marketing. The substance of stories that marketeers use varies accordingly to product and brand, but literature points out numerous times that most stories are based on Nostalgia, because of the attractiveness. This Nostalgia is allied to a resurgence of the Western genre. And itself is a connection to the brand due to the landscapes of its location, kinds of products and persona/mascot. It was created a whole Western theme, plot and characters that mirror the nostalgic values of the brand Artesanato Valentim, valid for other kinds of story formats. Finally, the project was validated through interviews pointed at experts and the pertinence of this kind of technique and theme was still verified beyond the literature.Andrade, FernandaRepositório ComumNunes, André Filipe Batista2021-01-18T14:43:03Z2020-122020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34788TID:202603652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:35.885966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanal |
title |
O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanal |
spellingShingle |
O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanal Nunes, André Filipe Batista Storytelling Brand Storytelling Calçado Calçado Artesanal Calçado em Pele Western Nostalgia Fashion Handmade Shoes Leather Boots Western Nostalgia |
title_short |
O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanal |
title_full |
O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanal |
title_fullStr |
O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanal |
title_full_unstemmed |
O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanal |
title_sort |
O Brand Storytelling na comunicação de marca: caso prático no setor do calçado artesanal |
author |
Nunes, André Filipe Batista |
author_facet |
Nunes, André Filipe Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Fernanda Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, André Filipe Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Storytelling Brand Storytelling Calçado Calçado Artesanal Calçado em Pele Western Nostalgia Fashion Handmade Shoes Leather Boots Western Nostalgia |
topic |
Storytelling Brand Storytelling Calçado Calçado Artesanal Calçado em Pele Western Nostalgia Fashion Handmade Shoes Leather Boots Western Nostalgia |
description |
A distinção de uma marca é percecionada como um desafio no mundo empresarial atual, tendo influência na perceção de Qualidade e Satisfação para com a empresa. O objetivo deste projeto organizacional é analisar a eficácia da técnica de Marketing do Brand Storytelling aplicada a uma empresa de calçado artesanal secular, através de inquéritos dirigidos a especialistas para que consigam relativizar estatisticamente o tipo de impacto que um projeto deste tipo teria nas suas escolhas de compras. As estórias fazem parte das vivências e interesses das pessoas, que foram adaptadas posteriormente ao Marketing. O conteúdo de estórias que os gestores de Marketing utilizam variam consoante o produto e a marca, mas a literatura refere inúmeras vezes estórias baseadas por ser bastante atrativo. Esta nostalgia é aliada a uma ressurgência do género. Uma ligação feita à marca devido às paisagens que caracterizam a sua localização, tipo de produtos e persona/mascote. Foi criado um enredo de Western e personagens em que estão projetados valores nostálgicos do Artesanato Valentim, válido para outros tipos de exibição de estórias. Finalmente, validou-se o projeto desenvolvido através de entrevistas a especialistas. Tendo-se verificado a pertinência da mesma. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12 2020-12-01T00:00:00Z 2021-01-18T14:43:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/34788 TID:202603652 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/34788 |
identifier_str_mv |
TID:202603652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135384632819712 |