Fatores exógenos que influenciam a literacia financeira dos jovens de 15 anos : pais e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Carlos Décio Esteves da Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12533
Resumo: A literacia financeira configura-se como uma preocupação real e atual sendo que a mesma é apresentada em diversas comunicações e iniciativas promovidas pelo Banco de Portugal, Comissão de mercados e Valores Mobiliários, Associação Portuguesa de Bancos, Euro Banking Association, entre outras. Outras organizações internacionais trabalham estas temáticas como é o caso da OCDE e Jump$tart. Este trabalho analisa os fatores exógenos como o apoio emocional dos pais, a educação financeira na escola e a perceção da qualidade da escola por parte dos pais e se os mesmos têm uma relação com a literacia financeira de jovens de 15 anos portugueses. O estudo recorre à base de dados PISA 2018 da OCDE, com uma amostra de mais de 3000 alunos e pais. Utiliza metodologia quantitativa para validar as hipóteses de relação independente e conjunta dos constructos “apoio emocional dos pais”, “educação financeira na escola” e “perceção da qualidade da escola” com o constructo “literacia financeira”. De forma a caracterizar esta amostra, primeiramente definiu-se o traço latente de cada respondente para os constructos em estudo através do modelo de Generalised Partial Credit Model (GPCM), de seguida é realizado um teste de correlação de Spearman e de Kendal para verificar as relações entre as variáveis definidas nas hipóteses. Por fim realiza-se um estudo de relação conjunta através duma floresta aleatória, um algoritmo de inteligência artificial. Encontraram-se relações significativas para as relações entre os constructos “apoio emocional dos pais”, “educação financeira na escola” com “literacia financeira”, rejeitando-se a hipótese de haver uma relação entre a “perceção da qualidade da escola” com o constructo “literacia financeira”. Concluiu-se também que os fatores exógenos estudados, em conjunto, podem explicar cerca de 35% da variação dos resultados em literacia financeira.
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