Atendimento a jovens : perceções de profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Anabela Maria de Oliveira Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1638
Resumo: Todas as etapas do ciclo de vida detêm especificidades de adaptação. Porém, a fase da adolescência é, por excelência, época de mudança. Assim sendo, a abordagem ao jovem deve ser específica e personalizada e o atendimento a estes dirigido visa informar, orientar e construir com este possíveis caminhos, procurando responder às suas necessidades, expetativas e contribuir para o seu desenvolvimento positivo e adaptativo. Com este estudo pretendemos explorar as perceções de profissionais de saúde sobre o atendimento a jovens. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista, orientada por um guião focalizado. Através desta foi possível aceder à forma como os entrevistados pensam e sentem e, posteriormente, através da análise de conteúdo foi possível uma uniformização dos dados. A Grounded Theory, numa lógica indutiva, permitiu a passagem de um estado holístico, que se foi estreitando com o aparecimento de novos dados, para um estado mais particularizado e rico de conhecimentos. Os sete sujeitos do estudo foram selecionados em função dos conhecimentos e das experiências de relevo no atendimento a jovens. Os dados obtidos evidenciaram o conceito de atendimento a jovens e as suas caraterísticas mais específicas. A empatia, a escuta ativa e a atenção dirigida à saúde dos jovens foram considerados fatores relevantes para o desempenho do papel dos profissionais de saúde que atendem jovens. Foram identificadas duas instâncias de atendimento neste âmbito, os Centros de Saúde (CS) e os Gabinetes de Atendimento a Jovens (GAJs), que são distintas no tocante aos procedimentos adotados. Os GAJs foram considerados mais personificados, garantindo um maior anonimato, privacidade, desburocratização e facilidade no acesso. Em contrapartida, os CS foram encarados como burocráticos, repletos de barreiras e não adaptados às necessidades específicas da camada jovem, podendo estes elementos justificar, em parte, a reduzida adesão dos jovens. Contudo, importa salientar que a complementaridade entre serviços de atendimento a jovens foi considerada uma mais-valia. Além disso, e apesar da família evidenciar dificuldades enquanto agente educativo primordial neste âmbito e o grupo de pares/amigos poder ou não transmitir informação válida, a educação sexual escolar obrigatória e o acesso fácil à informação (e.g. internet) surgem conducentes a um aumento do nível de conhecimento dos jovens relativamente à temática da sexualidade. Todavia, estarem mais informados não significa que adotem comportamentos responsáveis, vislumbrando-se uma ausência de correlação entre informação-atitude-comportamento.
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Através desta foi possível aceder à forma como os entrevistados pensam e sentem e, posteriormente, através da análise de conteúdo foi possível uma uniformização dos dados. A Grounded Theory, numa lógica indutiva, permitiu a passagem de um estado holístico, que se foi estreitando com o aparecimento de novos dados, para um estado mais particularizado e rico de conhecimentos. Os sete sujeitos do estudo foram selecionados em função dos conhecimentos e das experiências de relevo no atendimento a jovens. Os dados obtidos evidenciaram o conceito de atendimento a jovens e as suas caraterísticas mais específicas. A empatia, a escuta ativa e a atenção dirigida à saúde dos jovens foram considerados fatores relevantes para o desempenho do papel dos profissionais de saúde que atendem jovens. Foram identificadas duas instâncias de atendimento neste âmbito, os Centros de Saúde (CS) e os Gabinetes de Atendimento a Jovens (GAJs), que são distintas no tocante aos procedimentos adotados. Os GAJs foram considerados mais personificados, garantindo um maior anonimato, privacidade, desburocratização e facilidade no acesso. Em contrapartida, os CS foram encarados como burocráticos, repletos de barreiras e não adaptados às necessidades específicas da camada jovem, podendo estes elementos justificar, em parte, a reduzida adesão dos jovens. Contudo, importa salientar que a complementaridade entre serviços de atendimento a jovens foi considerada uma mais-valia. Além disso, e apesar da família evidenciar dificuldades enquanto agente educativo primordial neste âmbito e o grupo de pares/amigos poder ou não transmitir informação válida, a educação sexual escolar obrigatória e o acesso fácil à informação (e.g. internet) surgem conducentes a um aumento do nível de conhecimento dos jovens relativamente à temática da sexualidade. Todavia, estarem mais informados não significa que adotem comportamentos responsáveis, vislumbrando-se uma ausência de correlação entre informação-atitude-comportamento.All the stages of the cycle of life have adaptation specificities. However, adolescence is, par excellence, a time of change. Therefore, the approach with the adolescent should be specific and personalized, because in the young people attainment is important to inform, guide and build with this possible paths, trying to meet their needs, expectations and contribute to their positive and adaptive development. With this study we intend to explore the perceptions of health professionals on the attainment of young people. For this, we used a qualitative approach with an descriptive and exploratory nature. Data was collected using focused script interviews. This way, it was possible to access how the respondents think and feel, subsequently, through content analysis, it was possible to standardize the data. The Grounded Theory in an inductive logic, allowed the passage of a holistic state, which has been narrowed with the appearance of new data, to a more particularized and knowledge rich state. The seven study subjects were selected according to their knowledge and experiences relevant for young people attendance. The obtained data demonstrated the concept of attendance to young people and their more specific characteristics. The empathy, active listening and attention directed to the health of young people were considered relevant factors in performance of the role of health professionals who serve youth. Have been identified two instances of youth people attainment, Health Centers and the Youth Service Offices, with distinct adopted procedures of attainment. The Youth Service Offices were considered more personified, ensuring greater anonymity, privacy, debureaucratisation and the ease of access to services. In contrast, the Health Centers are seen as bureaucratic, full of barriers and not tailored to the specific needs of the youth, these elements may in part explain, the reduced adhesion of young people. Yet, it should be noted that complementarity between young people attainment services was considered an added value. On the other hand, the participants of our study emphasize that despite family continue to dismiss the role of primary educator in this field and their group of friends may or not be able to transmit valuable information, the mandatory school sex education and the easy access to information, particularly through the internet, led to an increased level of knowledge of young people regarding sexuality. Nevertheless, the fact that they are better informed does not mean they adopt responsible behaviors, glimpsing an absence of correlation between information-attitude-behavior.2016-09-27T10:37:28Z2013-11-08T00:00:00Z2013-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1638TID:201508800porAndrade, Anabela Maria de Oliveira Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:51Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:13.832583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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