Criança, fantasia, cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/970 |
Resumo: | Cada área disciplinar, cada tempo e cada contexto produzem sentidos para crianças, pelos quais elas aprendem a definir-se e a identificar-se. Contemporaneamente, pode falar-se de uma indústria de cultura global, ou globalizada, dirigida à criança, na qual se incluem livros, música, vídeo, jogos de computador e consolas. Propõe-se, neste âmbito, a análise da ficção de fantasia, materializada em algumas séries de sucesso sob a forma de livro juvenil, e o seu contributo para a construção de noções implícitas ou explícitas de cidadania, que podem ser exploradas como recurso educativo nos 2º e 3º ciclos. |
id |
RCAP_446de6edf3acb73f962a2c01cf291ad7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/970 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criança, fantasia, cidadaniaRepresentação da criançaEducação para a cidadaniaLiteratura infanto-juvenilFantasiaCada área disciplinar, cada tempo e cada contexto produzem sentidos para crianças, pelos quais elas aprendem a definir-se e a identificar-se. Contemporaneamente, pode falar-se de uma indústria de cultura global, ou globalizada, dirigida à criança, na qual se incluem livros, música, vídeo, jogos de computador e consolas. Propõe-se, neste âmbito, a análise da ficção de fantasia, materializada em algumas séries de sucesso sob a forma de livro juvenil, e o seu contributo para a construção de noções implícitas ou explícitas de cidadania, que podem ser exploradas como recurso educativo nos 2º e 3º ciclos.Escola Superior de Educação de Castelo BrancoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMorgado, Margarida2011-11-24T15:30:16Z2003-062003-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/970porMORGADO, Margarida (2003) - Criança, fantasia, cidadania. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano IX, nº 14, p. 57-16.0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:07ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criança, fantasia, cidadania |
title |
Criança, fantasia, cidadania |
spellingShingle |
Criança, fantasia, cidadania Morgado, Margarida Representação da criança Educação para a cidadania Literatura infanto-juvenil Fantasia |
title_short |
Criança, fantasia, cidadania |
title_full |
Criança, fantasia, cidadania |
title_fullStr |
Criança, fantasia, cidadania |
title_full_unstemmed |
Criança, fantasia, cidadania |
title_sort |
Criança, fantasia, cidadania |
author |
Morgado, Margarida |
author_facet |
Morgado, Margarida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação da criança Educação para a cidadania Literatura infanto-juvenil Fantasia |
topic |
Representação da criança Educação para a cidadania Literatura infanto-juvenil Fantasia |
description |
Cada área disciplinar, cada tempo e cada contexto produzem sentidos para crianças, pelos quais elas aprendem a definir-se e a identificar-se. Contemporaneamente, pode falar-se de uma indústria de cultura global, ou globalizada, dirigida à criança, na qual se incluem livros, música, vídeo, jogos de computador e consolas. Propõe-se, neste âmbito, a análise da ficção de fantasia, materializada em algumas séries de sucesso sob a forma de livro juvenil, e o seu contributo para a construção de noções implícitas ou explícitas de cidadania, que podem ser exploradas como recurso educativo nos 2º e 3º ciclos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06 2003-06-01T00:00:00Z 2011-11-24T15:30:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/970 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MORGADO, Margarida (2003) - Criança, fantasia, cidadania. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano IX, nº 14, p. 57-16. 0873-0504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Castelo Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301787713208320 |