Amplificadores ópticos híbridos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Miguel Melo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9178
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo o estudo, teste e implementação de um amplificador óptico híbrido num sistema de comunicações ópticas usando como meio de bombeamento apenas uma fonte óptica. Inicialmente foi feita uma breve análise dos principais factores responsáveis pela degradação do sinal em sistemas WDM, tais como, atenuação, dispersão e efeitos não-lineares. Posteriormente, foram realizados alguns estudos em amplificadores de fibra dopada com Érbio e em amplificadores Raman. Esse estudo incidiu na análise dos princípios físicos que regem estes dispositivos e determinação das expressões que determinam o modo de funcionamento destes, como por exemplo, de bombeamento, de ganho e de figura de ruído. Foram realizados também, estudos e simulações, relativamente ao comportamento destes com a variação de alguns parâmetros, como por exemplo, do comprimento da fibra óptica, potência de sinal e de bombeamento. Finalmente são apresentados e discutidos os esquemas criados de um amplificador óptico híbrido num sistema WDM. Para as simulações e a análise destes sistemas foram usados dois programas, o Optisystem 7© da Optiwave Software©, assim como, o software VPIphotonics©.
id RCAP_44c418774ede24ec056e0a3c5caa8674
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Amplificadores ópticos híbridosEngenharia físicaComunicações ópticasAmplificadores ópticosO presente trabalho tem como objectivo o estudo, teste e implementação de um amplificador óptico híbrido num sistema de comunicações ópticas usando como meio de bombeamento apenas uma fonte óptica. Inicialmente foi feita uma breve análise dos principais factores responsáveis pela degradação do sinal em sistemas WDM, tais como, atenuação, dispersão e efeitos não-lineares. Posteriormente, foram realizados alguns estudos em amplificadores de fibra dopada com Érbio e em amplificadores Raman. Esse estudo incidiu na análise dos princípios físicos que regem estes dispositivos e determinação das expressões que determinam o modo de funcionamento destes, como por exemplo, de bombeamento, de ganho e de figura de ruído. Foram realizados também, estudos e simulações, relativamente ao comportamento destes com a variação de alguns parâmetros, como por exemplo, do comprimento da fibra óptica, potência de sinal e de bombeamento. Finalmente são apresentados e discutidos os esquemas criados de um amplificador óptico híbrido num sistema WDM. Para as simulações e a análise destes sistemas foram usados dois programas, o Optisystem 7© da Optiwave Software©, assim como, o software VPIphotonics©.The present work aims to study, testing and implementation of a hybrid optical amplifier in a communications system using only one source of optical pumping. Initially, it was made a brief analysis of the main factors responsible for degradation of signal in WDM systems, such as, attenuation, dispersion and non-linear effects. Subsequently, it were performed some studies in erbium doped fiber amplifiers as well as Raman amplifiers. This study focused on analysis of the physical principles governing these devices and determination of the expressions that characterize the mode of operation of these, e.g., pumping, gain and noise figure. Were also carried out studies and simulations about the behavior of this devices when parameters like, length of optical fiber, signal and pumping power are changed. Finally are presented and discussed the schemes made of the hybrid optical amplifier in one WDM system. For the simulations and analysis of this schemes were used two programs, Optisystem 7© of Optiwave Software© and VPIphotonics©.Universidade de Aveiro2012-10-10T16:43:40Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9178porSantos, João Miguel Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:30:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Amplificadores ópticos híbridos
title Amplificadores ópticos híbridos
spellingShingle Amplificadores ópticos híbridos
Santos, João Miguel Melo
Engenharia física
Comunicações ópticas
Amplificadores ópticos
title_short Amplificadores ópticos híbridos
title_full Amplificadores ópticos híbridos
title_fullStr Amplificadores ópticos híbridos
title_full_unstemmed Amplificadores ópticos híbridos
title_sort Amplificadores ópticos híbridos
author Santos, João Miguel Melo
author_facet Santos, João Miguel Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Miguel Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia física
Comunicações ópticas
Amplificadores ópticos
topic Engenharia física
Comunicações ópticas
Amplificadores ópticos
description O presente trabalho tem como objectivo o estudo, teste e implementação de um amplificador óptico híbrido num sistema de comunicações ópticas usando como meio de bombeamento apenas uma fonte óptica. Inicialmente foi feita uma breve análise dos principais factores responsáveis pela degradação do sinal em sistemas WDM, tais como, atenuação, dispersão e efeitos não-lineares. Posteriormente, foram realizados alguns estudos em amplificadores de fibra dopada com Érbio e em amplificadores Raman. Esse estudo incidiu na análise dos princípios físicos que regem estes dispositivos e determinação das expressões que determinam o modo de funcionamento destes, como por exemplo, de bombeamento, de ganho e de figura de ruído. Foram realizados também, estudos e simulações, relativamente ao comportamento destes com a variação de alguns parâmetros, como por exemplo, do comprimento da fibra óptica, potência de sinal e de bombeamento. Finalmente são apresentados e discutidos os esquemas criados de um amplificador óptico híbrido num sistema WDM. Para as simulações e a análise destes sistemas foram usados dois programas, o Optisystem 7© da Optiwave Software©, assim como, o software VPIphotonics©.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-10-10T16:43:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9178
url http://hdl.handle.net/10773/9178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303489300398080