A relação entre os utilizadores e as marcas no Facebook : TMN e Vodafone em estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Rita Maria Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13407
Resumo: Através da presente investigação, pretendemos estudar a relação entre os utilizadores do Facebook em Portugal e as marcas presentes nesta plataforma. As principais questões exploradas são: a) o que motiva os utilizadores do Facebook a tornarem-se fãs de uma marca e a seguirem-na?; e b) quais são as suas expetativas e o que pensam sobre a utilização desta plataforma por parte das marcas?. Para responder às questões definidas, foram utilizados métodos mistos: inquérito por questionário e discussões de grupo. Estes métodos incluíram apenas os utilizadores de Facebook portugueses que seguem, no mínimo, uma marca nesta plataforma. Complementando uma abordagem exploratória mais genérica, estas questões foram aprofundadas relativamente a duas marcas nacionais - a TMN e a Vodafone – por serem as duas marcas de telecomunicações mais representativas no setor a nível nacional e por se encontrarem entre as cinco marcas com mais fãs no Facebook em Portugal. Neste sentido, propomo-nos a explicar as razões do desinteresse manifestado pelos utilizadores face às páginas destas marcas e a relação, não necessária, entre ser cliente e acompanhar, de fato, a(s) página(s) da rede no Facebook.
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