Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alessandro Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rocha, Roberto Barroso da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33944
Resumo: A proposta do artigo é discutir a questão do meio ambiente através de um diálogo entre religião e modernidade, sobretudo no aspecto da crise da modernidade que assola o meio ambiente, ameaçando os recursos naturais e a sobrevivência de todos os seres. A proposta é retomar a contribuição da religião como forma de mudança de paradigma no trato com a natureza, uma vez que na modernidade há um claro afastamento do sagrado em função da ciência enxergar a religião como atraso para humanidade. Serão apresentados dados populacionais e durabilidade dos recursos naturais existentes e as alternativas de recursos renováveis que poderão ser importantes numa eventual quebra de paradigma pela sociedade moderna. A pesquisa é de revisão bibliográfica baseada nos dados apresentados por Udías Vallina e outros autores que descrevem a perspectiva da ecologia e da religião. A relevância da pesquisa está na hipótese da religião ser um antídoto para a crise ecológica, sendo que a mesma chegou a ser considerada algo superado pela modernidade.
id RCAP_44e54e755a7cde3c00c37d9fe75696b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológicaEnvironment and religion: a soteriological approachMeio ambienteReligiãoÉticaEnvironmentReligionEthicsA proposta do artigo é discutir a questão do meio ambiente através de um diálogo entre religião e modernidade, sobretudo no aspecto da crise da modernidade que assola o meio ambiente, ameaçando os recursos naturais e a sobrevivência de todos os seres. A proposta é retomar a contribuição da religião como forma de mudança de paradigma no trato com a natureza, uma vez que na modernidade há um claro afastamento do sagrado em função da ciência enxergar a religião como atraso para humanidade. Serão apresentados dados populacionais e durabilidade dos recursos naturais existentes e as alternativas de recursos renováveis que poderão ser importantes numa eventual quebra de paradigma pela sociedade moderna. A pesquisa é de revisão bibliográfica baseada nos dados apresentados por Udías Vallina e outros autores que descrevem a perspectiva da ecologia e da religião. A relevância da pesquisa está na hipótese da religião ser um antídoto para a crise ecológica, sendo que a mesma chegou a ser considerada algo superado pela modernidade.The purpose of the article is to discuss the issue of the environment through a dialogue between religion and modernity, especially in the aspect of modernity crisis which causes harm to the environment, threatening natural resources and the survival of all living beings. It is to resume the contribution of religion as a way of changing paradigm in dealing with nature, as in modernity there is a clear departure from the sacred in function of science vision the religion as a backward step for humanity. Present population data and durability of natural resources and renewable resource alternatives that may be important in a potential paradigm shift in modern society. The research is a literature review based on data presented by Udías Vallina and other authors who describe the prospect of ecology and religion. The relevance of the research is the assumption of religion be an antidote to the ecological crisis, once it was considered something overcome by modernity.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Alessandro MartinsRocha, Roberto Barroso da2021-06-24T14:50:49Z2015-04-142015-04-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33944por2178-437Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:27ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológica
Environment and religion: a soteriological approach
title Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológica
spellingShingle Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológica
Gomes, Alessandro Martins
Meio ambiente
Religião
Ética
Environment
Religion
Ethics
title_short Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológica
title_full Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológica
title_fullStr Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológica
title_full_unstemmed Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológica
title_sort Meio ambiente e religião: uma aproximação soteriológica
author Gomes, Alessandro Martins
author_facet Gomes, Alessandro Martins
Rocha, Roberto Barroso da
author_role author
author2 Rocha, Roberto Barroso da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alessandro Martins
Rocha, Roberto Barroso da
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Religião
Ética
Environment
Religion
Ethics
topic Meio ambiente
Religião
Ética
Environment
Religion
Ethics
description A proposta do artigo é discutir a questão do meio ambiente através de um diálogo entre religião e modernidade, sobretudo no aspecto da crise da modernidade que assola o meio ambiente, ameaçando os recursos naturais e a sobrevivência de todos os seres. A proposta é retomar a contribuição da religião como forma de mudança de paradigma no trato com a natureza, uma vez que na modernidade há um claro afastamento do sagrado em função da ciência enxergar a religião como atraso para humanidade. Serão apresentados dados populacionais e durabilidade dos recursos naturais existentes e as alternativas de recursos renováveis que poderão ser importantes numa eventual quebra de paradigma pela sociedade moderna. A pesquisa é de revisão bibliográfica baseada nos dados apresentados por Udías Vallina e outros autores que descrevem a perspectiva da ecologia e da religião. A relevância da pesquisa está na hipótese da religião ser um antídoto para a crise ecológica, sendo que a mesma chegou a ser considerada algo superado pela modernidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-14
2015-04-14T00:00:00Z
2021-06-24T14:50:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33944
url http://hdl.handle.net/10400.14/33944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2178-437X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303202823143425