Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Madalena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55340
Resumo: [Excerto] Para o artista – o pintor, o escultor ou o escritor –, o ponto de vista é o ponto a partir do qual o objeto real é observado, examinado, contemplado e compreendido. É o ponto de distância a que a realidade se oferece ao olhar e ao sentir. De acordo com as definições correntes, o ponto de vista corresponde, assim, a um modo de ver ou julgar, por tudo o que ver implica de ajuizar, avaliar e conceber. Numa aceção puramente visual do conceito, Teresa Mendes Flores lembra que “o ponto de vista expressa a relação que se estabelece entre o objeto representado e a posição de onde ele é visto ou visualizado pelo seu produtor ou espectador” (Flores, s.d.). É o lugar, físico e/ou simbólico, de onde o artista constrói a noção de perspetiva, traça o enquadramento e apreende a composição de conjunto. É, enfim, no limite, a posição de onde se exerce uma espécie de Weltanschauung, uma visão do mundo orientada por valores culturais e por uma certa cartografia de conhecimentos prévios que determinam a cada momento o que os olhos levam à imagem do objeto.
id RCAP_451498aefc4e00878e19425cab6ff1ef
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.rádiometodologiasepistemologia sonorametainvestigaçãoradiomethodologiessound epistemologymetaresearchCiências Sociais::Ciências da Comunicação[Excerto] Para o artista – o pintor, o escultor ou o escritor –, o ponto de vista é o ponto a partir do qual o objeto real é observado, examinado, contemplado e compreendido. É o ponto de distância a que a realidade se oferece ao olhar e ao sentir. De acordo com as definições correntes, o ponto de vista corresponde, assim, a um modo de ver ou julgar, por tudo o que ver implica de ajuizar, avaliar e conceber. Numa aceção puramente visual do conceito, Teresa Mendes Flores lembra que “o ponto de vista expressa a relação que se estabelece entre o objeto representado e a posição de onde ele é visto ou visualizado pelo seu produtor ou espectador” (Flores, s.d.). É o lugar, físico e/ou simbólico, de onde o artista constrói a noção de perspetiva, traça o enquadramento e apreende a composição de conjunto. É, enfim, no limite, a posição de onde se exerce uma espécie de Weltanschauung, uma visão do mundo orientada por valores culturais e por uma certa cartografia de conhecimentos prévios que determinam a cada momento o que os olhos levam à imagem do objeto.[Excerpt] For an artist – a painter, sculptor or writer – the point of view is the place from which a real object is observed, examined, contemplated and understood. It is the place from which reality offers itself to be seen and felt, at a distance. According to current definitions, the point of view thus corresponds to a specific way of seeing or judging reality, encompassing everything implied by observation, in terms of judging, evaluating and conception. In a purely visual meaning of the concept, Teresa Mendes Flores recalls that “the point of view expresses the relationship established between the represented object and the position from which it is seen or viewed by its producer or spectator” (Flores, n.d.). It is the physical and / or symbolic place, from which the artist constructs the notion of perspective, frames the work, and perceives the composition as a whole. At the limit, it is the position that engenders a kind of Weltanschauung, a vision of the world orientated by cultural values, and by a certain mapping of prior knowledge that determines, at each moment, what the eye brings to the image of the object.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoOliveira, Madalena2018-062018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55340porOliveira, M. (2018). [Recensão a] Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur. Comunicação e Sociedade, 33, 435-440. doi: 10.17231/comsoc.33(2018).29271645-20892183-357510.17231/comsoc.33(2018).2927http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2927info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:49ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
title Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
spellingShingle Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
Oliveira, Madalena
rádio
metodologias
epistemologia sonora
metainvestigação
radio
methodologies
sound epistemology
metaresearch
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
title_full Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
title_fullStr Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
title_full_unstemmed Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
title_sort Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
author Oliveira, Madalena
author_facet Oliveira, Madalena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv rádio
metodologias
epistemologia sonora
metainvestigação
radio
methodologies
sound epistemology
metaresearch
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic rádio
metodologias
epistemologia sonora
metainvestigação
radio
methodologies
sound epistemology
metaresearch
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description [Excerto] Para o artista – o pintor, o escultor ou o escritor –, o ponto de vista é o ponto a partir do qual o objeto real é observado, examinado, contemplado e compreendido. É o ponto de distância a que a realidade se oferece ao olhar e ao sentir. De acordo com as definições correntes, o ponto de vista corresponde, assim, a um modo de ver ou julgar, por tudo o que ver implica de ajuizar, avaliar e conceber. Numa aceção puramente visual do conceito, Teresa Mendes Flores lembra que “o ponto de vista expressa a relação que se estabelece entre o objeto representado e a posição de onde ele é visto ou visualizado pelo seu produtor ou espectador” (Flores, s.d.). É o lugar, físico e/ou simbólico, de onde o artista constrói a noção de perspetiva, traça o enquadramento e apreende a composição de conjunto. É, enfim, no limite, a posição de onde se exerce uma espécie de Weltanschauung, uma visão do mundo orientada por valores culturais e por uma certa cartografia de conhecimentos prévios que determinam a cada momento o que os olhos levam à imagem do objeto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06
2018-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55340
url http://hdl.handle.net/1822/55340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, M. (2018). [Recensão a] Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur. Comunicação e Sociedade, 33, 435-440. doi: 10.17231/comsoc.33(2018).2927
1645-2089
2183-3575
10.17231/comsoc.33(2018).2927
http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2927
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303820704940032