Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/1822/36349 |
Summary: | Conhecer as diferentes etapas do desenvolvimento humano é uma competência essencial para o entrevistador em contexto policial e forense. É imprescindível adaptar a entrevista em função da avaliação das competências da testemunha. Este artigo caracteriza as etapas do desenvolvimento humano ao longo da infância e adolescência, destacando o desenvolvimento da memória e outras competências relevantes para a entrevista de testemunhas. Analisou-se ainda a adequabilidade de várias metodologias utilizadas para este fi m, salientando algumas diretrizes fundamentais para a condução de uma boa entrevista. Por fim, focou-se na Entrevista Cognitiva Melhorada enquanto técnica promissora para entrevistar crianças e adolescentes. Pretende-se não apenas rever de forma crítica a literatura existente, mas também construir um guia para os profi ssionais desta área. |
id |
RCAP_452408b262997a8aa94242a9c494e0ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36349 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimentoEntrevista cognitivaEntrevista investigativaDesenvolvimento humanoCriançasAdolescentesCognitive interviewInvestigative interviewHuman developmentChildrenAdolescentSocial SciencesConhecer as diferentes etapas do desenvolvimento humano é uma competência essencial para o entrevistador em contexto policial e forense. É imprescindível adaptar a entrevista em função da avaliação das competências da testemunha. Este artigo caracteriza as etapas do desenvolvimento humano ao longo da infância e adolescência, destacando o desenvolvimento da memória e outras competências relevantes para a entrevista de testemunhas. Analisou-se ainda a adequabilidade de várias metodologias utilizadas para este fi m, salientando algumas diretrizes fundamentais para a condução de uma boa entrevista. Por fim, focou-se na Entrevista Cognitiva Melhorada enquanto técnica promissora para entrevistar crianças e adolescentes. Pretende-se não apenas rever de forma crítica a literatura existente, mas também construir um guia para os profi ssionais desta área.Knowing the different developmental stages is an essential skill for the forensic or police interviewer. It is crucial to adapt the interview according to the witness developmental assessment. This article describes the stages of human development throughout childhood and adolescence, with particular emphasis on the development of memory and other skills involved in the interview process. The appropriateness of several methodologies used for interviewing child witnesses is discussed, as well as some fundamental guidelines for conducting a good interview. Lastly, the article focuses on the Enhanced Cognitive Interview as a promising technique for interviewing children and adolescents. The aim of this study is not only to critically review the existing studies, but also to write a guide for professionals in this areaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade do MinhoPaulo, Rui M.Albuquerque, Pedro BarbasBull, Ray20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/36349porPaulo, Rui M.; Pedro B. Albuquerque; Bull, Ray. Entrevista de crianças e adolescentes em contexto e forense, Psicologia: Reflexão e Crítica, 28, 3, 623-631, 2015.1678-715310.1590/1678-7153.201528321http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300623&lng=pt&nrm=iso&tlng=eninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:45.225908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento |
title |
Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento |
spellingShingle |
Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento Paulo, Rui M. Entrevista cognitiva Entrevista investigativa Desenvolvimento humano Crianças Adolescentes Cognitive interview Investigative interview Human development Children Adolescent Social Sciences |
title_short |
Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento |
title_full |
Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento |
title_fullStr |
Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento |
title_sort |
Entrevista de crianças e adolescentes em contexto policial e forense: uma perspectiva do desenvolvimento |
author |
Paulo, Rui M. |
author_facet |
Paulo, Rui M. Albuquerque, Pedro Barbas Bull, Ray |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Pedro Barbas Bull, Ray |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo, Rui M. Albuquerque, Pedro Barbas Bull, Ray |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrevista cognitiva Entrevista investigativa Desenvolvimento humano Crianças Adolescentes Cognitive interview Investigative interview Human development Children Adolescent Social Sciences |
topic |
Entrevista cognitiva Entrevista investigativa Desenvolvimento humano Crianças Adolescentes Cognitive interview Investigative interview Human development Children Adolescent Social Sciences |
description |
Conhecer as diferentes etapas do desenvolvimento humano é uma competência essencial para o entrevistador em contexto policial e forense. É imprescindível adaptar a entrevista em função da avaliação das competências da testemunha. Este artigo caracteriza as etapas do desenvolvimento humano ao longo da infância e adolescência, destacando o desenvolvimento da memória e outras competências relevantes para a entrevista de testemunhas. Analisou-se ainda a adequabilidade de várias metodologias utilizadas para este fi m, salientando algumas diretrizes fundamentais para a condução de uma boa entrevista. Por fim, focou-se na Entrevista Cognitiva Melhorada enquanto técnica promissora para entrevistar crianças e adolescentes. Pretende-se não apenas rever de forma crítica a literatura existente, mas também construir um guia para os profi ssionais desta área. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/36349 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/36349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Paulo, Rui M.; Pedro B. Albuquerque; Bull, Ray. Entrevista de crianças e adolescentes em contexto e forense, Psicologia: Reflexão e Crítica, 28, 3, 623-631, 2015. 1678-7153 10.1590/1678-7153.201528321 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300623&lng=pt&nrm=iso&tlng=en |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132224291864576 |