Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44561 |
Resumo: | O presente projeto de investigação insere-se na promoção de atividades centradas no Inquiry Based Science Education (IBSE). Procurando despertar para a ciência, enquadra-se na importância da atividade científica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo nuclear deste projeto é averiguar se a inclusão de atividades IBSE despertam o gosto e interesse pela ciência, e se são ou não uma metodologia potenciadora da apropriação dos conteúdos. Introduzi no contexto a perspetiva IBSE numa linha construtivista, através de um conjunto de atividades investigativas e/ou práticas, interligadas e sequenciais. Cada uma delas alicerçou-se nos interesses dos alunos. A metodologia deste estudo é qualitativa e centra-se na investigação-ação, enquadrada no paradigma interpretativo. O estudo foi desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico e a recolha dos dados concretizou-se através das atividades propostas. A análise dos dados revela o contributo das atividades IBSE para promover o interesse e o gosto pela ciência, e que a inclusão dos interesses pessoais nas atividades motiva a aprendizagem. Os dados apurados revelam ainda que o IBSE, numa perspetiva de ensino da ciência, constitui-se como um suporte favorável a aprendizagens duradouras. |
id |
RCAP_460ed241e95317e69286736a634f0fd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44561 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSEIBSEInteresses dos alunosMotivarCiênciaLiteracia CientíficaInterests of studentsMotivateScienceScientific LiteracyO presente projeto de investigação insere-se na promoção de atividades centradas no Inquiry Based Science Education (IBSE). Procurando despertar para a ciência, enquadra-se na importância da atividade científica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo nuclear deste projeto é averiguar se a inclusão de atividades IBSE despertam o gosto e interesse pela ciência, e se são ou não uma metodologia potenciadora da apropriação dos conteúdos. Introduzi no contexto a perspetiva IBSE numa linha construtivista, através de um conjunto de atividades investigativas e/ou práticas, interligadas e sequenciais. Cada uma delas alicerçou-se nos interesses dos alunos. A metodologia deste estudo é qualitativa e centra-se na investigação-ação, enquadrada no paradigma interpretativo. O estudo foi desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico e a recolha dos dados concretizou-se através das atividades propostas. A análise dos dados revela o contributo das atividades IBSE para promover o interesse e o gosto pela ciência, e que a inclusão dos interesses pessoais nas atividades motiva a aprendizagem. Os dados apurados revelam ainda que o IBSE, numa perspetiva de ensino da ciência, constitui-se como um suporte favorável a aprendizagens duradouras.The present research project focus on the promotion of activities centered on Inquiry Based Science Education (IBSE). Seeking a wake up call for science, it fits into the importance of scientific activity in the 1 st Cycle of Basic Education. The core objective of this project is to investigate if the inclusion of IBSE activities arouse the taste and interest in science, and if it is or not a methodology that enhances the appropriation of contents. Following a constructivist line, I have introduced the IBSE perspective through a set of investigative and/or practical, interconnected sequential activities. Each one was based on the interests of the students. The methodology of this study is qualitative and focuses on action research, framed in the interpretative paradigm. The study was carried out in a group of 2 nd year of the first cycle of basic education and the data collection was carried out through the proposed activities. Data analysis reveals the contribution of IBSE activities to promote the taste and interest for science, and that the inclusion of personal interests in activities motivates students learning. The data show that the IBSE, in a perspective of teaching science, is a support for long-term learning.Freitas, José MiguelRepositório ComumRodrigues, Sandra Manuela da Silva2023-04-17T14:43:41Z2017-112017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44561TID:201909995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:01.917751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE |
title |
Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE |
spellingShingle |
Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE Rodrigues, Sandra Manuela da Silva IBSE Interesses dos alunos Motivar Ciência Literacia Científica Interests of students Motivate Science Scientific Literacy |
title_short |
Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE |
title_full |
Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE |
title_fullStr |
Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE |
title_full_unstemmed |
Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE |
title_sort |
Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE |
author |
Rodrigues, Sandra Manuela da Silva |
author_facet |
Rodrigues, Sandra Manuela da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, José Miguel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sandra Manuela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IBSE Interesses dos alunos Motivar Ciência Literacia Científica Interests of students Motivate Science Scientific Literacy |
topic |
IBSE Interesses dos alunos Motivar Ciência Literacia Científica Interests of students Motivate Science Scientific Literacy |
description |
O presente projeto de investigação insere-se na promoção de atividades centradas no Inquiry Based Science Education (IBSE). Procurando despertar para a ciência, enquadra-se na importância da atividade científica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo nuclear deste projeto é averiguar se a inclusão de atividades IBSE despertam o gosto e interesse pela ciência, e se são ou não uma metodologia potenciadora da apropriação dos conteúdos. Introduzi no contexto a perspetiva IBSE numa linha construtivista, através de um conjunto de atividades investigativas e/ou práticas, interligadas e sequenciais. Cada uma delas alicerçou-se nos interesses dos alunos. A metodologia deste estudo é qualitativa e centra-se na investigação-ação, enquadrada no paradigma interpretativo. O estudo foi desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico e a recolha dos dados concretizou-se através das atividades propostas. A análise dos dados revela o contributo das atividades IBSE para promover o interesse e o gosto pela ciência, e que a inclusão dos interesses pessoais nas atividades motiva a aprendizagem. Os dados apurados revelam ainda que o IBSE, numa perspetiva de ensino da ciência, constitui-se como um suporte favorável a aprendizagens duradouras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2017-11-01T00:00:00Z 2023-04-17T14:43:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44561 TID:201909995 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44561 |
identifier_str_mv |
TID:201909995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135405190152192 |