Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sandra Manuela da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44561
Resumo: O presente projeto de investigação insere-se na promoção de atividades centradas no Inquiry Based Science Education (IBSE). Procurando despertar para a ciência, enquadra-se na importância da atividade científica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo nuclear deste projeto é averiguar se a inclusão de atividades IBSE despertam o gosto e interesse pela ciência, e se são ou não uma metodologia potenciadora da apropriação dos conteúdos. Introduzi no contexto a perspetiva IBSE numa linha construtivista, através de um conjunto de atividades investigativas e/ou práticas, interligadas e sequenciais. Cada uma delas alicerçou-se nos interesses dos alunos. A metodologia deste estudo é qualitativa e centra-se na investigação-ação, enquadrada no paradigma interpretativo. O estudo foi desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico e a recolha dos dados concretizou-se através das atividades propostas. A análise dos dados revela o contributo das atividades IBSE para promover o interesse e o gosto pela ciência, e que a inclusão dos interesses pessoais nas atividades motiva a aprendizagem. Os dados apurados revelam ainda que o IBSE, numa perspetiva de ensino da ciência, constitui-se como um suporte favorável a aprendizagens duradouras.
id RCAP_460ed241e95317e69286736a634f0fd5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSEIBSEInteresses dos alunosMotivarCiênciaLiteracia CientíficaInterests of studentsMotivateScienceScientific LiteracyO presente projeto de investigação insere-se na promoção de atividades centradas no Inquiry Based Science Education (IBSE). Procurando despertar para a ciência, enquadra-se na importância da atividade científica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo nuclear deste projeto é averiguar se a inclusão de atividades IBSE despertam o gosto e interesse pela ciência, e se são ou não uma metodologia potenciadora da apropriação dos conteúdos. Introduzi no contexto a perspetiva IBSE numa linha construtivista, através de um conjunto de atividades investigativas e/ou práticas, interligadas e sequenciais. Cada uma delas alicerçou-se nos interesses dos alunos. A metodologia deste estudo é qualitativa e centra-se na investigação-ação, enquadrada no paradigma interpretativo. O estudo foi desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico e a recolha dos dados concretizou-se através das atividades propostas. A análise dos dados revela o contributo das atividades IBSE para promover o interesse e o gosto pela ciência, e que a inclusão dos interesses pessoais nas atividades motiva a aprendizagem. Os dados apurados revelam ainda que o IBSE, numa perspetiva de ensino da ciência, constitui-se como um suporte favorável a aprendizagens duradouras.The present research project focus on the promotion of activities centered on Inquiry Based Science Education (IBSE). Seeking a wake up call for science, it fits into the importance of scientific activity in the 1 st Cycle of Basic Education. The core objective of this project is to investigate if the inclusion of IBSE activities arouse the taste and interest in science, and if it is or not a methodology that enhances the appropriation of contents. Following a constructivist line, I have introduced the IBSE perspective through a set of investigative and/or practical, interconnected sequential activities. Each one was based on the interests of the students. The methodology of this study is qualitative and focuses on action research, framed in the interpretative paradigm. The study was carried out in a group of 2 nd year of the first cycle of basic education and the data collection was carried out through the proposed activities. Data analysis reveals the contribution of IBSE activities to promote the taste and interest for science, and that the inclusion of personal interests in activities motivates students learning. The data show that the IBSE, in a perspective of teaching science, is a support for long-term learning.Freitas, José MiguelRepositório ComumRodrigues, Sandra Manuela da Silva2023-04-17T14:43:41Z2017-112017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44561TID:201909995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:01.917751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE
title Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE
spellingShingle Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE
Rodrigues, Sandra Manuela da Silva
IBSE
Interesses dos alunos
Motivar
Ciência
Literacia Científica
Interests of students
Motivate
Science
Scientific Literacy
title_short Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE
title_full Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE
title_fullStr Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE
title_full_unstemmed Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE
title_sort Promoção da literacia científica através de atividades investigativas numa perspetiva IBSE
author Rodrigues, Sandra Manuela da Silva
author_facet Rodrigues, Sandra Manuela da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, José Miguel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sandra Manuela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv IBSE
Interesses dos alunos
Motivar
Ciência
Literacia Científica
Interests of students
Motivate
Science
Scientific Literacy
topic IBSE
Interesses dos alunos
Motivar
Ciência
Literacia Científica
Interests of students
Motivate
Science
Scientific Literacy
description O presente projeto de investigação insere-se na promoção de atividades centradas no Inquiry Based Science Education (IBSE). Procurando despertar para a ciência, enquadra-se na importância da atividade científica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo nuclear deste projeto é averiguar se a inclusão de atividades IBSE despertam o gosto e interesse pela ciência, e se são ou não uma metodologia potenciadora da apropriação dos conteúdos. Introduzi no contexto a perspetiva IBSE numa linha construtivista, através de um conjunto de atividades investigativas e/ou práticas, interligadas e sequenciais. Cada uma delas alicerçou-se nos interesses dos alunos. A metodologia deste estudo é qualitativa e centra-se na investigação-ação, enquadrada no paradigma interpretativo. O estudo foi desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade do primeiro ciclo do ensino básico e a recolha dos dados concretizou-se através das atividades propostas. A análise dos dados revela o contributo das atividades IBSE para promover o interesse e o gosto pela ciência, e que a inclusão dos interesses pessoais nas atividades motiva a aprendizagem. Os dados apurados revelam ainda que o IBSE, numa perspetiva de ensino da ciência, constitui-se como um suporte favorável a aprendizagens duradouras.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2017-11-01T00:00:00Z
2023-04-17T14:43:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44561
TID:201909995
url http://hdl.handle.net/10400.26/44561
identifier_str_mv TID:201909995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135405190152192