Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Inês Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15770
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_4651aec5886a3056223e7965bf20245f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEBHábitos de leituraQualidade de escritaCompetência de leituraSucesso escolarReading habitsWriting qualityReading skillsAcademic performanceRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como principais finalidades descrever e analisar de forma reflexiva a prática pedagógica desenvolvida com uma turma de 2.º ano do 1.º CEB e com duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB, bem como a apresentação de uma investigação sobre o tema “Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º CEB e 2.º CEB”. O objetivo geral da investigação é compreender a relação entre hábitos de leitura e competências de leitura e de escrita nos alunos e, tem como objetivos específicos: (i) caracterizar e comparar os hábitos de leitura dos alunos do 2.º e 5.º ano; ii) caracterizar e comparar os hábitos de leitura com as competências de leitura e de escrita; iii) caracterizar e comparar as competências de leitura e escrita com os resultados escolares. Para a elaboração do estudo, optou-se por seguir os princípios de investigação-ação, implementando-se um projeto de intervenção, de natureza mista: qualitativa e quantitativa, com recurso à observação direta, participante e não participante. Para além disso, recorreu-se também ao inquérito por questionário, às entrevistas às orientadoras cooperantes de ambos os ciclos, bem como à análise documental das produções escritas dos alunos. Não foram encontradas correlações significativas entre as nossas variáveis, eventualmente devido ao reduzido tamanho da amostra. Os dados, no entanto, sugerem que os alunos têm consciência da importância da leitura, embora leiam pouco e que apesar de existirem boas redes de bibliotecas em Portugal, tanto a nível de escola, como nas redes municipais, os dados sugerem que a existência de livros de literatura para a infância em casa é um fator a ter em conta no sucesso académico e na qualidade da leitura e da escrita dos alunos.ABSTRACT This report is part of the practicum of the Master's Degree in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. this report as dual purpose: (i) to describe and analyze, in a reflexive way, the practicum in a 2nd grade and a 5th grade, (ii) To present research on the topic "Reading habits, reading skills and writing quality in 1st and 2nd grades". The research general objective is to understand the relationship between reading habits and students’ reading and writing skills. The specific objectives are: (i) to characterize and compare the reading habits of 2nd and 5th graders; (ii) to compare reading habits with reading and writing skills; (iii) to characterize and compare reading and writing skills with school performance. The investigation is a mixed methods study: qualitative and quantitative, using direct participant and non-participant observation. Furthermore a questionnaire, interviews and documents analysis were realized. A student written corpus is colected. Due to the low number of participants no correlation is foun: However the data suggests that students are aware of the reading role , although they read little, in spite of the existence of good libraries networks in Portugal, both at schools and municipal level, the data suggests that have children's literature books at home is a factor to be taken into account in academic performance and in the reading and writing skills.Sousa, OtíliaRCIPLPereira, Inês Barbosa2023-03-08T10:42:11Z2022-07-142022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15770TID:203186591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.156342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB
title Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB
spellingShingle Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB
Pereira, Inês Barbosa
Hábitos de leitura
Qualidade de escrita
Competência de leitura
Sucesso escolar
Reading habits
Writing quality
Reading skills
Academic performance
title_short Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB
title_full Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB
title_fullStr Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB
title_full_unstemmed Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB
title_sort Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB
author Pereira, Inês Barbosa
author_facet Pereira, Inês Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Otília
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Inês Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos de leitura
Qualidade de escrita
Competência de leitura
Sucesso escolar
Reading habits
Writing quality
Reading skills
Academic performance
topic Hábitos de leitura
Qualidade de escrita
Competência de leitura
Sucesso escolar
Reading habits
Writing quality
Reading skills
Academic performance
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
2022-07-14T00:00:00Z
2023-03-08T10:42:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15770
TID:203186591
url http://hdl.handle.net/10400.21/15770
identifier_str_mv TID:203186591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506704506880