Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/595 |
Resumo: | Dissertação mest., Gestão e Desenvolvimento em Turismo, Universidade do Algarve, 2010 |
id |
RCAP_4680d89b9b8e4ea191e175881f11c8ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/595 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do AlgarveTesesTurismoHotéisMarketingAlgarveDissertação mest., Gestão e Desenvolvimento em Turismo, Universidade do Algarve, 2010O turismo, uma das indústrias mais promissoras ao nível mundial, enfrenta muitas mudanças, as quais podem ser superadas quando utilizadas as abordagens e ferramentas de marketing adequadas. Dada a importância do marketing no contexto da competitividade dos negócios, torna-se assim crucial avaliar de forma eficaz a sua aplicação no dia-a-dia das organizações. De acordo com a revisão bibliográfica, foi identificada uma lacuna nesta área do conhecimento: a inexistência de um instrumento específico capaz de avaliar a eficácia do marketing hoteleiro. Muito embora se tivessem identificado alguns modelos e instrumentos de avaliação, testados em outras áreas de negócio, nenhum se revelou adequado às especificidades da indústria turística. Assim, o presente estudo propõe o desenvolvimento de um instrumento específico para analisar o problema de investigação, aplicando-o nos hotéis da região do Algarve. Neste contexto e tendo como referência um questionário desenvolvido por Kotler nos anos 70, procurou-se adaptar o mesmo à realidade dos serviços turísticos. Para consensualizar a adaptação do instrumento, solicitou-se a opinião de um conjunto de directores hoteleiros da região. O inquérito, com 19 questões distribuídas por sete atributos, foi aplicado via internet à população alvo - 90 hotéis. A taxa de resposta obtida foi de 43,3%. Os resultados foram analisados com recurso às estatísticas descritiva e não paramétrica. No final, são sugeridas formas de melhorar os níveis de eficácia apurados e apontadas as limitações do estudo e as oportunidades de desenvolvimento do processo de investigação nesta matéria.Silva, João AlbinoMendes, JúlioSapientiaVieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos2011-09-07T16:05:05Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/595por338.48 VIE*Ava Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:56.120441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve |
title |
Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve |
spellingShingle |
Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve Vieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos Teses Turismo Hotéis Marketing Algarve |
title_short |
Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve |
title_full |
Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve |
title_fullStr |
Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve |
title_full_unstemmed |
Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve |
title_sort |
Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve |
author |
Vieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos |
author_facet |
Vieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, João Albino Mendes, Júlio Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Turismo Hotéis Marketing Algarve |
topic |
Teses Turismo Hotéis Marketing Algarve |
description |
Dissertação mest., Gestão e Desenvolvimento em Turismo, Universidade do Algarve, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-09-07T16:05:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/595 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
338.48 VIE*Ava Cave |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133149482975232 |