Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/595
Resumo: Dissertação mest., Gestão e Desenvolvimento em Turismo, Universidade do Algarve, 2010
id RCAP_4680d89b9b8e4ea191e175881f11c8ad
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do AlgarveTesesTurismoHotéisMarketingAlgarveDissertação mest., Gestão e Desenvolvimento em Turismo, Universidade do Algarve, 2010O turismo, uma das indústrias mais promissoras ao nível mundial, enfrenta muitas mudanças, as quais podem ser superadas quando utilizadas as abordagens e ferramentas de marketing adequadas. Dada a importância do marketing no contexto da competitividade dos negócios, torna-se assim crucial avaliar de forma eficaz a sua aplicação no dia-a-dia das organizações. De acordo com a revisão bibliográfica, foi identificada uma lacuna nesta área do conhecimento: a inexistência de um instrumento específico capaz de avaliar a eficácia do marketing hoteleiro. Muito embora se tivessem identificado alguns modelos e instrumentos de avaliação, testados em outras áreas de negócio, nenhum se revelou adequado às especificidades da indústria turística. Assim, o presente estudo propõe o desenvolvimento de um instrumento específico para analisar o problema de investigação, aplicando-o nos hotéis da região do Algarve. Neste contexto e tendo como referência um questionário desenvolvido por Kotler nos anos 70, procurou-se adaptar o mesmo à realidade dos serviços turísticos. Para consensualizar a adaptação do instrumento, solicitou-se a opinião de um conjunto de directores hoteleiros da região. O inquérito, com 19 questões distribuídas por sete atributos, foi aplicado via internet à população alvo - 90 hotéis. A taxa de resposta obtida foi de 43,3%. Os resultados foram analisados com recurso às estatísticas descritiva e não paramétrica. No final, são sugeridas formas de melhorar os níveis de eficácia apurados e apontadas as limitações do estudo e as oportunidades de desenvolvimento do processo de investigação nesta matéria.Silva, João AlbinoMendes, JúlioSapientiaVieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos2011-09-07T16:05:05Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/595por338.48 VIE*Ava Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:56.120441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve
title Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve
spellingShingle Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve
Vieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos
Teses
Turismo
Hotéis
Marketing
Algarve
title_short Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve
title_full Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve
title_fullStr Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve
title_full_unstemmed Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve
title_sort Avaliação da eficácia do marketing nos hotéis do Algarve
author Vieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos
author_facet Vieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Albino
Mendes, Júlio
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Graciana Ercília Pereira Ferreira Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Turismo
Hotéis
Marketing
Algarve
topic Teses
Turismo
Hotéis
Marketing
Algarve
description Dissertação mest., Gestão e Desenvolvimento em Turismo, Universidade do Algarve, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/595
url http://hdl.handle.net/10400.1/595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 338.48 VIE*Ava Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133149482975232