Da parentalidade para uma criança mais saudável e feliz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16314 |
Resumo: | Hoje, mais do que nunca, o percurso académico e profissional dos enfermeiros desempenha um papel preponderante nas instituições prestadoras de cuidados, uma vez que todo o processo de aquisição de competências se reflete na qualidade dos cuidados. Assim, o enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria, pelo conhecimento amplo e alargado sobre as respostas da criança aos processos de transição inerentes ao seu ciclo vital bem como dos problemas de saúde reais ou potenciais, pode assumir-se como um elemento perito na conceção e na gestão de cuidados à criança/família, contribuindo para a sua excelência. O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e pretende apresentar as experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas durante o percurso de estágio, bem como refletir sobre o processo de desenvolvimento das competências, demonstrando o empenho e dedicação investidos. O estágio dividiu-se em três módulos: Módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Medicina e Cirurgia Pediátrica e Módulo III – Urgência Pediátrica e Neonatologia e apresentou como objetivos centrais a aquisição de conhecimentos e sua aplicação em contextos especializados, no sentido da resolução de problemas em situações novas e não familiares, bem como a sua integração com vista a lidar com questões complexas e desenvolver soluções e ser capaz de comunicar as conclusões de forma clara e sem ambiguidades. Para tal foi necessário enumerar alguns objetivos que favoreceram e orientaram a minha aprendizagem. Neste processo de desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem avançada à criança/família tive em conta quatro domínios: prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação, áreas fundamentais a desenvolver para um pleno desempenho profissional. Na elaboração do presente relatório utilizei uma metodologia descritiva e reflexiva, com recurso a pesquisa bibliográfica para fundamentar as ideias expostas com evidência científica, efetuando um enquadramento teórico acerca das diferentes problemáticas. Valorizei, nos vários domínios, a questão da parentalidade como temática central e transversal em toda a minha trajetória, uma vez que considero ser um tema fulcral da prática de enfermagem em saúde infantil e pediatria. De uma forma mais concreta penso ter atingido os objetivos propostos e as competências enunciadas, através de um saber agir responsável e assertivo, sustentado por uma reflexão crítica constante. Deste modo, e sempre impulsionada pela procura de uma prestação de cuidados de excelência, sustentada em base científica, pretendo ser capaz de responder aos desafios emergentes que são colocados continuamente aos enfermeiros que cuidam da criança/família. |
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Da parentalidade para uma criança mais saudável e felizEnfermagemCompetênciasCriança/famíliaParentalidadeNursingSkillsChild/familyParentinDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeHoje, mais do que nunca, o percurso académico e profissional dos enfermeiros desempenha um papel preponderante nas instituições prestadoras de cuidados, uma vez que todo o processo de aquisição de competências se reflete na qualidade dos cuidados. Assim, o enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria, pelo conhecimento amplo e alargado sobre as respostas da criança aos processos de transição inerentes ao seu ciclo vital bem como dos problemas de saúde reais ou potenciais, pode assumir-se como um elemento perito na conceção e na gestão de cuidados à criança/família, contribuindo para a sua excelência. O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e pretende apresentar as experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas durante o percurso de estágio, bem como refletir sobre o processo de desenvolvimento das competências, demonstrando o empenho e dedicação investidos. O estágio dividiu-se em três módulos: Módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Medicina e Cirurgia Pediátrica e Módulo III – Urgência Pediátrica e Neonatologia e apresentou como objetivos centrais a aquisição de conhecimentos e sua aplicação em contextos especializados, no sentido da resolução de problemas em situações novas e não familiares, bem como a sua integração com vista a lidar com questões complexas e desenvolver soluções e ser capaz de comunicar as conclusões de forma clara e sem ambiguidades. Para tal foi necessário enumerar alguns objetivos que favoreceram e orientaram a minha aprendizagem. Neste processo de desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem avançada à criança/família tive em conta quatro domínios: prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação, áreas fundamentais a desenvolver para um pleno desempenho profissional. Na elaboração do presente relatório utilizei uma metodologia descritiva e reflexiva, com recurso a pesquisa bibliográfica para fundamentar as ideias expostas com evidência científica, efetuando um enquadramento teórico acerca das diferentes problemáticas. Valorizei, nos vários domínios, a questão da parentalidade como temática central e transversal em toda a minha trajetória, uma vez que considero ser um tema fulcral da prática de enfermagem em saúde infantil e pediatria. De uma forma mais concreta penso ter atingido os objetivos propostos e as competências enunciadas, através de um saber agir responsável e assertivo, sustentado por uma reflexão crítica constante. Deste modo, e sempre impulsionada pela procura de uma prestação de cuidados de excelência, sustentada em base científica, pretendo ser capaz de responder aos desafios emergentes que são colocados continuamente aos enfermeiros que cuidam da criança/família.Today, more than ever, the nurse’s academic and professional route plays a predominant role in the health institutions, once that the acquisition process of competences is reflected in the quality of cares. There for, the specialized nurse in the pediatric care, due to their broad and extended knowledge about the children’s transition process during the vital cycle, as well as about the real or potential health problems, can be seen as an expert element in the conception and management of the cares provided to the child/family, contributing to its excellence. The present report urges under the Master’s degree in Nursing with specialization in Pediatrics and Child health Nursing, and it pretends to present the experiences and activities developed during the internship course, as well as to reflect about the competence development process, showing the commitment and dedication invested. The internship was divided in three modules: Module I – Child health; Module II – Medicine and Pediatric Surgery and Module III – Pediatric Urgency and Neonatology. Its main objectives were the acquisition of knowledge and its application in specialized contexts, towards solving problems in a new and unfamiliar situations, as well as its integration in order to deal with complex issues and developing solutions and been able to communicate the findings dearly and unambiguously. For such it was necessary to enumerate some objectives that favored and guided my learning. In this process of developing skills for advanced nursing assistance to child/family I had in mind four areas: provision of care, care management, training and research, all this key areas to develop for a full professional performance. In preparing this report I used a descriptive and reflective methodology, using bibliographic search to substantiate the ideas with scientific evidence, making a theoretical framework about the different problematics. I valorized, in multiple domains, the point of parenting as a central thematic and cross cutting across my path, since I consider it to be a central theme of child health nursing practice and Pediatrics. In a more concrete form I think I have reached the proposed objectives and skills, due to a knowing act responsible and assertive, sustained in a constant critical reflection. In this way, and always driven by a demand for excellence provision of care, based on scientific basis, I pretend to be able to respond to all the emerging challenges that are made continuously to nurses who care for children/family.Braga, Maria ClaraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarros, Maria de Fátima de Sousa2015-01-19T16:27:30Z2013-04-2420122013-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:21:47ZPortal AgregadorONG |
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Hoje, mais do que nunca, o percurso académico e profissional dos enfermeiros desempenha um papel preponderante nas instituições prestadoras de cuidados, uma vez que todo o processo de aquisição de competências se reflete na qualidade dos cuidados. Assim, o enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria, pelo conhecimento amplo e alargado sobre as respostas da criança aos processos de transição inerentes ao seu ciclo vital bem como dos problemas de saúde reais ou potenciais, pode assumir-se como um elemento perito na conceção e na gestão de cuidados à criança/família, contribuindo para a sua excelência. O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e pretende apresentar as experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas durante o percurso de estágio, bem como refletir sobre o processo de desenvolvimento das competências, demonstrando o empenho e dedicação investidos. O estágio dividiu-se em três módulos: Módulo I – Saúde Infantil; Módulo II – Medicina e Cirurgia Pediátrica e Módulo III – Urgência Pediátrica e Neonatologia e apresentou como objetivos centrais a aquisição de conhecimentos e sua aplicação em contextos especializados, no sentido da resolução de problemas em situações novas e não familiares, bem como a sua integração com vista a lidar com questões complexas e desenvolver soluções e ser capaz de comunicar as conclusões de forma clara e sem ambiguidades. Para tal foi necessário enumerar alguns objetivos que favoreceram e orientaram a minha aprendizagem. Neste processo de desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem avançada à criança/família tive em conta quatro domínios: prestação de cuidados, gestão de cuidados, formação e investigação, áreas fundamentais a desenvolver para um pleno desempenho profissional. Na elaboração do presente relatório utilizei uma metodologia descritiva e reflexiva, com recurso a pesquisa bibliográfica para fundamentar as ideias expostas com evidência científica, efetuando um enquadramento teórico acerca das diferentes problemáticas. Valorizei, nos vários domínios, a questão da parentalidade como temática central e transversal em toda a minha trajetória, uma vez que considero ser um tema fulcral da prática de enfermagem em saúde infantil e pediatria. De uma forma mais concreta penso ter atingido os objetivos propostos e as competências enunciadas, através de um saber agir responsável e assertivo, sustentado por uma reflexão crítica constante. Deste modo, e sempre impulsionada pela procura de uma prestação de cuidados de excelência, sustentada em base científica, pretendo ser capaz de responder aos desafios emergentes que são colocados continuamente aos enfermeiros que cuidam da criança/família. |
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