O papel decorativo da pintura a fresco dos séculos XV e XVI em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Joaquim Inácio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2072
Resumo: The fresco paintings from the 15th and 16th centuries in the North of Portugal, parallel to its catechetics and devotional function, also has an important role from a decorative point of view. That role takes on several aspects, from the existence of independent decorative compositions, with several kinds of language where the grotesque has a significant presence, to the mimic of constructive gadgets, retables and fabrics - as seen, for example, in the second plane of figurative compositions, in altar fronts and imitating textiles lining the main Chapel, some with an evident illusionist intention.
id RCAP_478330c4d486a8d79cd3a42ce475d886
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel decorativo da pintura a fresco dos séculos XV e XVI em PortugalThe fresco paintings from the 15th and 16th centuries in the North of Portugal, parallel to its catechetics and devotional function, also has an important role from a decorative point of view. That role takes on several aspects, from the existence of independent decorative compositions, with several kinds of language where the grotesque has a significant presence, to the mimic of constructive gadgets, retables and fabrics - as seen, for example, in the second plane of figurative compositions, in altar fronts and imitating textiles lining the main Chapel, some with an evident illusionist intention.Paralelamente a la función catequética y devocional, la pintura al fresco de los siglos XV y XVI en el norte de Portugal, tiene un importante papel desde el punto de vista decorativo. Ese papel asume varios aspectos que van desde la existencia de composiciones decorativas independientes, con varios tipos de lenguaje donde el grutesco tiene una presencia significativa, pasando por la imitación de aparejos constructivos, de retablos y de tejidos como, por ejemplo, en el segundo plano de las composiciones figurativas, en frontales de altar o imitando los tapices destinados a forrar la capilla mayor, algunos con evidente intención ilusionista, percibiéndose que, en lo que respecta a los motivos de imitación de tejidos, muchos de ellos tenían como referencia tejidos propios de la época.Paralelamente à função catequética e devocional, a pintura a fresco dos séculos XV e XVI no Norte de Portugal, tem um importante papel do ponto de vista decorativo. Esse papel assume vários aspectos que vão desde a existência de composições decorativas independentes, com vários tipos de linguagem onde o grotesco tem uma presença significativa, passando pela imitação de aparelhos construtivos, de retábulos e de tecidos como, por exemplo, no segundo plano das composições figurativas, em frontais de altar e imitando panos de armar a forrar a capela-mor, alguns com evidente intenção ilusionista.Universidade Católica Portuguesa2015-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2072oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2072Revista de Artes Decorativas; n. 7 (2015); 11-401646-875910.34632/revistaartesdecorativas.2015.n7reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2072https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2072https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2072/1992Direitos de Autor (c) 2015 Joaquim Inácio Caetanohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Joaquim Inácio2022-09-20T15:59:08Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:24.817569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel decorativo da pintura a fresco dos séculos XV e XVI em Portugal
title O papel decorativo da pintura a fresco dos séculos XV e XVI em Portugal
spellingShingle O papel decorativo da pintura a fresco dos séculos XV e XVI em Portugal
Caetano, Joaquim Inácio
title_short O papel decorativo da pintura a fresco dos séculos XV e XVI em Portugal
title_full O papel decorativo da pintura a fresco dos séculos XV e XVI em Portugal
title_fullStr O papel decorativo da pintura a fresco dos séculos XV e XVI em Portugal
title_full_unstemmed O papel decorativo da pintura a fresco dos séculos XV e XVI em Portugal
title_sort O papel decorativo da pintura a fresco dos séculos XV e XVI em Portugal
author Caetano, Joaquim Inácio
author_facet Caetano, Joaquim Inácio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Joaquim Inácio
description The fresco paintings from the 15th and 16th centuries in the North of Portugal, parallel to its catechetics and devotional function, also has an important role from a decorative point of view. That role takes on several aspects, from the existence of independent decorative compositions, with several kinds of language where the grotesque has a significant presence, to the mimic of constructive gadgets, retables and fabrics - as seen, for example, in the second plane of figurative compositions, in altar fronts and imitating textiles lining the main Chapel, some with an evident illusionist intention.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2072
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2072
url https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2072
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2072
https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2015.2072
https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2072/1992
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Joaquim Inácio Caetano
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Joaquim Inácio Caetano
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Artes Decorativas; n. 7 (2015); 11-40
1646-8759
10.34632/revistaartesdecorativas.2015.n7
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130401382334464