Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia Militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreiro, João
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7369
Resumo: Este trabalho de investigação identifica as variáveis preditoras académicas para o desenvolvimento de competências de liderança dos Cadetes Alunos da Guarda Nacional Republicana, na Academia Militar. Foi utilizado um inquérito por questionário, previamente validado e aplicado online, com algumas questões de carater sociodemográfico e com 120 questões, associadas a 24 competências de liderança, para medir a perceção de 163 Cadetes e Aspirantes relativamente às mesmas. Com bases nas respostas dadas, criou -se uma base de dados em Microsoft Excel, à qual se acrescentaram as notas obtidas pelos respetivos alunos a todas as Unidades Curriculares ministradas até ao momento, e procedeu-se ao seu tratamento e análise estatística, com recurso ao Statistical Package for Social Sciences. Dos resultados do estudo, identificaram -se diferenças significativas entre a perceção dos alunos em algumas competências de liderança, relativamente ao ano escolar e ao lugar de curso que ocupam . Registaram -se correlações significativas entre algumas competências de liderança e o ano escolar dos alunos, o tipo de Atividade Circum-Escolar praticado, o estatuto civil/militar, o tipo de estabelecimento de ensino secundário frequentado e o lugar de curso ocupado. Assinalaram-se correlações significativas entre algumas competências de l iderança e as médias académicas e a nota da Informação Comportamental dos Aluno . Com o objetivo de procurar uma variável que contribuísse para o desenvolvimento das competências de liderança durante a vida académica na Academia Militar, concluiu-se que a média do Departamento de Línguas Estrangeir as aparece como variável preditora académica a “consideração”, “autoconfiança”, “comunicação assertiva”, “empatia”, “liderança participativa”, “gestão de conflitos e negociação” “reconhecimento e valorização”, e a Informação Comportamental do Aluno como variável preditora académica da “influência/referência”.
id RCAP_4796e34e49606ef50cbd52adc18306ee
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia MilitarVariáveis preditoras académicasCompetências de liderançaEnsino Superior MilitarCadete AlunoEste trabalho de investigação identifica as variáveis preditoras académicas para o desenvolvimento de competências de liderança dos Cadetes Alunos da Guarda Nacional Republicana, na Academia Militar. Foi utilizado um inquérito por questionário, previamente validado e aplicado online, com algumas questões de carater sociodemográfico e com 120 questões, associadas a 24 competências de liderança, para medir a perceção de 163 Cadetes e Aspirantes relativamente às mesmas. Com bases nas respostas dadas, criou -se uma base de dados em Microsoft Excel, à qual se acrescentaram as notas obtidas pelos respetivos alunos a todas as Unidades Curriculares ministradas até ao momento, e procedeu-se ao seu tratamento e análise estatística, com recurso ao Statistical Package for Social Sciences. Dos resultados do estudo, identificaram -se diferenças significativas entre a perceção dos alunos em algumas competências de liderança, relativamente ao ano escolar e ao lugar de curso que ocupam . Registaram -se correlações significativas entre algumas competências de liderança e o ano escolar dos alunos, o tipo de Atividade Circum-Escolar praticado, o estatuto civil/militar, o tipo de estabelecimento de ensino secundário frequentado e o lugar de curso ocupado. Assinalaram-se correlações significativas entre algumas competências de l iderança e as médias académicas e a nota da Informação Comportamental dos Aluno . Com o objetivo de procurar uma variável que contribuísse para o desenvolvimento das competências de liderança durante a vida académica na Academia Militar, concluiu-se que a média do Departamento de Línguas Estrangeir as aparece como variável preditora académica a “consideração”, “autoconfiança”, “comunicação assertiva”, “empatia”, “liderança participativa”, “gestão de conflitos e negociação” “reconhecimento e valorização”, e a Informação Comportamental do Aluno como variável preditora académica da “influência/referência”.Abstract The study undertaken identifies academic predictive variables for the development of leadership skills of the Cadets from the National Republican Guard in the Military Academy. A questionnaire, previously approved and posted online, with some questions about the socio-demographic aspects plus 120 questions associated with 24 leadership competences, was used to measure the perceptions of 163 military students. Based on their responses, it was created a database in Microsoft Excel, to which was added the grades of the respective students to all the subjects taught so far. The data was then treated and statistically analyzed using the Statistical Package for Social Sciences. Significant differences were identified between the perceptions of some leadership skills, not only among different school years but also on students’ positioning in the course . Significant correlations were registered between some leadership competences and the following categories: student’s school year, extra curriculum activities, civil/military status, type of highschool’s facility and course’s place. Also, significant correlations were found between some leadership competences and, not only to academic grades average, but also with the grade obtained in Student’s Behavioral Information. With the purpose of searching for a variable that could contribute positively to the development of leadership competences in the students enrolled in the Military Academy, it can be concluded that the average obtained in the Department of Foreign Languages is, indeed, an academic predicable variable of the skill “consid eration”, “self-esteem”, “assertive communication”, “empathy”, “participative leadership”, “negotiation and conflict management” and “recognition and valorization”. Furthermore, the grade obtained in ICA was an academic variable found to predict results in the competence of “Influence/Reference”.Academia Militar. Direção de EnsinoRepositório ComumCarreiro, João2014-12-19T12:21:22Z2014-07-01T00:00:00Z2014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7369201421178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:55:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:46.034192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia Militar
title Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia Militar
spellingShingle Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia Militar
Carreiro, João
Variáveis preditoras académicas
Competências de liderança
Ensino Superior Militar
Cadete Aluno
title_short Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia Militar
title_full Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia Militar
title_fullStr Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia Militar
title_full_unstemmed Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia Militar
title_sort Identificação das variáveis preditoras académicas no desenvolvimento de competências de Liderança do cadete aluno da Guarda Nacional Republicana na Academia Militar
author Carreiro, João
author_facet Carreiro, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreiro, João
dc.subject.por.fl_str_mv Variáveis preditoras académicas
Competências de liderança
Ensino Superior Militar
Cadete Aluno
topic Variáveis preditoras académicas
Competências de liderança
Ensino Superior Militar
Cadete Aluno
description Este trabalho de investigação identifica as variáveis preditoras académicas para o desenvolvimento de competências de liderança dos Cadetes Alunos da Guarda Nacional Republicana, na Academia Militar. Foi utilizado um inquérito por questionário, previamente validado e aplicado online, com algumas questões de carater sociodemográfico e com 120 questões, associadas a 24 competências de liderança, para medir a perceção de 163 Cadetes e Aspirantes relativamente às mesmas. Com bases nas respostas dadas, criou -se uma base de dados em Microsoft Excel, à qual se acrescentaram as notas obtidas pelos respetivos alunos a todas as Unidades Curriculares ministradas até ao momento, e procedeu-se ao seu tratamento e análise estatística, com recurso ao Statistical Package for Social Sciences. Dos resultados do estudo, identificaram -se diferenças significativas entre a perceção dos alunos em algumas competências de liderança, relativamente ao ano escolar e ao lugar de curso que ocupam . Registaram -se correlações significativas entre algumas competências de liderança e o ano escolar dos alunos, o tipo de Atividade Circum-Escolar praticado, o estatuto civil/militar, o tipo de estabelecimento de ensino secundário frequentado e o lugar de curso ocupado. Assinalaram-se correlações significativas entre algumas competências de l iderança e as médias académicas e a nota da Informação Comportamental dos Aluno . Com o objetivo de procurar uma variável que contribuísse para o desenvolvimento das competências de liderança durante a vida académica na Academia Militar, concluiu-se que a média do Departamento de Línguas Estrangeir as aparece como variável preditora académica a “consideração”, “autoconfiança”, “comunicação assertiva”, “empatia”, “liderança participativa”, “gestão de conflitos e negociação” “reconhecimento e valorização”, e a Informação Comportamental do Aluno como variável preditora académica da “influência/referência”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19T12:21:22Z
2014-07-01T00:00:00Z
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7369
201421178
url http://hdl.handle.net/10400.26/7369
identifier_str_mv 201421178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Militar. Direção de Ensino
publisher.none.fl_str_mv Academia Militar. Direção de Ensino
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130404797546496