Construção da profissionalidade docente e desafios educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Teresa Mafalda Brito
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1241
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado na Área de Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e evidencia a prática educativa em duas instituições, em contexto pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, num período de quatro meses de estágio em ambos os contextos. Neste relatório caracteriza-se e contextualiza-se as instituições, assim como o grupo de crianças, o meio envolvente e a experiência da estagiária, salientando a sua evolução durante este período. Desta forma, foi pertinente realizar um estudo de caracter qualitativo, referente aos participantes do estudo, composto por vinte e três crianças, no pré-escolar e vinte e cinco crianças no 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, o presente relatório apresenta o desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária em ambas as valências, tendo em conta uma análise detalhada da intervenção educativa nos dois contextos e consequente reflexão. Para complementar esta análise, foi realizada uma recolha de dados com registos de observação, registos fotográficos, grelhas de observação, listas de verificação, entre outros, bem como uma descrição detalhada de toda a intervenção educativa, pautada pelos desafios que se colocam ao profissional da educação, com alicerces nas teorias públicas, metodologias educativas e um exercício de reflexão constante.This report comes under the Master Degree in Preschool Education and Teaching of Elementary School shows the educational practice in both institutions, in the context of preschool and 1st cycle of Basic Education, on a four-month internship in both contexts. This report characterizes and contextualizes the institutions, as well as the group of children, the environment and experience of a intern, showing its evolution during this period. Thus, it was pertinent to conduct a study of qualitative character, referring to the study participants, composed of twenty-three children in preschool and twenty-five children in the 1st cycle of basic education. This report presents the development professional and personal level of the intern in both internships, considering a detailed analysis of the educational intervention in both contexts and consequent reflection. To complement this analysis, it was performed a data collection with records of observation, photographic records, observation grids, checklists, among others, as well as a detailed description of all the educational intervention, guided by the challenges facing the professional education, based on the public theories, educational methodologies and a constant reflection.
id RCAP_47b3fe3bb4723b2c7d334ab2247a8b28
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção da profissionalidade docente e desafios educacionaisIntervenção educativaObservaçãoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado na Área de Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e evidencia a prática educativa em duas instituições, em contexto pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, num período de quatro meses de estágio em ambos os contextos. Neste relatório caracteriza-se e contextualiza-se as instituições, assim como o grupo de crianças, o meio envolvente e a experiência da estagiária, salientando a sua evolução durante este período. Desta forma, foi pertinente realizar um estudo de caracter qualitativo, referente aos participantes do estudo, composto por vinte e três crianças, no pré-escolar e vinte e cinco crianças no 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, o presente relatório apresenta o desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária em ambas as valências, tendo em conta uma análise detalhada da intervenção educativa nos dois contextos e consequente reflexão. Para complementar esta análise, foi realizada uma recolha de dados com registos de observação, registos fotográficos, grelhas de observação, listas de verificação, entre outros, bem como uma descrição detalhada de toda a intervenção educativa, pautada pelos desafios que se colocam ao profissional da educação, com alicerces nas teorias públicas, metodologias educativas e um exercício de reflexão constante.This report comes under the Master Degree in Preschool Education and Teaching of Elementary School shows the educational practice in both institutions, in the context of preschool and 1st cycle of Basic Education, on a four-month internship in both contexts. This report characterizes and contextualizes the institutions, as well as the group of children, the environment and experience of a intern, showing its evolution during this period. Thus, it was pertinent to conduct a study of qualitative character, referring to the study participants, composed of twenty-three children in preschool and twenty-five children in the 1st cycle of basic education. This report presents the development professional and personal level of the intern in both internships, considering a detailed analysis of the educational intervention in both contexts and consequent reflection. To complement this analysis, it was performed a data collection with records of observation, photographic records, observation grids, checklists, among others, as well as a detailed description of all the educational intervention, guided by the challenges facing the professional education, based on the public theories, educational methodologies and a constant reflection.2013-08-06T10:32:54Z2013-07-06T00:00:00Z2013-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1241porFernandes, Teresa Mafalda Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.861182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção da profissionalidade docente e desafios educacionais
title Construção da profissionalidade docente e desafios educacionais
spellingShingle Construção da profissionalidade docente e desafios educacionais
Fernandes, Teresa Mafalda Brito
Intervenção educativa
Observação
title_short Construção da profissionalidade docente e desafios educacionais
title_full Construção da profissionalidade docente e desafios educacionais
title_fullStr Construção da profissionalidade docente e desafios educacionais
title_full_unstemmed Construção da profissionalidade docente e desafios educacionais
title_sort Construção da profissionalidade docente e desafios educacionais
author Fernandes, Teresa Mafalda Brito
author_facet Fernandes, Teresa Mafalda Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Teresa Mafalda Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção educativa
Observação
topic Intervenção educativa
Observação
description O presente relatório surge no âmbito do Mestrado na Área de Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e evidencia a prática educativa em duas instituições, em contexto pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, num período de quatro meses de estágio em ambos os contextos. Neste relatório caracteriza-se e contextualiza-se as instituições, assim como o grupo de crianças, o meio envolvente e a experiência da estagiária, salientando a sua evolução durante este período. Desta forma, foi pertinente realizar um estudo de caracter qualitativo, referente aos participantes do estudo, composto por vinte e três crianças, no pré-escolar e vinte e cinco crianças no 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, o presente relatório apresenta o desenvolvimento profissional e pessoal da estagiária em ambas as valências, tendo em conta uma análise detalhada da intervenção educativa nos dois contextos e consequente reflexão. Para complementar esta análise, foi realizada uma recolha de dados com registos de observação, registos fotográficos, grelhas de observação, listas de verificação, entre outros, bem como uma descrição detalhada de toda a intervenção educativa, pautada pelos desafios que se colocam ao profissional da educação, com alicerces nas teorias públicas, metodologias educativas e um exercício de reflexão constante.This report comes under the Master Degree in Preschool Education and Teaching of Elementary School shows the educational practice in both institutions, in the context of preschool and 1st cycle of Basic Education, on a four-month internship in both contexts. This report characterizes and contextualizes the institutions, as well as the group of children, the environment and experience of a intern, showing its evolution during this period. Thus, it was pertinent to conduct a study of qualitative character, referring to the study participants, composed of twenty-three children in preschool and twenty-five children in the 1st cycle of basic education. This report presents the development professional and personal level of the intern in both internships, considering a detailed analysis of the educational intervention in both contexts and consequent reflection. To complement this analysis, it was performed a data collection with records of observation, photographic records, observation grids, checklists, among others, as well as a detailed description of all the educational intervention, guided by the challenges facing the professional education, based on the public theories, educational methodologies and a constant reflection.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-06T10:32:54Z
2013-07-06T00:00:00Z
2013-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1241
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620954865664