A produção de loas por estudantes no processo de letramento em uma turma de Eja. Abertura de caminhos para a inovação pedagógica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josilene Jorge da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3284
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se a construção de loas pelos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos, facilita o seu processo de letramento e possibilita abrir caminhos para a inovação pedagógica. Abordamos as seguintes categorias: construtivismo, educação popular, EJA, letramento e a inovação pedagógica. Numa perspectiva: a teoria construtivista como sendo uma teoria cognitivista relevante na qual que se explica que o conhecimento é construído pelos sujeitos na interação com o objeto a ser apreendido. A educação popular ou se consolidava como um paradigma geral da educação, com base na educação democrática visando uma educação de qualidade para todos, ou se confinaria na importante, mas limitada, educação para os excluídos. A Educação de Jovens e Adultos, na concepção construtivista passa ser entendida num novo âmbito: uma perspectiva que não os infantiliza, mas os percebe como sujeitos ativos no seu processo de aprendizagem. O letramento depende da forma que a leitura e a escrita são concebidas no contexto social; daí a importância das loas do maracatu, pois as mesmas retratam a realidade em nível local e global, servindo para integrar os saberes prévios e sistematizados. Ressaltamos a inovação pedagógica como paradigma emergente visando à superação da prática tradicional que excluiu muitos educandos da escola regular, por isso a necessidade deste novo olhar para a EJA. A metodologia utilizada foi qualitativa com característica etnográfica, com as técnicas: observação participante, entrevista e diário etnográfico, tendo como locus e sujeitos a Escola Municipal Torquato Ferreira Lima e os estudantes bem como a professora da segunda fase da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados demonstram que a produção de loas por estudantes no processo de letramento no primeiro segmento da EJA contribuiu para a emergência de evidência de inovação pedagógica.
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