Supervisão num contexto do papel humanista da escola face ao bullying função específica da liderança do diretor de turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Rui Manuel Nunes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7449
Resumo: Atualmente, falar de violência escolar é também falar de bullying ou mesmo de cyberbullying. Ao mesmo tempo que isola os sujeitos do processo educativo, o bullying esco-lar é uma ameaça à democratização das relações sociais e à realização da singularidade pes-soal do aluno. O autor aborda esta problemática social, pedagógica e ética em resultado do seu compromisso profissional de professor e de diretor de turma, com experiências muito concre-tas nesse âmbito. Daí que tenha formulado para o seu trabalho a questão. O contributo da supervisão para a melhoria das relações educativas escolares revela-se de modo especial na sua aplicação em contexto de turma, através do diretor de turma. Definir e selecionar tipos de supervisão e de liderança mais ajustados é um dos objetivos deste trabalho. Associado a uma escola massificada e à perda de referenciais educativos norteados por uma ética e uma moral uniformizadoras, o fenómeno do bullying não pode considerar-se uma inevitabilidade para a escola. Ao diretor de turma está reservado um enorme papel de diagnóstico, apoio e intervenção junto dos alunos, dos encarregados de educação e dos outros professores. Considerando importante a informação clara sobre a temática, o autor apresenta um projeto de intervenção junto da escola e da comunidade educativa, sob a forma de um seminá-rio, com participação mais direta de um presidente de associação de famílias, de uma psicólo-ga escolar, de um inspetor da polícia judiciária e de um diretor de turma investigador na área do bullying. Na abordagem teórica e no projeto, procura a resposta à questão: como poderá o diretor de turma congregar uma perspetiva humanista da comunidade escolar com os recursos supervisivos de modo a prevenir e a debelar comportamentos de bullying escolar?
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