Comunicação ou tendência? A cultura do slow fashion nas marcas de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brzuska, Vitória Tessmann
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38806
Resumo: Este trabalho busca analisar como as marcas de moda utilizam a sustentabilidade em suas redes sociais, bem como averiguar se este tópico é utilizado como forma de autopromoção, tendo como objetivo geral identificar como a sustentabilidade é comunicada nas marcas de moda. Para isto, foi realizada uma análise de conteúdo nas páginas do Instagram de seis marcas de moda: Gap, Levi’s, Mango, Osklen, Insecta e Pantys, no período do mês de abril, em que ocorre a semana do Fashion Revolution, evento no qual marcas do mundo inteiro se pronunciam em prol de uma moda mais transparente. Procurou-se observar se as marcas se pronunciam diferentemente ao decorrer do mês até chegar na semana destacada e como a sustentabilidade incorpora a comunicação das mesmas. Foi possível observar que algumas marcas analisadas utilizam a sustentabilidade apenas como forma de publicidade/promoção e que estas intensificaram e mudaram sua forma de comunicação durante o mês analisado.
id RCAP_47d4a335ab6b23289eafc2eb0173c96d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Comunicação ou tendência? A cultura do slow fashion nas marcas de modaModaComunicaçãoGreenwashingSustentabilidadeTendênciasEste trabalho busca analisar como as marcas de moda utilizam a sustentabilidade em suas redes sociais, bem como averiguar se este tópico é utilizado como forma de autopromoção, tendo como objetivo geral identificar como a sustentabilidade é comunicada nas marcas de moda. Para isto, foi realizada uma análise de conteúdo nas páginas do Instagram de seis marcas de moda: Gap, Levi’s, Mango, Osklen, Insecta e Pantys, no período do mês de abril, em que ocorre a semana do Fashion Revolution, evento no qual marcas do mundo inteiro se pronunciam em prol de uma moda mais transparente. Procurou-se observar se as marcas se pronunciam diferentemente ao decorrer do mês até chegar na semana destacada e como a sustentabilidade incorpora a comunicação das mesmas. Foi possível observar que algumas marcas analisadas utilizam a sustentabilidade apenas como forma de publicidade/promoção e que estas intensificaram e mudaram sua forma de comunicação durante o mês analisado.This work seeks to analyze how fashion brands use sustainability in their social networks, as well as to find out if they use it as a form of self-promotion, with the general objective of identifying how sustainability is communicated in fashion brands. For this, an analysis of the Instagram pages of six fashion brands was carried out: Gap, Levi's, Mango, Osklen, Insecta and Pantys, during the month of April, in the Fashion Revolution week, an event in which brands from all over the world speak out in favor of a more transparent fashion. Thus, we tried to observe whether the brands object of this study pronounce themselves differently throughout the month until reaching the highlighted week. The content analysis method developed by Bardin (1977, 2016) was used. It was observed that some brands analyzed use sustainability only as a form of advertising and that they intensified and changed their form of communication during the month under analysis.Lobo, Theresa BecoCantú, William AfonsoRepositório ComumBrzuska, Vitória Tessmann2022-01-13T12:23:08Z2021-11-01T00:00:00Z2021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38806202859010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:42ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação ou tendência? A cultura do slow fashion nas marcas de moda
title Comunicação ou tendência? A cultura do slow fashion nas marcas de moda
spellingShingle Comunicação ou tendência? A cultura do slow fashion nas marcas de moda
Brzuska, Vitória Tessmann
Moda
Comunicação
Greenwashing
Sustentabilidade
Tendências
title_short Comunicação ou tendência? A cultura do slow fashion nas marcas de moda
title_full Comunicação ou tendência? A cultura do slow fashion nas marcas de moda
title_fullStr Comunicação ou tendência? A cultura do slow fashion nas marcas de moda
title_full_unstemmed Comunicação ou tendência? A cultura do slow fashion nas marcas de moda
title_sort Comunicação ou tendência? A cultura do slow fashion nas marcas de moda
author Brzuska, Vitória Tessmann
author_facet Brzuska, Vitória Tessmann
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lobo, Theresa Beco
Cantú, William Afonso
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Brzuska, Vitória Tessmann
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Comunicação
Greenwashing
Sustentabilidade
Tendências
topic Moda
Comunicação
Greenwashing
Sustentabilidade
Tendências
description Este trabalho busca analisar como as marcas de moda utilizam a sustentabilidade em suas redes sociais, bem como averiguar se este tópico é utilizado como forma de autopromoção, tendo como objetivo geral identificar como a sustentabilidade é comunicada nas marcas de moda. Para isto, foi realizada uma análise de conteúdo nas páginas do Instagram de seis marcas de moda: Gap, Levi’s, Mango, Osklen, Insecta e Pantys, no período do mês de abril, em que ocorre a semana do Fashion Revolution, evento no qual marcas do mundo inteiro se pronunciam em prol de uma moda mais transparente. Procurou-se observar se as marcas se pronunciam diferentemente ao decorrer do mês até chegar na semana destacada e como a sustentabilidade incorpora a comunicação das mesmas. Foi possível observar que algumas marcas analisadas utilizam a sustentabilidade apenas como forma de publicidade/promoção e que estas intensificaram e mudaram sua forma de comunicação durante o mês analisado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-01T00:00:00Z
2021-11-01T00:00:00Z
2022-01-13T12:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38806
202859010
url http://hdl.handle.net/10400.26/38806
identifier_str_mv 202859010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301255240024064