O empreendedorismo corporativo como ferramenta de retenção de talentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rato, André Filipe Fernandes Lucas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12792
Resumo: Dissertação de Mestrado Em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos
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spelling O empreendedorismo corporativo como ferramenta de retenção de talentosTalentoGestão do TalentoAtraçãoDesenvolvimentoRetençãoEmpreendedorismo corporativoTalentTalent managementAttractionDevelopmentRetentionCorporate entrepreneurshipDissertação de Mestrado Em Políticas de Desenvolvimento de Recursos HumanosNos dias de hoje para as organizações competirem ao mais alto nível e tornarem-se mais produtivas, torna-se pertinente que os líderes das organizações escolham os melhores colaboradores para os melhores lugares. Face a isto, a disputa para atrair, desenvolver e reter colaboradores talentosos passou a ser encarada como prioritária. A gestão do talento passou a ter um papel ativo nas organizações sobretudo a partir da década de 90. Partindo dessa necessidade organizacional, aliado ao facto dos conceitos de talento e gestão do talento estarem rodeados de alguma controvérsia, este estudo tem como objetivos analisar de que forma o fenómeno de empreendedorismo corporativo poder ser encarado como uma estratégia de retenção de colaboradores talentosos, mais concretamente, de que forma uma organização multinacional, que irá ser o objeto de análise desta investigação, pode utilizar projetos empreendedores como forma de evitar a fuga de colaboradores talentosos. Foram realizadas oito entrevistas, numa organização multinacional, e recorreu-se à Grounded Theory para tratamento dos dados. Por fim, construiu-se um modelo explicativo que analisa a influência do empreendedorismo corporativo como ferramenta de retenção de talento.Nowadays it became relevant for the organizations, in order to compete to the highest level and become more productive, that their leaders choose the best collaborators for the best positions. As a result the dispute to attract, develop and retain talented collaborators it is now seen as a priority. The talent management has now an active role inside organizations, especially since the 90. Starting from these organizational need and adding the fact that talent and talent management concepts are surrounded by some controversy, this study has as a goal to analyze in what way the corporate entrepreneurship can be faced as a talented collaborators retention strategy, more specifically in what way a multinational organization, that is going to be the study object of this research, can utilize entrepreneurial projects as a way to avoid the escape of talented collaborators. Eight interviews have been held in a multinational organization, and the Grounded Theory was used in the data analysis. Finally, we have built an explanatory model that analyses the corporate entrepreneurship’ influence as a talent retention tool.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasPalma, Patrícia Jardim daRepositório da Universidade de LisboaRato, André Filipe Fernandes Lucas2016-12-29T10:29:15Z2016-11-072016-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12792TID:201512378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12792Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:52.713486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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