Os pais e a importância do Brincar: perceções de um grupo de pais de crianças até aos seis anos – Uma descrição qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Trigueiro, Maria João, Portugal, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22583
Resumo: A presente descrição qualitativa visa compreender, a partir do olhar dos intervenientes nos contextos de vida da criança, nesta caso, os pais de crianças até aos seis anos, que importância atribuem ao brincar, enquanto promotor do desenvolvimento infantil. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada a 20 pais selecionados de forma não-probabilística intencional. A análise de dados recorreu à codificação aberta por dois investigadores independentes, sendo a codificação final obtida por consenso. Os resultados mostraram que os pais de crianças em idade pré-escolar dão maior importância às atividades de caráter estruturado e educativo em detrimento de um brincar livre e a substituição de um brincar ativo ao ar livre por outro mais sedentário, em contextos mais controlados. O tempo de brincadeira entre pais e filhos é reduzido, em função das densas rotinas familiares. Verificou-se a introdução, cada vez mais precoce, de dispositivos tecnológicos em detrimento de outras formas de brincar.
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