“Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Plácido José Marques dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31524
Resumo: O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionado é realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica, procura apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica da UL2 do 9º ano: Deus, o grande mistério e apresentar contributos teológicos para a sua valorização. Deus é um mistério que se vai desvelando na história e que promove uma experiência nova e edificante à humanidade, que se deixa contagiar e conduzir por ela. A questão de Deus surge na dimensão espiritual e religiosa da pessoa e por isso é uma questão universal e intemporal na qual os homens e mulheres sempre procuraram um significado existencial e de sentido, que nos tempos atuais requer uma leitura mais transversal que envolva, além da teologia, outras áreas das ciências humanas. Com o nosso trabalho pretendemos exatamente abrir novos horizontes que permitam uma perspetiva do tema de Deus duma forma mais abrangente, tendo em conta as inquietações atuais, fomentando assim uma hermenêutica mais próxima à sua realidade promovendo uma educação integral aos nossos alunos.
id RCAP_487ecc9f372011c37b73f3594a41a3f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorizaçãoEMRCEducaçãoEscolaCurrículoDeusMistérioExperiência religiosaContemporaneidadeEducationSchoolCurriculumGodMysteryReligious experienceContemporaryDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionado é realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica, procura apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica da UL2 do 9º ano: Deus, o grande mistério e apresentar contributos teológicos para a sua valorização. Deus é um mistério que se vai desvelando na história e que promove uma experiência nova e edificante à humanidade, que se deixa contagiar e conduzir por ela. A questão de Deus surge na dimensão espiritual e religiosa da pessoa e por isso é uma questão universal e intemporal na qual os homens e mulheres sempre procuraram um significado existencial e de sentido, que nos tempos atuais requer uma leitura mais transversal que envolva, além da teologia, outras áreas das ciências humanas. Com o nosso trabalho pretendemos exatamente abrir novos horizontes que permitam uma perspetiva do tema de Deus duma forma mais abrangente, tendo em conta as inquietações atuais, fomentando assim uma hermenêutica mais próxima à sua realidade promovendo uma educação integral aos nossos alunos.The following Final Report on Supervised Teaching Practice is prepared within the scope of the Master in Religious Sciences - Catholic Moral and Religious Teaching, and wishes to present a reflection on the pedagogical practice of the UL2 of the 9th grade: God, the great mystery and to present theological contributions for its valorization. God is a mystery which unfolds in history and promotes a new and edifying experience to mankind, that allows itself to be infected and guided by it. The question of God arises in the spiritual and religious dimension of the person and, therefore, it is a universal and timeless question in which men and women have always sought an existential and meaningful meaning, which today requires a more transversal reading that involves, in addition to theology, other areas of the human sciences. With our work we intend to open new horizons that allow a perspective of the theme of God in a more comprehensive way, taking into account the current concerns, thus fostering a hermeneutic closer to its reality, promoting an integral education to our students.Angélico, José Pedro LopesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Plácido José Marques dos2020-12-29T08:34:02Z2020-12-0320202020-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31524TID:202556808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:25.285571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorização
title “Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorização
spellingShingle “Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorização
Santos, Plácido José Marques dos
EMRC
Educação
Escola
Currículo
Deus
Mistério
Experiência religiosa
Contemporaneidade
Education
School
Curriculum
God
Mystery
Religious experience
Contemporary
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short “Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorização
title_full “Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorização
title_fullStr “Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorização
title_full_unstemmed “Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorização
title_sort “Deus, o grande mistério” : reflexão sobre a prática pedagógica relativa à UL 2 do 9º ano do programa de EMRC e contributos teológicos para a sua valorização
author Santos, Plácido José Marques dos
author_facet Santos, Plácido José Marques dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angélico, José Pedro Lopes
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Plácido José Marques dos
dc.subject.por.fl_str_mv EMRC
Educação
Escola
Currículo
Deus
Mistério
Experiência religiosa
Contemporaneidade
Education
School
Curriculum
God
Mystery
Religious experience
Contemporary
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic EMRC
Educação
Escola
Currículo
Deus
Mistério
Experiência religiosa
Contemporaneidade
Education
School
Curriculum
God
Mystery
Religious experience
Contemporary
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionado é realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas – Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica, procura apresentar uma reflexão sobre a prática pedagógica da UL2 do 9º ano: Deus, o grande mistério e apresentar contributos teológicos para a sua valorização. Deus é um mistério que se vai desvelando na história e que promove uma experiência nova e edificante à humanidade, que se deixa contagiar e conduzir por ela. A questão de Deus surge na dimensão espiritual e religiosa da pessoa e por isso é uma questão universal e intemporal na qual os homens e mulheres sempre procuraram um significado existencial e de sentido, que nos tempos atuais requer uma leitura mais transversal que envolva, além da teologia, outras áreas das ciências humanas. Com o nosso trabalho pretendemos exatamente abrir novos horizontes que permitam uma perspetiva do tema de Deus duma forma mais abrangente, tendo em conta as inquietações atuais, fomentando assim uma hermenêutica mais próxima à sua realidade promovendo uma educação integral aos nossos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T08:34:02Z
2020-12-03
2020
2020-12-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/31524
TID:202556808
url http://hdl.handle.net/10400.14/31524
identifier_str_mv TID:202556808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131968935297024