Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Antunes, Maria Da Luz, Sanches, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8762
Resumo: Numa cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Neste painel apresenta-se um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Os intervenientes do painel apresentam a sua experiência no desenho de atividades que podem inspirar os bibliotecários na utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os conteúdos trabalhados e comunicados são adaptáveis às necessidades de ensino, garantindo a formação de bibliotecários académicos e promovendo o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. O painel termina com a participação da Presidente da BAD sobre a importância deste tipo de projetos para a capacitação e a formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.
id RCAP_48bef1c3f1004c3652f52df932d65ace
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovensCiência abertaEnsino superiorLiteracia da informaçãoAprendizagemCompetênciasDesinformaçãoNuma cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Neste painel apresenta-se um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Os intervenientes do painel apresentam a sua experiência no desenho de atividades que podem inspirar os bibliotecários na utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os conteúdos trabalhados e comunicados são adaptáveis às necessidades de ensino, garantindo a formação de bibliotecários académicos e promovendo o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. O painel termina com a participação da Presidente da BAD sobre a importância deste tipo de projetos para a capacitação e a formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.Instituto Politécnico de SantarémRepositório do ISPALopes, CarlosAntunes, Maria Da LuzSanches, Tatiana2022-09-13T14:35:51Z2022-07-01T00:00:00Z2022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8762porLopes C, Antunes ML, Sanches T. Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens. In: ICCL 2022 – 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), July 7-8, 2022. p. 113.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-18T02:15:15Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:53.998143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens
title Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens
spellingShingle Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens
Lopes, Carlos
Ciência aberta
Ensino superior
Literacia da informação
Aprendizagem
Competências
Desinformação
title_short Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens
title_full Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens
title_fullStr Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens
title_full_unstemmed Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens
title_sort Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens
author Lopes, Carlos
author_facet Lopes, Carlos
Antunes, Maria Da Luz
Sanches, Tatiana
author_role author
author2 Antunes, Maria Da Luz
Sanches, Tatiana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carlos
Antunes, Maria Da Luz
Sanches, Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência aberta
Ensino superior
Literacia da informação
Aprendizagem
Competências
Desinformação
topic Ciência aberta
Ensino superior
Literacia da informação
Aprendizagem
Competências
Desinformação
description Numa cultura digital em que a informação aumenta exponencialmente, regista-se a crescente necessidade de formar jovens estudantes para distinguir o que é verdade do que podem ser falácias, erros e desinformação. Neste sentido, os bibliotecários podem ser importantes agentes de formação, uma vez que trabalham em estreita colaboração com estes públicos. Neste painel apresenta-se um projeto em curso, denominado «Literacia da Informação e Pensamento Crítico no Combate à Desinformação entre os Jovens». O objetivo é promover o conhecimento, desenhar estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Pretende-se espelhar um desenvolvimento de competências, práticas e hábitos mentais que ampliam e aprofundam a aprendizagem através do envolvimento com o ecossistema da informação. Além disso, pretende promover ligações educativas e culturais entre os Estados Unidos e Portugal, nomeadamente através do conhecimento, aplicação e divulgação de documentos internacionais de referência, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association for College and Research Libraries – ACRL). Através da formação dos bibliotecários, espera-se um amplo alcance nacional, promovendo eventos, competências de formação e ações de sensibilização descentralizadas, onde se pretende disseminar o conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal. Os intervenientes do painel apresentam a sua experiência no desenho de atividades que podem inspirar os bibliotecários na utilização da literacia da informação na luta contra a desinformação entre os estudantes. Os conteúdos trabalhados e comunicados são adaptáveis às necessidades de ensino, garantindo a formação de bibliotecários académicos e promovendo o conhecimento, estratégias de formação e práticas pedagógicas. O painel termina com a participação da Presidente da BAD sobre a importância deste tipo de projetos para a capacitação e a formação assente nas melhores práticas da literacia da informação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-13T14:35:51Z
2022-07-01T00:00:00Z
2022-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8762
url http://hdl.handle.net/10400.12/8762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes C, Antunes ML, Sanches T. Literacia da informação e pensamento crítico no combate à desinformação entre os jovens. In: ICCL 2022 – 2nd International Congress on 21st Century Literacies, Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), July 7-8, 2022. p. 113.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130354826608640