Um percurso em construção da identidade docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17925 |
Resumo: | O presente relatório de estágio emerge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, sendo esta parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.Ao longo de todo o documento encontra-se patente o percurso da mestranda no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada e, por conseguinte, a sua ação, evolução e reflexão acerca do desenvolvimento pessoal e profissional concretizado. Paralelamente, são mobilizados pressupostos legais e teóricos que sustentam as práticas educativas promovidas. O ciclo da ação pedagógica,ao integrar as fases da observação,planificação,ação e reflexão,deu aso a uma atitude reflexiva constante que, consequentemente, proporcionou a reformulação da atuação pedagógica sempre que necessário. Neste âmbito, procurou-se nortear a ação por uma perspetiva de índole construtivista, com o intuito de promover um desenvolvimento pleno e significativo das crianças. O contacto com contextos educativos distintos, bem como uma transição para uma modalidade de ensino a distância imposta pela pandemia da COVID-19, possibilitaram uma adaptação das estratégias de ensino, assim como da postura e atitudes da mestranda. Não obstante, apresenta-se uma componente de cariz investigativo, tendo como base um projeto de investigação de análise mista, com vista à promoção de bons hábitos de higiene das mãos. Assim, o presente documento visa evidenciar que a construção de um professor se alicerça no estabelecimento de uma harmonia entre o seu conhecimento científico, o seu conhecimento pedagógico e didático e a investigação-ação. |
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Um percurso em construção da identidade docentePrática de ensino supervisionadaEnsino-AprendizagemEducação para a SaúdeSupervised Teaching PracticeTeaching-learningHealth EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio emerge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, sendo esta parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.Ao longo de todo o documento encontra-se patente o percurso da mestranda no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada e, por conseguinte, a sua ação, evolução e reflexão acerca do desenvolvimento pessoal e profissional concretizado. Paralelamente, são mobilizados pressupostos legais e teóricos que sustentam as práticas educativas promovidas. O ciclo da ação pedagógica,ao integrar as fases da observação,planificação,ação e reflexão,deu aso a uma atitude reflexiva constante que, consequentemente, proporcionou a reformulação da atuação pedagógica sempre que necessário. Neste âmbito, procurou-se nortear a ação por uma perspetiva de índole construtivista, com o intuito de promover um desenvolvimento pleno e significativo das crianças. O contacto com contextos educativos distintos, bem como uma transição para uma modalidade de ensino a distância imposta pela pandemia da COVID-19, possibilitaram uma adaptação das estratégias de ensino, assim como da postura e atitudes da mestranda. Não obstante, apresenta-se uma componente de cariz investigativo, tendo como base um projeto de investigação de análise mista, com vista à promoção de bons hábitos de higiene das mãos. Assim, o presente documento visa evidenciar que a construção de um professor se alicerça no estabelecimento de uma harmonia entre o seu conhecimento científico, o seu conhecimento pedagógico e didático e a investigação-ação.This internship report emerges regarding the curricular unit Supervised Teaching Practice, which is an integral part of the Master in Education 1st and 2nd cycle of Basic Education,from the School of Education ofthe Polytechnic lnstitute of Porto.Throughoutthe entire document,the path ofthe master's student during the Supervised Teaching Practice and,consequently,the action,evolution and reflection on personal and professional development is patent. At the same time, legal and theoretical references that support the educational practices promoted are mobilized. The cycle of pedagogical action, by integrating the phases of observation, planning, action and reflection gave rise to a constant reflexive attitude that, consequently, provided a reformulation of pedagogical performance whenever necessary. In this context, it was intended to guide the educational action from a constructivist perspective, in order to promote a full and significant development of the students. The contact with different educational contexts, as well as the transition to a distance learning modality imposed by the COVID-19 pandemic,made it possible to adapt the teaching strategies, as well as the posture and attitudes of the master's student. Nevertheless, an investigative component is presented, based on a mixed analysis research project, with the aim to promote good hand hygiene habits. Thus, the present document aims to show that the construction of a teacher is based on the establishment of a harmony between scientific knowledge, pedagogical and didactic knowledge and action research.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBarbot, AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGouveia, Catarina Sofia Sousa2021-05-11T10:42:03Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17925TID:202725901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:31.051920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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