O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.13983 |
Resumo: | Este artigo estabelece relações entre o que ficou conhecido como a "crise dos paradigmas" na Sociologia da Educação (SED) nos anos 90 e o surgimento da Sociologia da Infância (SI) que propõe um novo paradigma para os estudos sociais da infância. Entre os elementos centrais deste novo paradigma estão o princípio da construção social da infância, o da criança-ator e a reivindicação da autonomia conceitual da infância (ou a "cidadania epistemológica da criança"). O afastamento inicial entre a SED e a SI deu-se em função da SED ter estado sempre voltada, tanto em sua vertente estrutural-funcionalista quanto no âmbito das teorias da reprodução, para as macro relações entre escola e sociedade. O "ofício de criança" e o "ofício de aluno" têm neste contexto uma complexa existência cujo desvendamento auxilia na compreensão das construções teórico-metodológicas no seio destas disciplinas e nas suas tensas articulações. Palavras-chave:Sociologia da educação; Sociologia da infância; Oficio de aluno; Oficio de criança. |
id |
RCAP_4ac73597db29e2d988d7da6bb418a005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13983 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infânciaArtigosEste artigo estabelece relações entre o que ficou conhecido como a "crise dos paradigmas" na Sociologia da Educação (SED) nos anos 90 e o surgimento da Sociologia da Infância (SI) que propõe um novo paradigma para os estudos sociais da infância. Entre os elementos centrais deste novo paradigma estão o princípio da construção social da infância, o da criança-ator e a reivindicação da autonomia conceitual da infância (ou a "cidadania epistemológica da criança"). O afastamento inicial entre a SED e a SI deu-se em função da SED ter estado sempre voltada, tanto em sua vertente estrutural-funcionalista quanto no âmbito das teorias da reprodução, para as macro relações entre escola e sociedade. O "ofício de criança" e o "ofício de aluno" têm neste contexto uma complexa existência cujo desvendamento auxilia na compreensão das construções teórico-metodológicas no seio destas disciplinas e nas suas tensas articulações. Palavras-chave:Sociologia da educação; Sociologia da infância; Oficio de aluno; Oficio de criança.Instituto de Educação - Universidade do Minho2018-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.13983por2183-04520871-9187Marchi, Rita de Cássiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:21ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância |
title |
O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância |
spellingShingle |
O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância Marchi, Rita de Cássia Artigos |
title_short |
O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância |
title_full |
O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância |
title_fullStr |
O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância |
title_full_unstemmed |
O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância |
title_sort |
O “ofício de aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância |
author |
Marchi, Rita de Cássia |
author_facet |
Marchi, Rita de Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchi, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo estabelece relações entre o que ficou conhecido como a "crise dos paradigmas" na Sociologia da Educação (SED) nos anos 90 e o surgimento da Sociologia da Infância (SI) que propõe um novo paradigma para os estudos sociais da infância. Entre os elementos centrais deste novo paradigma estão o princípio da construção social da infância, o da criança-ator e a reivindicação da autonomia conceitual da infância (ou a "cidadania epistemológica da criança"). O afastamento inicial entre a SED e a SI deu-se em função da SED ter estado sempre voltada, tanto em sua vertente estrutural-funcionalista quanto no âmbito das teorias da reprodução, para as macro relações entre escola e sociedade. O "ofício de criança" e o "ofício de aluno" têm neste contexto uma complexa existência cujo desvendamento auxilia na compreensão das construções teórico-metodológicas no seio destas disciplinas e nas suas tensas articulações. Palavras-chave:Sociologia da educação; Sociologia da infância; Oficio de aluno; Oficio de criança. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.13983 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.13983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301371023785984 |