A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/238
Resumo: A educação não formal foi até agora pouco valorizada academicamente e ao nível escolar. Este estudo pretende oferecer um marco reflexivo, no âmbito pedagógico, sobre a educação não formal, sobre as aprendizagens não reguladas sobre a educação plural e aberta à não formalidade do currículo. É um facto que a escola deixou de ser espaço hegemónico da educação/formação, pois, as aprendizagens dos sujeitos são cada vez mais adquiridas em espaços partilhados e em modalidades diversificadas. Por isso, a educação não formal que esteve tão “marginalizada” da inclusão escolar, reúne praticas atractivas e motivadoras para os alunos, que devem ser articuladas ao nível do projecto educativo e/ou curricular ao nível do currículo formativo. O autor analisa o cenário da educação, da formação e da aprendizagem não regulada na sociedade do conhecimento ou da informação, em que o ensino transcende os limites tradicionais da escola, invadindo outros espaços e contextos educativos variados, as comunidades de aprendizagem, a cidade educativa na promoção de modalidades educativas interessantes à formação e à aquisição de competências, valores e atitudes nos educandos.
id RCAP_4b32f00961d9f05e5cce128b2072319f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)Educação formalEducação não formalEducação informalAprendizagem não reguladaAprender a aprenderPedagogia sistémicaA educação não formal foi até agora pouco valorizada academicamente e ao nível escolar. Este estudo pretende oferecer um marco reflexivo, no âmbito pedagógico, sobre a educação não formal, sobre as aprendizagens não reguladas sobre a educação plural e aberta à não formalidade do currículo. É um facto que a escola deixou de ser espaço hegemónico da educação/formação, pois, as aprendizagens dos sujeitos são cada vez mais adquiridas em espaços partilhados e em modalidades diversificadas. Por isso, a educação não formal que esteve tão “marginalizada” da inclusão escolar, reúne praticas atractivas e motivadoras para os alunos, que devem ser articuladas ao nível do projecto educativo e/ou curricular ao nível do currículo formativo. O autor analisa o cenário da educação, da formação e da aprendizagem não regulada na sociedade do conhecimento ou da informação, em que o ensino transcende os limites tradicionais da escola, invadindo outros espaços e contextos educativos variados, as comunidades de aprendizagem, a cidade educativa na promoção de modalidades educativas interessantes à formação e à aquisição de competências, valores e atitudes nos educandos.IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo BrancoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2010-07-02T10:54:47Z2006-062006-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/238porMARTINS, Ernesto (2006) - A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas). Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano XI, n.º 19, p. 69-95.0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:11Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:31:52.732129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)
title A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)
spellingShingle A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)
Martins, Ernesto Candeias
Educação formal
Educação não formal
Educação informal
Aprendizagem não regulada
Aprender a aprender
Pedagogia sistémica
title_short A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)
title_full A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)
title_fullStr A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)
title_full_unstemmed A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)
title_sort A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas)
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação formal
Educação não formal
Educação informal
Aprendizagem não regulada
Aprender a aprender
Pedagogia sistémica
topic Educação formal
Educação não formal
Educação informal
Aprendizagem não regulada
Aprender a aprender
Pedagogia sistémica
description A educação não formal foi até agora pouco valorizada academicamente e ao nível escolar. Este estudo pretende oferecer um marco reflexivo, no âmbito pedagógico, sobre a educação não formal, sobre as aprendizagens não reguladas sobre a educação plural e aberta à não formalidade do currículo. É um facto que a escola deixou de ser espaço hegemónico da educação/formação, pois, as aprendizagens dos sujeitos são cada vez mais adquiridas em espaços partilhados e em modalidades diversificadas. Por isso, a educação não formal que esteve tão “marginalizada” da inclusão escolar, reúne praticas atractivas e motivadoras para os alunos, que devem ser articuladas ao nível do projecto educativo e/ou curricular ao nível do currículo formativo. O autor analisa o cenário da educação, da formação e da aprendizagem não regulada na sociedade do conhecimento ou da informação, em que o ensino transcende os limites tradicionais da escola, invadindo outros espaços e contextos educativos variados, as comunidades de aprendizagem, a cidade educativa na promoção de modalidades educativas interessantes à formação e à aquisição de competências, valores e atitudes nos educandos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06
2006-06-01T00:00:00Z
2010-07-02T10:54:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/238
url http://hdl.handle.net/10400.11/238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARTINS, Ernesto (2006) - A educação aberta à não formalidade (aprendizagens auto-reguladas). Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano XI, n.º 19, p. 69-95.
0873-0504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv IPCB. Escola Superior de Educação de Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130773601648640