As Fusões como Mecanismos de Criação de Valor: Estudo de Caso da NOS Comunicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldé, Genaica
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18042
Resumo: As Fusões e Aquisições de Empresas constituem medidas estratégicas de diversificação e expansão de atividades com vista essencialmente ao incremento de capacidade competitiva e à obtenção de sinergias financeiras. O presente estudo inicia-se pelo enquadramento teórico no âmbito da temática das Fusões e Aquisições clarificando os principais conceitos, as motivações subjacentes e a sua evolução histórica e atual numa perspetiva mundial e em Portugal. A abordagem metodológica ao trabalho empírico baseou-se num Estudo de Caso dirigido à NOS Comunicações, grupo empresarial resultante da Fusão da Zon e da Optimus e com destaque no PSI20 - índice representativo das 20 empresas mais transacionadas no âmbito da Bolsa de Portugal. Para melhor perceção do momento e do contexto que antecedeu e sucedeu a fusão foi feita a avaliação do impacto provocado no Mercado das Telecomunicações, no desempenho financeiro e a nível interno: integração na nova cultura organizacional, grau de satisfação e motivação do capital humano, com recurso a diagnósticos sobre o mercado e da situação financeira da NOS e à aplicação de questionário aos respetivos colaboradores. Os resultados evidenciam numa fase pós-fusão, a ocorrência de efeitos positivos de mercado mas fraca projeção em termos financeiros. Evidenciaram também a manutenção ou quebra generalizadas dos fatores associados à cultura organizacional, à satisfação e à motivação dos profissionais em contexto de trabalho.
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