As Fusões como Mecanismos de Criação de Valor: Estudo de Caso da NOS Comunicações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18042 |
Resumo: | As Fusões e Aquisições de Empresas constituem medidas estratégicas de diversificação e expansão de atividades com vista essencialmente ao incremento de capacidade competitiva e à obtenção de sinergias financeiras. O presente estudo inicia-se pelo enquadramento teórico no âmbito da temática das Fusões e Aquisições clarificando os principais conceitos, as motivações subjacentes e a sua evolução histórica e atual numa perspetiva mundial e em Portugal. A abordagem metodológica ao trabalho empírico baseou-se num Estudo de Caso dirigido à NOS Comunicações, grupo empresarial resultante da Fusão da Zon e da Optimus e com destaque no PSI20 - índice representativo das 20 empresas mais transacionadas no âmbito da Bolsa de Portugal. Para melhor perceção do momento e do contexto que antecedeu e sucedeu a fusão foi feita a avaliação do impacto provocado no Mercado das Telecomunicações, no desempenho financeiro e a nível interno: integração na nova cultura organizacional, grau de satisfação e motivação do capital humano, com recurso a diagnósticos sobre o mercado e da situação financeira da NOS e à aplicação de questionário aos respetivos colaboradores. Os resultados evidenciam numa fase pós-fusão, a ocorrência de efeitos positivos de mercado mas fraca projeção em termos financeiros. Evidenciaram também a manutenção ou quebra generalizadas dos fatores associados à cultura organizacional, à satisfação e à motivação dos profissionais em contexto de trabalho. |
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As Fusões como Mecanismos de Criação de Valor: Estudo de Caso da NOS ComunicaçõesImpacto das Fusões e Aquisições, NOS Comunicações, Mercado das Telecomunicações, Desempenho Financeiro, Capital HumanoAs Fusões e Aquisições de Empresas constituem medidas estratégicas de diversificação e expansão de atividades com vista essencialmente ao incremento de capacidade competitiva e à obtenção de sinergias financeiras. O presente estudo inicia-se pelo enquadramento teórico no âmbito da temática das Fusões e Aquisições clarificando os principais conceitos, as motivações subjacentes e a sua evolução histórica e atual numa perspetiva mundial e em Portugal. A abordagem metodológica ao trabalho empírico baseou-se num Estudo de Caso dirigido à NOS Comunicações, grupo empresarial resultante da Fusão da Zon e da Optimus e com destaque no PSI20 - índice representativo das 20 empresas mais transacionadas no âmbito da Bolsa de Portugal. Para melhor perceção do momento e do contexto que antecedeu e sucedeu a fusão foi feita a avaliação do impacto provocado no Mercado das Telecomunicações, no desempenho financeiro e a nível interno: integração na nova cultura organizacional, grau de satisfação e motivação do capital humano, com recurso a diagnósticos sobre o mercado e da situação financeira da NOS e à aplicação de questionário aos respetivos colaboradores. Os resultados evidenciam numa fase pós-fusão, a ocorrência de efeitos positivos de mercado mas fraca projeção em termos financeiros. Evidenciaram também a manutenção ou quebra generalizadas dos fatores associados à cultura organizacional, à satisfação e à motivação dos profissionais em contexto de trabalho.Costa, SacramentoRepositório ComumBaldé, Genaica2017-02-24T11:19:00Z2017-01-172017-01-26T00:00:00Z2017-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18042201616351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:52.871493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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