“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gilz, Claudino
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4164
Resumo: O presente trabalho busca contribuir com o debate sobre “o quê?” e o “para quê?” do ensino de religião na escola e na formação do professor. Discorre sobre as luzes e sombras do livro didático e na sua utilização diária em sala de aula pelo corpo docente e discente. Discute a pertinência do livro didático na implantação do modelo de Ensino Religioso inaugurado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,nº 9.394/96. Apresenta um breve relato de uma pesquisa realizada com professores escritores e não-escritores de um livro didático de Ensino Religiosoii a respeito de aspectos,tais como: a concepção de educação, a concepção religiosa, o conteúdo, a metodologia e a linguagem.
id RCAP_4b4a623cfe580dc6424ff5e8626a6a26
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4164
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professorRELIGIÃOEDUCAÇÃO RELIGIOSAFORMAÇÃO DE PROFESSORESRELIGIONRELIGIOUS EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONO presente trabalho busca contribuir com o debate sobre “o quê?” e o “para quê?” do ensino de religião na escola e na formação do professor. Discorre sobre as luzes e sombras do livro didático e na sua utilização diária em sala de aula pelo corpo docente e discente. Discute a pertinência do livro didático na implantação do modelo de Ensino Religioso inaugurado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,nº 9.394/96. Apresenta um breve relato de uma pesquisa realizada com professores escritores e não-escritores de um livro didático de Ensino Religiosoii a respeito de aspectos,tais como: a concepção de educação, a concepção religiosa, o conteúdo, a metodologia e a linguagem.The present work aims at contributing towards the debate about the “what” and “to what purpose” of religious teaching in schools and in teacher’s education. It expands on the lights and the shadows of didactic books and their daily utilization in the classroom by teachers and students alike. It discusses the pertinence of the didactic book in the implantation of Religious Teaching inaugurated by the new Guidelines and Bases for National Education number 9.394/96. It presents a brief account of a research project that took place among teachers, writers and nonwriters of a didactic book for Religious Teaching, touching on aspects such as: the concepts of education, religious concepts, content, methodology, and language.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-17T11:10:10Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4164por1646-1630Gilz, ClaudinoJunqueira, Sérgio Rogério Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:13ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor
title “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor
spellingShingle “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor
Gilz, Claudino
RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
title_short “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor
title_full “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor
title_fullStr “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor
title_full_unstemmed “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor
title_sort “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor
author Gilz, Claudino
author_facet Gilz, Claudino
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
author_role author
author2 Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gilz, Claudino
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
topic RELIGIÃO
EDUCAÇÃO RELIGIOSA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RELIGION
RELIGIOUS EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
description O presente trabalho busca contribuir com o debate sobre “o quê?” e o “para quê?” do ensino de religião na escola e na formação do professor. Discorre sobre as luzes e sombras do livro didático e na sua utilização diária em sala de aula pelo corpo docente e discente. Discute a pertinência do livro didático na implantação do modelo de Ensino Religioso inaugurado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,nº 9.394/96. Apresenta um breve relato de uma pesquisa realizada com professores escritores e não-escritores de um livro didático de Ensino Religiosoii a respeito de aspectos,tais como: a concepção de educação, a concepção religiosa, o conteúdo, a metodologia e a linguagem.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2013-11-17T11:10:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4164
url http://hdl.handle.net/10437/4164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302218215522304