“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4164 |
Resumo: | O presente trabalho busca contribuir com o debate sobre “o quê?” e o “para quê?” do ensino de religião na escola e na formação do professor. Discorre sobre as luzes e sombras do livro didático e na sua utilização diária em sala de aula pelo corpo docente e discente. Discute a pertinência do livro didático na implantação do modelo de Ensino Religioso inaugurado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,nº 9.394/96. Apresenta um breve relato de uma pesquisa realizada com professores escritores e não-escritores de um livro didático de Ensino Religiosoii a respeito de aspectos,tais como: a concepção de educação, a concepção religiosa, o conteúdo, a metodologia e a linguagem. |
id |
RCAP_4b4a623cfe580dc6424ff5e8626a6a26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4164 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professorRELIGIÃOEDUCAÇÃO RELIGIOSAFORMAÇÃO DE PROFESSORESRELIGIONRELIGIOUS EDUCATIONTEACHERS EDUCATIONO presente trabalho busca contribuir com o debate sobre “o quê?” e o “para quê?” do ensino de religião na escola e na formação do professor. Discorre sobre as luzes e sombras do livro didático e na sua utilização diária em sala de aula pelo corpo docente e discente. Discute a pertinência do livro didático na implantação do modelo de Ensino Religioso inaugurado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,nº 9.394/96. Apresenta um breve relato de uma pesquisa realizada com professores escritores e não-escritores de um livro didático de Ensino Religiosoii a respeito de aspectos,tais como: a concepção de educação, a concepção religiosa, o conteúdo, a metodologia e a linguagem.The present work aims at contributing towards the debate about the “what” and “to what purpose” of religious teaching in schools and in teacher’s education. It expands on the lights and the shadows of didactic books and their daily utilization in the classroom by teachers and students alike. It discusses the pertinence of the didactic book in the implantation of Religious Teaching inaugurated by the new Guidelines and Bases for National Education number 9.394/96. It presents a brief account of a research project that took place among teachers, writers and nonwriters of a didactic book for Religious Teaching, touching on aspects such as: the concepts of education, religious concepts, content, methodology, and language.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-17T11:10:10Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4164por1646-1630Gilz, ClaudinoJunqueira, Sérgio Rogério Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:15.850041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor |
title |
“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor |
spellingShingle |
“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor Gilz, Claudino RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELIGION RELIGIOUS EDUCATION TEACHERS EDUCATION |
title_short |
“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor |
title_full |
“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor |
title_fullStr |
“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor |
title_full_unstemmed |
“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor |
title_sort |
“O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor |
author |
Gilz, Claudino |
author_facet |
Gilz, Claudino Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gilz, Claudino Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELIGION RELIGIOUS EDUCATION TEACHERS EDUCATION |
topic |
RELIGIÃO EDUCAÇÃO RELIGIOSA FORMAÇÃO DE PROFESSORES RELIGION RELIGIOUS EDUCATION TEACHERS EDUCATION |
description |
O presente trabalho busca contribuir com o debate sobre “o quê?” e o “para quê?” do ensino de religião na escola e na formação do professor. Discorre sobre as luzes e sombras do livro didático e na sua utilização diária em sala de aula pelo corpo docente e discente. Discute a pertinência do livro didático na implantação do modelo de Ensino Religioso inaugurado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,nº 9.394/96. Apresenta um breve relato de uma pesquisa realizada com professores escritores e não-escritores de um livro didático de Ensino Religiosoii a respeito de aspectos,tais como: a concepção de educação, a concepção religiosa, o conteúdo, a metodologia e a linguagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2013-11-17T11:10:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4164 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131220189118464 |