Teorias fisiopatológicas da ejaculação prematura e novas perspetivas terapêuticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paço, Joana Marta Costa Simões do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5203
Resumo: A ejaculação prematura, no âmbito das disfunções sexuais, é a mais prevalente, estimando-se que afete cerca de 23% da população masculina. É um distúrbio universal, independente da idade, estatuto social ou marital. Homens com ejaculação prematura referem geralmente outras comorbilidades associadas e verifica-se uma interferência significativa da doença na qualidade de vida do próprio indivíduo, da(o) cônjuge e do relacionamento íntimo e social. Apesar de comum e de ser tratável na maior parte dos casos, os fármacos atualmente disponíveis podem interferir com a espontaneidade sexual e o custo dos mesmos pode revelar-se um obstáculo à resolução dos sintomas. Esta dissertação pretende abordar extensamente as teorias fisiopatológicas, principalmente no que diz respeito aos aspetos biológicos que possam estar na génese deste distúrbio. Intentar-se-á também uma análise profunda das terapêuticas atualmente disponíveis tendo em conta os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Não obstante, o principal objetivo desta dissertação debruçar-se-á sobre os alvos terapêuticos em perspetiva e sobre as moléculas com potencial benefício na ejaculação prematura, de acordo com os estudos translacionais disponíveis.
id RCAP_4cc990688791cd83e68239592c13b769
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Teorias fisiopatológicas da ejaculação prematura e novas perspetivas terapêuticasDisfunção SexualEjaculação PrematuraFisiopatologiaNovas TerapêuticasTerapêuticaDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA ejaculação prematura, no âmbito das disfunções sexuais, é a mais prevalente, estimando-se que afete cerca de 23% da população masculina. É um distúrbio universal, independente da idade, estatuto social ou marital. Homens com ejaculação prematura referem geralmente outras comorbilidades associadas e verifica-se uma interferência significativa da doença na qualidade de vida do próprio indivíduo, da(o) cônjuge e do relacionamento íntimo e social. Apesar de comum e de ser tratável na maior parte dos casos, os fármacos atualmente disponíveis podem interferir com a espontaneidade sexual e o custo dos mesmos pode revelar-se um obstáculo à resolução dos sintomas. Esta dissertação pretende abordar extensamente as teorias fisiopatológicas, principalmente no que diz respeito aos aspetos biológicos que possam estar na génese deste distúrbio. Intentar-se-á também uma análise profunda das terapêuticas atualmente disponíveis tendo em conta os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Não obstante, o principal objetivo desta dissertação debruçar-se-á sobre os alvos terapêuticos em perspetiva e sobre as moléculas com potencial benefício na ejaculação prematura, de acordo com os estudos translacionais disponíveis.Premature ejaculation (PE) is the most prevalent sexual dysfunction, as it is estimated to affect about 23% of the male population. It is a universal disorder: it is independent of age, social or marital status. Men with PE typically refer other associated comorbidities and report a significant impact of the disorder not only on their quality of life but also on the satisfaction of the partner and affection of their intimate and social relationships. Although common and treatable in most cases, the drugs currently available can affect sexual spontaneity and the cost can prove to be a hindrance to the resolution of symptoms. This dissertation aims to address the pathophysiological theories extensively, especially regarding the biological aspects that could be in the genesis of this disorder. It will also bring a deep-analysis of the newest therapeutic targets and molecules with potential benefit in PE, according to the translational studies available at the moment.Pereira, Bruno Alexandre Guerra JorgeuBibliorumPaço, Joana Marta Costa Simões do2018-07-18T16:03:51Z2015-5-152015-07-012015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5203TID:201642140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:47ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Teorias fisiopatológicas da ejaculação prematura e novas perspetivas terapêuticas
title Teorias fisiopatológicas da ejaculação prematura e novas perspetivas terapêuticas
spellingShingle Teorias fisiopatológicas da ejaculação prematura e novas perspetivas terapêuticas
Paço, Joana Marta Costa Simões do
Disfunção Sexual
Ejaculação Prematura
Fisiopatologia
Novas Terapêuticas
Terapêutica
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Teorias fisiopatológicas da ejaculação prematura e novas perspetivas terapêuticas
title_full Teorias fisiopatológicas da ejaculação prematura e novas perspetivas terapêuticas
title_fullStr Teorias fisiopatológicas da ejaculação prematura e novas perspetivas terapêuticas
title_full_unstemmed Teorias fisiopatológicas da ejaculação prematura e novas perspetivas terapêuticas
title_sort Teorias fisiopatológicas da ejaculação prematura e novas perspetivas terapêuticas
author Paço, Joana Marta Costa Simões do
author_facet Paço, Joana Marta Costa Simões do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Bruno Alexandre Guerra Jorge
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Paço, Joana Marta Costa Simões do
dc.subject.por.fl_str_mv Disfunção Sexual
Ejaculação Prematura
Fisiopatologia
Novas Terapêuticas
Terapêutica
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Disfunção Sexual
Ejaculação Prematura
Fisiopatologia
Novas Terapêuticas
Terapêutica
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description A ejaculação prematura, no âmbito das disfunções sexuais, é a mais prevalente, estimando-se que afete cerca de 23% da população masculina. É um distúrbio universal, independente da idade, estatuto social ou marital. Homens com ejaculação prematura referem geralmente outras comorbilidades associadas e verifica-se uma interferência significativa da doença na qualidade de vida do próprio indivíduo, da(o) cônjuge e do relacionamento íntimo e social. Apesar de comum e de ser tratável na maior parte dos casos, os fármacos atualmente disponíveis podem interferir com a espontaneidade sexual e o custo dos mesmos pode revelar-se um obstáculo à resolução dos sintomas. Esta dissertação pretende abordar extensamente as teorias fisiopatológicas, principalmente no que diz respeito aos aspetos biológicos que possam estar na génese deste distúrbio. Intentar-se-á também uma análise profunda das terapêuticas atualmente disponíveis tendo em conta os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Não obstante, o principal objetivo desta dissertação debruçar-se-á sobre os alvos terapêuticos em perspetiva e sobre as moléculas com potencial benefício na ejaculação prematura, de acordo com os estudos translacionais disponíveis.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-5-15
2015-07-01
2015-07-01T00:00:00Z
2018-07-18T16:03:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5203
TID:201642140
url http://hdl.handle.net/10400.6/5203
identifier_str_mv TID:201642140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301788622323712