Fisiopatologia da asma grave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Todo-Bom, Ana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Mota-Pinto, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/20230
Resumo: Não tem resumo. Transcreve-se o primeiro parágrafo: A história natural da asma e os condicionalismos de uma evolução para formas moderadas ou graves não está completamente estabelecida. Contudo, quer os factores genéticos quer os factores ambientais, serão determinantes na fisiopatologia e no prognóstico da doença. A asma é, por definição, uma doença inflamatória crónica das vias aéreas caracterizada por uma obstrução brônquica generalizada mas variável que é, pelo menos parcialmente, reversível espontaneamente ou através de intervenção farmacológica e que está associada a um aumento de reactividade a vários estímulos1. É pois o grau de inflamação e de broncospasmo, assim como a intensidade dos fenómenos de remodelação que ocorrem nas vias aéreas, que irá determinar a classificação da doença quanto à sua gravidade. Em todo este processo existe lesão de órgão prontamente reparada pela intervenção de mecanismos de defesa reguladores da resposta em curso. É fundamentalmente dos equilíbrios dinâmicos que se vão estabelecendo neste cenário que deve ser situada a fisiopatologia da asma grave.
id RCAP_4ce42a1f0eeedc403d720b3133cb7645
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/20230
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Fisiopatologia da asma graveAsmaNão tem resumo. Transcreve-se o primeiro parágrafo: A história natural da asma e os condicionalismos de uma evolução para formas moderadas ou graves não está completamente estabelecida. Contudo, quer os factores genéticos quer os factores ambientais, serão determinantes na fisiopatologia e no prognóstico da doença. A asma é, por definição, uma doença inflamatória crónica das vias aéreas caracterizada por uma obstrução brônquica generalizada mas variável que é, pelo menos parcialmente, reversível espontaneamente ou através de intervenção farmacológica e que está associada a um aumento de reactividade a vários estímulos1. É pois o grau de inflamação e de broncospasmo, assim como a intensidade dos fenómenos de remodelação que ocorrem nas vias aéreas, que irá determinar a classificação da doença quanto à sua gravidade. Em todo este processo existe lesão de órgão prontamente reparada pela intervenção de mecanismos de defesa reguladores da resposta em curso. É fundamentalmente dos equilíbrios dinâmicos que se vão estabelecendo neste cenário que deve ser situada a fisiopatologia da asma grave.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/20230http://hdl.handle.net/10316/20230porhttp://rpia.spaic.pt/arquivos/?imr=8&fmo=artigo&ia=2&ano=2006&edicao=541&id_pub=1&opcao=2006Todo-Bom, AnaMota-Pinto, Anabelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-08-28T13:21:57ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Fisiopatologia da asma grave
title Fisiopatologia da asma grave
spellingShingle Fisiopatologia da asma grave
Todo-Bom, Ana
Asma
title_short Fisiopatologia da asma grave
title_full Fisiopatologia da asma grave
title_fullStr Fisiopatologia da asma grave
title_full_unstemmed Fisiopatologia da asma grave
title_sort Fisiopatologia da asma grave
author Todo-Bom, Ana
author_facet Todo-Bom, Ana
Mota-Pinto, Anabela
author_role author
author2 Mota-Pinto, Anabela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Todo-Bom, Ana
Mota-Pinto, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv Asma
topic Asma
description Não tem resumo. Transcreve-se o primeiro parágrafo: A história natural da asma e os condicionalismos de uma evolução para formas moderadas ou graves não está completamente estabelecida. Contudo, quer os factores genéticos quer os factores ambientais, serão determinantes na fisiopatologia e no prognóstico da doença. A asma é, por definição, uma doença inflamatória crónica das vias aéreas caracterizada por uma obstrução brônquica generalizada mas variável que é, pelo menos parcialmente, reversível espontaneamente ou através de intervenção farmacológica e que está associada a um aumento de reactividade a vários estímulos1. É pois o grau de inflamação e de broncospasmo, assim como a intensidade dos fenómenos de remodelação que ocorrem nas vias aéreas, que irá determinar a classificação da doença quanto à sua gravidade. Em todo este processo existe lesão de órgão prontamente reparada pela intervenção de mecanismos de defesa reguladores da resposta em curso. É fundamentalmente dos equilíbrios dinâmicos que se vão estabelecendo neste cenário que deve ser situada a fisiopatologia da asma grave.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/20230
http://hdl.handle.net/10316/20230
url http://hdl.handle.net/10316/20230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://rpia.spaic.pt/arquivos/?imr=8&fmo=artigo&ia=2&ano=2006&edicao=541&id_pub=1&opcao=2006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302590573248512