O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Filipa Nobre
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23270
Resumo: A Web 2.0 transformou a Internet num verdadeiro espaço de colaboração, interação e compartilhamento de conhecimentos, oferecendo ao utilizador, a possibilidade de publicar, editar, colaborar e partilhar experiências, informações e conhecimentos de forma fácil e simples. O utilizador veio ainda usufruir de uma pluralidade de ferramentas que podem ser potenciadoras do desenvolvimento de múltiplas aprendizagens e experiências colaborativas entre professores e alunos. Através do Plano Tecnológico da Educação, todas as escolas do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário foram equipadas e modernizadas com computadores e videoprojectores, permitindo o acesso à Internet através da banda larga de alta velocidade. Este Relatório teve como objetivo averiguar a necessidade e relevância do uso das ferramentas da Web 2.0 para a prática letiva na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Para concretizar o objetivo, sugere-se uma nova perspetiva sobre o perfil do professor e do aluno e fez-se ainda um estudo que envolveu dezoito alunos finalistas do mestrado em Ciências Religiosas, variante Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do ano 2016/2017. O novo perfil do aluno e do professor, assim como os resultados do estudo aplicado revelaram que é relevante para a melhoria da dinâmica das aulas e ao mesmo tempo facilita o processo de aprendizagem dos alunos, assim como estabelece ou melhora os laços de afetividade e a relação com os alunos. As funcionalidades da Web 2.0 tal como a necessidade que os professores de EMRC têm de partilhar e aprofundar os seus conhecimentos e recursos didáticos produzidos para lecionar, propõe-se a criação de uma comunidade prática de aprendizagem, onde os professores possam partilhar, de forma a melhorar constantemente a qualidade dos métodos de ensino/aprendizagem.
id RCAP_4e4d8f9f8dd9f10cf035ab35a87d84b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa CatólicaWeb 2.0Ferramentas da Web 2.0Professores de EMRCWeb 2.0 toolsEMRC teachersDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoA Web 2.0 transformou a Internet num verdadeiro espaço de colaboração, interação e compartilhamento de conhecimentos, oferecendo ao utilizador, a possibilidade de publicar, editar, colaborar e partilhar experiências, informações e conhecimentos de forma fácil e simples. O utilizador veio ainda usufruir de uma pluralidade de ferramentas que podem ser potenciadoras do desenvolvimento de múltiplas aprendizagens e experiências colaborativas entre professores e alunos. Através do Plano Tecnológico da Educação, todas as escolas do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário foram equipadas e modernizadas com computadores e videoprojectores, permitindo o acesso à Internet através da banda larga de alta velocidade. Este Relatório teve como objetivo averiguar a necessidade e relevância do uso das ferramentas da Web 2.0 para a prática letiva na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Para concretizar o objetivo, sugere-se uma nova perspetiva sobre o perfil do professor e do aluno e fez-se ainda um estudo que envolveu dezoito alunos finalistas do mestrado em Ciências Religiosas, variante Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do ano 2016/2017. O novo perfil do aluno e do professor, assim como os resultados do estudo aplicado revelaram que é relevante para a melhoria da dinâmica das aulas e ao mesmo tempo facilita o processo de aprendizagem dos alunos, assim como estabelece ou melhora os laços de afetividade e a relação com os alunos. As funcionalidades da Web 2.0 tal como a necessidade que os professores de EMRC têm de partilhar e aprofundar os seus conhecimentos e recursos didáticos produzidos para lecionar, propõe-se a criação de uma comunidade prática de aprendizagem, onde os professores possam partilhar, de forma a melhorar constantemente a qualidade dos métodos de ensino/aprendizagem.Web 2.0 has transformed the internet into a real space for collaboration, interaction and knowledge sharing, giving the user the possibility to publish, edit, collaborate and share experiences, information and knowledge in an easy and simple fashion. Thanks to Web 2.0, the user can also benefit from a wide range of tools that have the potential to develop multiple learning and collaborative experiences between teachers and students. Through the Technical Plan for Education, every primary and secondary school in Portugal has been equipped and modernized, enabling internet access through high-speed broadband coverage. The objective of this report is to assess the need and relevance in using Web 2.0 tools in the instruction of Moral and Catholic Religion Education class. In order to achieve the above-mentioned objective, a new perspective regarding the profile of the teacher and student is suggested, through s study that included eighteen final students of the Masters Religious Sciences, module EMRC, during the academic year 2016/2017. The new student and teacher profile, as well as the findings of the study demonstrated that the use of Web 2.0 tools is relevant to improve dynamics in class and at the same time facilitates the learning process for students, while establishing and improving bonds and relationships with students. Web 2.0 features, coupled with the need of EMRC teachers to share and improve their knowledge and educational resources used to teach, this report suggests the creation of a practical learning community, where teachers can share their knowledge and ideas, in order to continually improve the quality of teaching and learning methods.Lagarto, José ReisGarcia Ambrosio, Juan FranciscoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Ana Filipa Nobre2020-02-28T01:30:46Z2017-10-1220172017-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23270TID:201742713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:10.890215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
title O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
spellingShingle O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
Oliveira, Ana Filipa Nobre
Web 2.0
Ferramentas da Web 2.0
Professores de EMRC
Web 2.0 tools
EMRC teachers
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
title_full O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
title_fullStr O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
title_full_unstemmed O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
title_sort O recurso à Web 2.0 na prática letiva de Educação Moral e Religiosa Católica : contributos da Web 2.0 para a aprendizagem na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
author Oliveira, Ana Filipa Nobre
author_facet Oliveira, Ana Filipa Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lagarto, José Reis
Garcia Ambrosio, Juan Francisco
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Filipa Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Ferramentas da Web 2.0
Professores de EMRC
Web 2.0 tools
EMRC teachers
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Web 2.0
Ferramentas da Web 2.0
Professores de EMRC
Web 2.0 tools
EMRC teachers
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description A Web 2.0 transformou a Internet num verdadeiro espaço de colaboração, interação e compartilhamento de conhecimentos, oferecendo ao utilizador, a possibilidade de publicar, editar, colaborar e partilhar experiências, informações e conhecimentos de forma fácil e simples. O utilizador veio ainda usufruir de uma pluralidade de ferramentas que podem ser potenciadoras do desenvolvimento de múltiplas aprendizagens e experiências colaborativas entre professores e alunos. Através do Plano Tecnológico da Educação, todas as escolas do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário foram equipadas e modernizadas com computadores e videoprojectores, permitindo o acesso à Internet através da banda larga de alta velocidade. Este Relatório teve como objetivo averiguar a necessidade e relevância do uso das ferramentas da Web 2.0 para a prática letiva na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Para concretizar o objetivo, sugere-se uma nova perspetiva sobre o perfil do professor e do aluno e fez-se ainda um estudo que envolveu dezoito alunos finalistas do mestrado em Ciências Religiosas, variante Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do ano 2016/2017. O novo perfil do aluno e do professor, assim como os resultados do estudo aplicado revelaram que é relevante para a melhoria da dinâmica das aulas e ao mesmo tempo facilita o processo de aprendizagem dos alunos, assim como estabelece ou melhora os laços de afetividade e a relação com os alunos. As funcionalidades da Web 2.0 tal como a necessidade que os professores de EMRC têm de partilhar e aprofundar os seus conhecimentos e recursos didáticos produzidos para lecionar, propõe-se a criação de uma comunidade prática de aprendizagem, onde os professores possam partilhar, de forma a melhorar constantemente a qualidade dos métodos de ensino/aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-12
2017
2017-10-12T00:00:00Z
2020-02-28T01:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23270
TID:201742713
url http://hdl.handle.net/10400.14/23270
identifier_str_mv TID:201742713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131885493813248