Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25098 |
Resumo: | Várias escolas reconhecem as vantagens da aprendizagem cooperativa e usam-na como estratégia de promoção do sucesso escolar. O nosso estudo incide num projeto de aprendizagem entre alunos da mesma turma, apresenta as suas principais caraterísticas, identifica as perceções dos alunos relativamente à sua participação no projeto e ao funcionamento e impacto deste nos resultados académicos e no ambiente de aprendizagem. A análise dos dados obtidos destaca a sociabilidade, a horizontalidade relacional e a confiança entre os pares e constata a predominância do carácter conteudista da aprendizagem e de metodologias que favorecem a memorização e a exercitação com vista à prestação de contas nas provas de avaliação sumativa. |
id |
RCAP_4e7ce5316c15a704eeba375aaa90d756 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25098 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre paresLearning together: peer curricular-support projectCooperaçãoEstudo em grupoApoio de paresComunidade de aprendizagemCooperationGroup studyPeer supportLearning communityVárias escolas reconhecem as vantagens da aprendizagem cooperativa e usam-na como estratégia de promoção do sucesso escolar. O nosso estudo incide num projeto de aprendizagem entre alunos da mesma turma, apresenta as suas principais caraterísticas, identifica as perceções dos alunos relativamente à sua participação no projeto e ao funcionamento e impacto deste nos resultados académicos e no ambiente de aprendizagem. A análise dos dados obtidos destaca a sociabilidade, a horizontalidade relacional e a confiança entre os pares e constata a predominância do carácter conteudista da aprendizagem e de metodologias que favorecem a memorização e a exercitação com vista à prestação de contas nas provas de avaliação sumativa.Several schools recognize the advantages of cooperative learning and use it as a strategy to promote school success. Our study focuses on a learning project among students belonging to the same class, presenting its main characteristics, identifying students’ perceptions regarding their participation in the project and its functioning and impact on academic results and on the learning environment. The analysis of the obtained data highlights the sociability, the relational horizontality and the trust between the pairs, and it notes the predominance of the content-based learning and of methodologies that favor memorization and training oriented towards the final evaluation.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLourenço, Mário RuiMachado, Joaquim2018-06-25T17:20:52Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25098porLourenço, R., & Machado, J. (2017). Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 124-143.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:01.365134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares Learning together: peer curricular-support project |
title |
Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares |
spellingShingle |
Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares Lourenço, Mário Rui Cooperação Estudo em grupo Apoio de pares Comunidade de aprendizagem Cooperation Group study Peer support Learning community |
title_short |
Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares |
title_full |
Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares |
title_fullStr |
Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares |
title_full_unstemmed |
Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares |
title_sort |
Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares |
author |
Lourenço, Mário Rui |
author_facet |
Lourenço, Mário Rui Machado, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Mário Rui Machado, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Estudo em grupo Apoio de pares Comunidade de aprendizagem Cooperation Group study Peer support Learning community |
topic |
Cooperação Estudo em grupo Apoio de pares Comunidade de aprendizagem Cooperation Group study Peer support Learning community |
description |
Várias escolas reconhecem as vantagens da aprendizagem cooperativa e usam-na como estratégia de promoção do sucesso escolar. O nosso estudo incide num projeto de aprendizagem entre alunos da mesma turma, apresenta as suas principais caraterísticas, identifica as perceções dos alunos relativamente à sua participação no projeto e ao funcionamento e impacto deste nos resultados académicos e no ambiente de aprendizagem. A análise dos dados obtidos destaca a sociabilidade, a horizontalidade relacional e a confiança entre os pares e constata a predominância do carácter conteudista da aprendizagem e de metodologias que favorecem a memorização e a exercitação com vista à prestação de contas nas provas de avaliação sumativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-06-25T17:20:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25098 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lourenço, R., & Machado, J. (2017). Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre pares. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 124-143. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131896715673600 |