Avaliação experimental do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gisela Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2040
Resumo: Compete aos agentes que concebem os edifícios, bem como aos legisladores e aos promotores, dotá-los com o máximo possível de tecnologias passivas que permitam ao utilizador economizar, sem no entanto perder conforto nem salubridade. O presente estudo consiste num trabalho de revisão bibliográfica e de investigação experimental com vista à avaliação do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico. Aferiu-se o desempenho térmico deste tipo de paredes e a viabilidade da sua utilização essencialmente numa perspetiva da redução dos consumos energéticos e de garantia do conforto térmico e salubridade nos edifícios. Os tijolos térmicos estão cada vez mais a ser introduzidos na construção devido ainda à simplicidade na construção e a possível eliminação/redução do material isolante. Neste trabalho construiu-se uma célula de teste com paredes constituídas por este tipo de tijolo, o Bloco ThermoPrélis, cedido pela empresa PRELIS Lda. Assim, mediu-se o desempenho térmico do mesmo em condições reais, em períodos nas estações de primavera e do verão. Os resultados experimentais mostram claramente as vantagens da construção com este tipo de tijolo, que apresenta um atraso térmico de 7 a 8 horas e um amortecimento da amplitude térmica no ambiente interior bastante significativo, tirando partido do mecanismo físico associado à inércia térmica. Em termos de custos, a construção com tijolo térmico apresenta vantagens, quando comparado com a construção típica em parede dupla com isolamento térmico na caixa-de-ar.
id RCAP_4e9282216923ec95fbb57c1c3794d2a3
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Avaliação experimental do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmicoTérmica de edifíciosTijolo térmicoConforto térmicoInércia térmicaConstrução sustentávelDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilCompete aos agentes que concebem os edifícios, bem como aos legisladores e aos promotores, dotá-los com o máximo possível de tecnologias passivas que permitam ao utilizador economizar, sem no entanto perder conforto nem salubridade. O presente estudo consiste num trabalho de revisão bibliográfica e de investigação experimental com vista à avaliação do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico. Aferiu-se o desempenho térmico deste tipo de paredes e a viabilidade da sua utilização essencialmente numa perspetiva da redução dos consumos energéticos e de garantia do conforto térmico e salubridade nos edifícios. Os tijolos térmicos estão cada vez mais a ser introduzidos na construção devido ainda à simplicidade na construção e a possível eliminação/redução do material isolante. Neste trabalho construiu-se uma célula de teste com paredes constituídas por este tipo de tijolo, o Bloco ThermoPrélis, cedido pela empresa PRELIS Lda. Assim, mediu-se o desempenho térmico do mesmo em condições reais, em períodos nas estações de primavera e do verão. Os resultados experimentais mostram claramente as vantagens da construção com este tipo de tijolo, que apresenta um atraso térmico de 7 a 8 horas e um amortecimento da amplitude térmica no ambiente interior bastante significativo, tirando partido do mecanismo físico associado à inércia térmica. Em termos de custos, a construção com tijolo térmico apresenta vantagens, quando comparado com a construção típica em parede dupla com isolamento térmico na caixa-de-ar.Ramos, João António EstevesIC-OnlinePereira, Gisela Mendes2016-07-22T13:19:32Z2013-12-302013-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2040TID:201214580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T14:47:20ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação experimental do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico
title Avaliação experimental do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico
spellingShingle Avaliação experimental do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico
Pereira, Gisela Mendes
Térmica de edifícios
Tijolo térmico
Conforto térmico
Inércia térmica
Construção sustentável
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short Avaliação experimental do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico
title_full Avaliação experimental do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico
title_fullStr Avaliação experimental do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico
title_full_unstemmed Avaliação experimental do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico
title_sort Avaliação experimental do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico
author Pereira, Gisela Mendes
author_facet Pereira, Gisela Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, João António Esteves
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gisela Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Térmica de edifícios
Tijolo térmico
Conforto térmico
Inércia térmica
Construção sustentável
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic Térmica de edifícios
Tijolo térmico
Conforto térmico
Inércia térmica
Construção sustentável
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description Compete aos agentes que concebem os edifícios, bem como aos legisladores e aos promotores, dotá-los com o máximo possível de tecnologias passivas que permitam ao utilizador economizar, sem no entanto perder conforto nem salubridade. O presente estudo consiste num trabalho de revisão bibliográfica e de investigação experimental com vista à avaliação do comportamento dinâmico de paredes de alvenaria de tijolo térmico. Aferiu-se o desempenho térmico deste tipo de paredes e a viabilidade da sua utilização essencialmente numa perspetiva da redução dos consumos energéticos e de garantia do conforto térmico e salubridade nos edifícios. Os tijolos térmicos estão cada vez mais a ser introduzidos na construção devido ainda à simplicidade na construção e a possível eliminação/redução do material isolante. Neste trabalho construiu-se uma célula de teste com paredes constituídas por este tipo de tijolo, o Bloco ThermoPrélis, cedido pela empresa PRELIS Lda. Assim, mediu-se o desempenho térmico do mesmo em condições reais, em períodos nas estações de primavera e do verão. Os resultados experimentais mostram claramente as vantagens da construção com este tipo de tijolo, que apresenta um atraso térmico de 7 a 8 horas e um amortecimento da amplitude térmica no ambiente interior bastante significativo, tirando partido do mecanismo físico associado à inércia térmica. Em termos de custos, a construção com tijolo térmico apresenta vantagens, quando comparado com a construção típica em parede dupla com isolamento térmico na caixa-de-ar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
2013-12-30T00:00:00Z
2016-07-22T13:19:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2040
TID:201214580
url http://hdl.handle.net/10400.8/2040
identifier_str_mv TID:201214580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302482650660864