Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Sara Sofia Fernandes do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4572
Resumo: O presente estudo, intitulado Qualidade de Vida e Pobreza no Envelhecimento, pretende compreender a qualidade de vida de pessoas idosas que vivenciam uma situação de pobreza, e identificar os contornos sociais e as respostas existentes perante esta situação. De forma a atingir o objetivo pretendido, inicialmente foi elaborada uma investigação teórica, permitindo entender a dinâmica entre os conceitos de envelhecimento, pobreza e qualidade de vida. Posteriormente e de forma a obter resultados empíricos, realizou-se uma abordagem metodológica singrada num estudo de caso, que contou com a participação de nove indivíduos, cinco pessoas idosas e quatro profissionais. Para aferir resultados utilizou-se o método de entrevista semiestruturada e a escala WHOQOL-OLD. Assim através da análise dos dados obtidos, foi possível percecionar a influência da pobreza sobre a qualidade de vida. Pois tanto a população idosa como os profissionais consideram a pobreza, enquanto sinónimo de privação, resultante de menor qualidade de vida. Associando a esta lógica de causalidade, as necessidades e patamares que não são possíveis aceder devido a uma situação de pobreza. No que concerne ao projeto de intervenção, este visa a implementação de um Serviço de Ação Local para a Pessoa Idosa (projeto SALPI), que tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas idosas do concelho de Beja. Desta forma, considerou-se pertinente e indispensável criar um projeto que atenue as necessidades encontradas e que seja assente numa perspetiva de capacitação, singularidade, autonomia e direitos da pessoa idosa. Para tal as ações do projeto culminam nas seguintes vertentes: promoção da qualidade de vida, atendimento, acompanhamento, formação e sensibilização.
id RCAP_4ecc3292404a7cc6d948d7bfa97ec90f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Qualidade de vida e pobreza no envelhecimentoPessoa IdosaEnvelhecimentoQualidade de VidaPobrezaExclusão SocialO presente estudo, intitulado Qualidade de Vida e Pobreza no Envelhecimento, pretende compreender a qualidade de vida de pessoas idosas que vivenciam uma situação de pobreza, e identificar os contornos sociais e as respostas existentes perante esta situação. De forma a atingir o objetivo pretendido, inicialmente foi elaborada uma investigação teórica, permitindo entender a dinâmica entre os conceitos de envelhecimento, pobreza e qualidade de vida. Posteriormente e de forma a obter resultados empíricos, realizou-se uma abordagem metodológica singrada num estudo de caso, que contou com a participação de nove indivíduos, cinco pessoas idosas e quatro profissionais. Para aferir resultados utilizou-se o método de entrevista semiestruturada e a escala WHOQOL-OLD. Assim através da análise dos dados obtidos, foi possível percecionar a influência da pobreza sobre a qualidade de vida. Pois tanto a população idosa como os profissionais consideram a pobreza, enquanto sinónimo de privação, resultante de menor qualidade de vida. Associando a esta lógica de causalidade, as necessidades e patamares que não são possíveis aceder devido a uma situação de pobreza. No que concerne ao projeto de intervenção, este visa a implementação de um Serviço de Ação Local para a Pessoa Idosa (projeto SALPI), que tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas idosas do concelho de Beja. Desta forma, considerou-se pertinente e indispensável criar um projeto que atenue as necessidades encontradas e que seja assente numa perspetiva de capacitação, singularidade, autonomia e direitos da pessoa idosa. Para tal as ações do projeto culminam nas seguintes vertentes: promoção da qualidade de vida, atendimento, acompanhamento, formação e sensibilização.2018-06-15T13:09:17Z2017-06-13T00:00:00Z2017-06-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4572portid:201728796Carmo, Sara Sofia Fernandes doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-06-23T07:47:03ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento
title Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento
spellingShingle Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento
Carmo, Sara Sofia Fernandes do
Pessoa Idosa
Envelhecimento
Qualidade de Vida
Pobreza
Exclusão Social
title_short Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento
title_full Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento
title_fullStr Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento
title_full_unstemmed Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento
title_sort Qualidade de vida e pobreza no envelhecimento
author Carmo, Sara Sofia Fernandes do
author_facet Carmo, Sara Sofia Fernandes do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Sara Sofia Fernandes do
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa Idosa
Envelhecimento
Qualidade de Vida
Pobreza
Exclusão Social
topic Pessoa Idosa
Envelhecimento
Qualidade de Vida
Pobreza
Exclusão Social
description O presente estudo, intitulado Qualidade de Vida e Pobreza no Envelhecimento, pretende compreender a qualidade de vida de pessoas idosas que vivenciam uma situação de pobreza, e identificar os contornos sociais e as respostas existentes perante esta situação. De forma a atingir o objetivo pretendido, inicialmente foi elaborada uma investigação teórica, permitindo entender a dinâmica entre os conceitos de envelhecimento, pobreza e qualidade de vida. Posteriormente e de forma a obter resultados empíricos, realizou-se uma abordagem metodológica singrada num estudo de caso, que contou com a participação de nove indivíduos, cinco pessoas idosas e quatro profissionais. Para aferir resultados utilizou-se o método de entrevista semiestruturada e a escala WHOQOL-OLD. Assim através da análise dos dados obtidos, foi possível percecionar a influência da pobreza sobre a qualidade de vida. Pois tanto a população idosa como os profissionais consideram a pobreza, enquanto sinónimo de privação, resultante de menor qualidade de vida. Associando a esta lógica de causalidade, as necessidades e patamares que não são possíveis aceder devido a uma situação de pobreza. No que concerne ao projeto de intervenção, este visa a implementação de um Serviço de Ação Local para a Pessoa Idosa (projeto SALPI), que tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas idosas do concelho de Beja. Desta forma, considerou-se pertinente e indispensável criar um projeto que atenue as necessidades encontradas e que seja assente numa perspetiva de capacitação, singularidade, autonomia e direitos da pessoa idosa. Para tal as ações do projeto culminam nas seguintes vertentes: promoção da qualidade de vida, atendimento, acompanhamento, formação e sensibilização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13T00:00:00Z
2017-06-13T00:00:00Z
2018-06-15T13:09:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4572
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv tid:201728796
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301163116331008