O arquétipo publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Samuel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2909
Resumo: Procurando ampliar a ideia de um princípio de publicidade para além da sua estrita modelização crítico-política, considera a qualidade pública como uma constante universal da vida social em todas as culturas humanas. É precisamente pelo fato da publicidade se assumir como uma dimensão comunicacional fundamental da organização das sociedades que ela é aqui perspectivada enquanto pilar arquétipo. O arquétipo publicitário leva-nos, assim, a apreender a publicidade não apenas segundo as suas atualizações históricas de acordo com um funcionamento sócio-antropológico primordial que as diferentes sociedades, em cada época, tratam de operacionalizar.
id RCAP_4efc1cfb000f2ea4c69446fb949049f7
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O arquétipo publicitárioThe archetypal publicnessPrincípio de publicidadeEsfera públicaArquétiposSócio-antropologia da comunicaçãoPublicnessPublic sphereArchetypesCommunication anthropology.Faculdade de Artes e HumanidadesProcurando ampliar a ideia de um princípio de publicidade para além da sua estrita modelização crítico-política, considera a qualidade pública como uma constante universal da vida social em todas as culturas humanas. É precisamente pelo fato da publicidade se assumir como uma dimensão comunicacional fundamental da organização das sociedades que ela é aqui perspectivada enquanto pilar arquétipo. O arquétipo publicitário leva-nos, assim, a apreender a publicidade não apenas segundo as suas atualizações históricas de acordo com um funcionamento sócio-antropológico primordial que as diferentes sociedades, em cada época, tratam de operacionalizar.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulDigitUMaMateus, Samuel2020-09-30T13:00:56Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2909porMATEUS, SAMUEL (2012). O arquétipo publicitário. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, 19(3),630-643.[fecha de Consulta 29 de Septiembre de 2020]. ISSN: 1415-0549. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=4955/495551012003info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:47Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:44.441046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O arquétipo publicitário
The archetypal publicness
title O arquétipo publicitário
spellingShingle O arquétipo publicitário
Mateus, Samuel
Princípio de publicidade
Esfera pública
Arquétipos
Sócio-antropologia da comunicação
Publicness
Public sphere
Archetypes
Communication anthropology
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short O arquétipo publicitário
title_full O arquétipo publicitário
title_fullStr O arquétipo publicitário
title_full_unstemmed O arquétipo publicitário
title_sort O arquétipo publicitário
author Mateus, Samuel
author_facet Mateus, Samuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv Princípio de publicidade
Esfera pública
Arquétipos
Sócio-antropologia da comunicação
Publicness
Public sphere
Archetypes
Communication anthropology
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Princípio de publicidade
Esfera pública
Arquétipos
Sócio-antropologia da comunicação
Publicness
Public sphere
Archetypes
Communication anthropology
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Procurando ampliar a ideia de um princípio de publicidade para além da sua estrita modelização crítico-política, considera a qualidade pública como uma constante universal da vida social em todas as culturas humanas. É precisamente pelo fato da publicidade se assumir como uma dimensão comunicacional fundamental da organização das sociedades que ela é aqui perspectivada enquanto pilar arquétipo. O arquétipo publicitário leva-nos, assim, a apreender a publicidade não apenas segundo as suas atualizações históricas de acordo com um funcionamento sócio-antropológico primordial que as diferentes sociedades, em cada época, tratam de operacionalizar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2020-09-30T13:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2909
url http://hdl.handle.net/10400.13/2909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MATEUS, SAMUEL (2012). O arquétipo publicitário. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, 19(3),630-643.[fecha de Consulta 29 de Septiembre de 2020]. ISSN: 1415-0549. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=4955/495551012003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129928630796288