Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8047
Resumo: O presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Ensinar e aprender com a robótica em contexto Pré-escolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos refletem todo o percurso de todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de prática profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências exigíveis a uma professora/educadora. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte tem lugar um estudo de investigação, que teve como objetivo verificar a eficácia da robótica educativa no processo de ensinar e aprender em contexto pré-escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de caso múltiplo com cinco crianças com idades entre os 4 e os 5 anos num jardim de infância da região de Viseu. Recorreu-se à observação participante com registo em grelhas de observação individual. Foram desenvolvidas duas atividades “O robô vai ao supermercado” e “O robô matemático”, através das quais se pode observar que as crianças aprenderam brincando, ajudandoas de forma lúdica a desenvolverem a Área de Expressão e Comunicação - Domínio da Educação Física, Domínio da Educação Artística - Subdomínio das Artes Visuais e Domínio da Matemática, bem como a Área de Formação Pessoal e a Área do Conhecimento do Mundo.
id RCAP_4f70e6d4b0ea996fb0731500a448f238
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8047
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolarEducação Pré-EscolarRobótica educativa1.º Ciclo do Ensino BásicoPreschool EducationEducational Robotics1st Cycle of Basic EducationO presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Ensinar e aprender com a robótica em contexto Pré-escolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos refletem todo o percurso de todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de prática profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências exigíveis a uma professora/educadora. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte tem lugar um estudo de investigação, que teve como objetivo verificar a eficácia da robótica educativa no processo de ensinar e aprender em contexto pré-escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de caso múltiplo com cinco crianças com idades entre os 4 e os 5 anos num jardim de infância da região de Viseu. Recorreu-se à observação participante com registo em grelhas de observação individual. Foram desenvolvidas duas atividades “O robô vai ao supermercado” e “O robô matemático”, através das quais se pode observar que as crianças aprenderam brincando, ajudandoas de forma lúdica a desenvolverem a Área de Expressão e Comunicação - Domínio da Educação Física, Domínio da Educação Artística - Subdomínio das Artes Visuais e Domínio da Matemática, bem como a Área de Formação Pessoal e a Área do Conhecimento do Mundo.This document, Final Internship Report, on the theme "Teaching and learning with technologies in preschool context", is part of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching in the 1st cycle of basic education, whose objectives reflect the entire course of all the performance and work developed during the Supervised Teaching Practice, taking as a starting point the guidelines required for this specialized training. In this sense, it is intended that this report is a clear and reflective expression of a journey of professional practice, where theory and practice come together, as well as reflect how the competencies required of a teacher / educator were achieved. The first part concerns the practices carried out during the Supervised Teaching Practice and includes the contextualization of the internships and a critical appreciation of the skills developed. The second part is a research study, which aimed to verify the effectiveness of educational robotics in the teaching and learning process in a preschool context. This is a qualitative research, a multiple case study with five children aged between 4 and 5 years old in a kindergarten in the Viseu region. We used participant observation recorded in individual observation grids. Two activities were developed "The robot goes to the supermarket" and "The mathematical robot", through which it can be observed that children learned by playing, helping them in a playful way to develop the Expression and Communication Area - Physical Education Domain, Art Education Domain - Sub-domain of Visual Arts and Mathematics Domain, as well as the Personal Development Area and the World Knowledge Area.Gomes, Cristina AzevedoRego, BelmiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMartinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes2023-11-27T11:11:53Z2023-07-052023-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8047TID:203406117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:30:56Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.416772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar
title Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar
spellingShingle Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar
Martinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes
Educação Pré-Escolar
Robótica educativa
1.º Ciclo do Ensino Básico
Preschool Education
Educational Robotics
1st Cycle of Basic Education
title_short Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar
title_full Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar
title_fullStr Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar
title_full_unstemmed Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar
title_sort Ensinar e aprender com a robótica em contexto pré-escolar
author Martinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes
author_facet Martinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Cristina Azevedo
Rego, Belmiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Bárbara Lúcia Cardoso Bento Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Robótica educativa
1.º Ciclo do Ensino Básico
Preschool Education
Educational Robotics
1st Cycle of Basic Education
topic Educação Pré-Escolar
Robótica educativa
1.º Ciclo do Ensino Básico
Preschool Education
Educational Robotics
1st Cycle of Basic Education
description O presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Ensinar e aprender com a robótica em contexto Pré-escolar”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos refletem todo o percurso de todo o desempenho e trabalho desenvolvido durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como ponto de partida as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Neste sentido, pretende-se que este relatório seja uma expressão clara e reflexiva de um percurso de prática profissional, onde a teoria e a prática se conjugam, bem como reflita a forma como se alcançaram competências exigíveis a uma professora/educadora. A primeira parte diz respeito às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte tem lugar um estudo de investigação, que teve como objetivo verificar a eficácia da robótica educativa no processo de ensinar e aprender em contexto pré-escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de caso múltiplo com cinco crianças com idades entre os 4 e os 5 anos num jardim de infância da região de Viseu. Recorreu-se à observação participante com registo em grelhas de observação individual. Foram desenvolvidas duas atividades “O robô vai ao supermercado” e “O robô matemático”, através das quais se pode observar que as crianças aprenderam brincando, ajudandoas de forma lúdica a desenvolverem a Área de Expressão e Comunicação - Domínio da Educação Física, Domínio da Educação Artística - Subdomínio das Artes Visuais e Domínio da Matemática, bem como a Área de Formação Pessoal e a Área do Conhecimento do Mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T11:11:53Z
2023-07-05
2023-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8047
TID:203406117
url http://hdl.handle.net/10400.19/8047
identifier_str_mv TID:203406117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136311260479488