Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, J. F., Noronha, F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14037
Resumo: O Granito do Porto corresponde a um granito hercínico, leucocrata, de duas micas, fortemente peraluminoso. No presente trabalho foram realizadas análises para os sistemas isotópicos Rb-Sr e Sm-Nd, em cinco amostras frescas do granito em estudo. Obteve -se uma isócrona Rb-Sr de 306±7 Ma (MSWD=0,71; 87Sr/86Sr inicial=0,7128), que dentro da margem de erro, deverá refletir a instalação magmática. Em termos de geoquímica isotópica, as razões isotópicas iniciais de Sr e Nd, calculadas de acordo com aquela isócrona, testemunham um claro enriquecimento em Sr radiogénico e um ligeiro empobrecimento em Nd radiogénico, típico de granitos de tipo S. Os valores ligeiramente negativos de εNd inicial (entre -1,9 e -3,6) apontam para que a fonte do magma granítico sejam litologias metapelíticas.
id RCAP_5079dcb80edb0ac412d7b7694bcc4bb0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)Sm-NdRb-SrPetrogéneseGranitoPetrogenesisGraniteO Granito do Porto corresponde a um granito hercínico, leucocrata, de duas micas, fortemente peraluminoso. No presente trabalho foram realizadas análises para os sistemas isotópicos Rb-Sr e Sm-Nd, em cinco amostras frescas do granito em estudo. Obteve -se uma isócrona Rb-Sr de 306±7 Ma (MSWD=0,71; 87Sr/86Sr inicial=0,7128), que dentro da margem de erro, deverá refletir a instalação magmática. Em termos de geoquímica isotópica, as razões isotópicas iniciais de Sr e Nd, calculadas de acordo com aquela isócrona, testemunham um claro enriquecimento em Sr radiogénico e um ligeiro empobrecimento em Nd radiogénico, típico de granitos de tipo S. Os valores ligeiramente negativos de εNd inicial (entre -1,9 e -3,6) apontam para que a fonte do magma granítico sejam litologias metapelíticas.The Oporto Granite is a Variscan, highly peraluminous, leucocratic, two-mica granite. In this work, information resulting from isotopic Rb-Sr and Sm-Nd analyses on five fresh samples of the Oporto granite is presented. Rb-Sr data give a 306±7 Ma isochron(MSWD=0.72,87Sr/86Sr=0.7128), which, within error, should reflect the emplacement age. Geochemically, initial isotopic Sr and Nd ratios, calculated according to that isochron, show a strong enrichment in radiogenic Sr and a slight depletion in radiogenic Nd,typical of S-type granites. In addition, the range of initial εNd values (from -1.9 to -3.6) suggests that metapelites could have been the source of the granitic melt.LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia2015-05-11T11:40:38Z2014-12-01T00:00:00Z2014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14037por0873-948XAlmeida, A.Santos, J. F.Noronha, F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:38Zoai:ria.ua.pt:10773/14037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:42.952051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)
title Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)
spellingShingle Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)
Almeida, A.
Sm-Nd
Rb-Sr
Petrogénese
Granito
Petrogenesis
Granite
title_short Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)
title_full Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)
title_fullStr Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)
title_full_unstemmed Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)
title_sort Contribuição dos sistemas isotópicos Sm-Nd e Rb-Sr para o estudo petrogenético do maciço granítico peraluminoso de duas micas da cidade do Porto (NW Portugal)
author Almeida, A.
author_facet Almeida, A.
Santos, J. F.
Noronha, F.
author_role author
author2 Santos, J. F.
Noronha, F.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, A.
Santos, J. F.
Noronha, F.
dc.subject.por.fl_str_mv Sm-Nd
Rb-Sr
Petrogénese
Granito
Petrogenesis
Granite
topic Sm-Nd
Rb-Sr
Petrogénese
Granito
Petrogenesis
Granite
description O Granito do Porto corresponde a um granito hercínico, leucocrata, de duas micas, fortemente peraluminoso. No presente trabalho foram realizadas análises para os sistemas isotópicos Rb-Sr e Sm-Nd, em cinco amostras frescas do granito em estudo. Obteve -se uma isócrona Rb-Sr de 306±7 Ma (MSWD=0,71; 87Sr/86Sr inicial=0,7128), que dentro da margem de erro, deverá refletir a instalação magmática. Em termos de geoquímica isotópica, as razões isotópicas iniciais de Sr e Nd, calculadas de acordo com aquela isócrona, testemunham um claro enriquecimento em Sr radiogénico e um ligeiro empobrecimento em Nd radiogénico, típico de granitos de tipo S. Os valores ligeiramente negativos de εNd inicial (entre -1,9 e -3,6) apontam para que a fonte do magma granítico sejam litologias metapelíticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01T00:00:00Z
2014-12
2015-05-11T11:40:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14037
url http://hdl.handle.net/10773/14037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-948X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia
publisher.none.fl_str_mv LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137548004491264