Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo : perspetiva de pais e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Filipa Andreia Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5058
Resumo: Enquadramento: A adolescência é um período marcado por dificuldades relatadas por pais e professores na educação dos adolescentes e no modo como se comportam individual e na relação com os outros. Metodologia: Com a finalidade de avaliar a perspetiva de pais e professores acerca dos comportamentos de internalização e externalização dos alunos do terceiro ciclo foi realizado estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico; Com uma amostra de 148 pais e 178 professores que avaliaram o comportamento 178 crianças (81 rapazes vs. 67 raparigas avaliadas pelos pais e 89 rapazes vs. 89 raparigas avaliados pelos professores), com uma idade média de 13.58 anos (±0.583) na amostra dos pais e 13.74 anos (±0.864) na amostra dos professores, frequentadoras do 8ºano (55.4% nos pais e 53.4% nos professores). A recolha de dados inclui o Questionário de Comportamentos da Criança para idades entre 6 e 18 anos (Child Behavior Checklist - CBCL 6-18) e o Questionário de Comportamentos da Criança para Professores (Teacher´s Report Form - TRF). Resultados: Os pais percecionam mais casos de ansiedade/depressão (M=4.70; ±4.28) e comportamentos de internalização (M=10.26 ±8.66), prevalentes nas raparigas (M=11.76; ±9.44), com 13 anos (M=10.81; ±8.83), no 8ºano (M=11.90; ±10.05; p<0.03). Os professores percecionam mais problemas de atenção (M=6.44; ±8.87) e comportamentos de internalização (M=3.98; ±4.64), em raparigas (OM=99.71; p=0.008), com 15 ou mais anos (OM=115.15; p=0.006), no 7ºano (OM=101.55), em Silgueiros (OM=113.22; p=0.000). Conclusão: Os resultados salientam que tanto a perceção dos pais como a perspetiva dos professores são fundamentais para uma visão integrativa dos adolescentes. Palavras-chave: Comportamento; Enfermagem; Relações familiares; Professores escolares; Adolescente.
id RCAP_507d741b9741f3e2140fac47915a981b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo : perspetiva de pais e professoresAdolescenteAtitudeComportamento do adolescenteDocentesEnsino básicoPaisAdolescentAdolescent behaviorAttitudeParentsPrimary educationTeachersDomínio/Área Científica::Ciências MédicasEnquadramento: A adolescência é um período marcado por dificuldades relatadas por pais e professores na educação dos adolescentes e no modo como se comportam individual e na relação com os outros. Metodologia: Com a finalidade de avaliar a perspetiva de pais e professores acerca dos comportamentos de internalização e externalização dos alunos do terceiro ciclo foi realizado estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico; Com uma amostra de 148 pais e 178 professores que avaliaram o comportamento 178 crianças (81 rapazes vs. 67 raparigas avaliadas pelos pais e 89 rapazes vs. 89 raparigas avaliados pelos professores), com uma idade média de 13.58 anos (±0.583) na amostra dos pais e 13.74 anos (±0.864) na amostra dos professores, frequentadoras do 8ºano (55.4% nos pais e 53.4% nos professores). A recolha de dados inclui o Questionário de Comportamentos da Criança para idades entre 6 e 18 anos (Child Behavior Checklist - CBCL 6-18) e o Questionário de Comportamentos da Criança para Professores (Teacher´s Report Form - TRF). Resultados: Os pais percecionam mais casos de ansiedade/depressão (M=4.70; ±4.28) e comportamentos de internalização (M=10.26 ±8.66), prevalentes nas raparigas (M=11.76; ±9.44), com 13 anos (M=10.81; ±8.83), no 8ºano (M=11.90; ±10.05; p<0.03). Os professores percecionam mais problemas de atenção (M=6.44; ±8.87) e comportamentos de internalização (M=3.98; ±4.64), em raparigas (OM=99.71; p=0.008), com 15 ou mais anos (OM=115.15; p=0.006), no 7ºano (OM=101.55), em Silgueiros (OM=113.22; p=0.000). Conclusão: Os resultados salientam que tanto a perceção dos pais como a perspetiva dos professores são fundamentais para uma visão integrativa dos adolescentes. Palavras-chave: Comportamento; Enfermagem; Relações familiares; Professores escolares; Adolescente.Abstract Background: Adolescence is a period marked by difficulties reported by parents and teachers educating adolescents, and the way they behave individually and with regard to others. Methodology: In order to evaluate parents’ and teachers’ perspectives regarding the internalizing and externalizing behaviours of 3rd cycle students (7th – 9th years of schooling), a quantitative, cross-sectional, descriptive and analytical study was performed. A sample of 148 parents and 178 teachers assessed the behaviour of 178 children (81 boys vs. 67 girls assessed by parents and 89 boys vs. 89 girls assessed by teachers). The mean age of the sample assessed by the parents was 13.58 years (±0.583), 55.4% of whom were enrolled in the 8th year; whereas, 13.74 years (±0.864) was the mean age of the sample assessed by the teachers, 53.4% of whom were in the 8th year. Data collection included the Questionnaire on Children’s Behaviours for ages 6 to 18 years (Child Behaviour Checklist - CBCL 6-18) and the Questionnaire on Children’s Behaviours for Teachers (Teacher’s Report Form - TRF). Results: The parents perceived more cases of anxiety/depression (M=4.70; ±4.28) and internalization behaviours (M=10.26 ±8.66) prevalent in 13-year-old (M=10.81; ±8.83) girls (M=11.76; ±9.44), in the 8th year (M=11.90; ±10.05; p<0.03). The teachers perceived more attention problems (M=6.44; ±8.87) and internalization behaviours (M=3.98; ±4.64), in girls (OM=99.71; p=0.008), who are 15 or older (OM=115.15; p=0.006), in the 7th year (OM=101.55), in Silgueiros (OM=113.22; p=0.000). Conclusion: The results point out that both the parents’ and the teachers’ perspective are crucial for an integrative vision of adolescents. Keywords: Behaviour; Nursing; Family relationships; Schoolteachers; Adolescent.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de ViseuChaves, Cláudia Margarida Correia BalulaDuarte, João CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLopes, Filipa Andreia Silva2018-08-31T09:27:03Z2018-05-282018-01-242018-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5058TID:201966328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:53Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:33.672172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo : perspetiva de pais e professores
title Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo : perspetiva de pais e professores
spellingShingle Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo : perspetiva de pais e professores
Lopes, Filipa Andreia Silva
Adolescente
Atitude
Comportamento do adolescente
Docentes
Ensino básico
Pais
Adolescent
Adolescent behavior
Attitude
Parents
Primary education
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo : perspetiva de pais e professores
title_full Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo : perspetiva de pais e professores
title_fullStr Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo : perspetiva de pais e professores
title_full_unstemmed Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo : perspetiva de pais e professores
title_sort Comportamentos de internalização e externalização dos alunos do 3º ciclo : perspetiva de pais e professores
author Lopes, Filipa Andreia Silva
author_facet Lopes, Filipa Andreia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaves, Cláudia Margarida Correia Balula
Duarte, João Carvalho
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Filipa Andreia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Atitude
Comportamento do adolescente
Docentes
Ensino básico
Pais
Adolescent
Adolescent behavior
Attitude
Parents
Primary education
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Adolescente
Atitude
Comportamento do adolescente
Docentes
Ensino básico
Pais
Adolescent
Adolescent behavior
Attitude
Parents
Primary education
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Enquadramento: A adolescência é um período marcado por dificuldades relatadas por pais e professores na educação dos adolescentes e no modo como se comportam individual e na relação com os outros. Metodologia: Com a finalidade de avaliar a perspetiva de pais e professores acerca dos comportamentos de internalização e externalização dos alunos do terceiro ciclo foi realizado estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico; Com uma amostra de 148 pais e 178 professores que avaliaram o comportamento 178 crianças (81 rapazes vs. 67 raparigas avaliadas pelos pais e 89 rapazes vs. 89 raparigas avaliados pelos professores), com uma idade média de 13.58 anos (±0.583) na amostra dos pais e 13.74 anos (±0.864) na amostra dos professores, frequentadoras do 8ºano (55.4% nos pais e 53.4% nos professores). A recolha de dados inclui o Questionário de Comportamentos da Criança para idades entre 6 e 18 anos (Child Behavior Checklist - CBCL 6-18) e o Questionário de Comportamentos da Criança para Professores (Teacher´s Report Form - TRF). Resultados: Os pais percecionam mais casos de ansiedade/depressão (M=4.70; ±4.28) e comportamentos de internalização (M=10.26 ±8.66), prevalentes nas raparigas (M=11.76; ±9.44), com 13 anos (M=10.81; ±8.83), no 8ºano (M=11.90; ±10.05; p<0.03). Os professores percecionam mais problemas de atenção (M=6.44; ±8.87) e comportamentos de internalização (M=3.98; ±4.64), em raparigas (OM=99.71; p=0.008), com 15 ou mais anos (OM=115.15; p=0.006), no 7ºano (OM=101.55), em Silgueiros (OM=113.22; p=0.000). Conclusão: Os resultados salientam que tanto a perceção dos pais como a perspetiva dos professores são fundamentais para uma visão integrativa dos adolescentes. Palavras-chave: Comportamento; Enfermagem; Relações familiares; Professores escolares; Adolescente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31T09:27:03Z
2018-05-28
2018-01-24
2018-05-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/5058
TID:201966328
url http://hdl.handle.net/10400.19/5058
identifier_str_mv TID:201966328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130905333202944