Modelos de previsão de deformação permanente de pavimentos rodoviários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18382 |
Resumo: | As rodeiras são o resultado das deformações permanentes nas diversas camadas do pavimento por acção do tráfego. Esta degradação afeta a qualidade e a segurança de circulação. Uma das degradações que mais afetam o bom desempenho dos pavimentos é a formação de rodeiras que resultam da deformação permanente das camadas constituintes dos pavimentos. Este estudo faz uma análise dos modelos de previsão de deformação permanente, conclui sobre os seus resultados e afere sobre a sua aplicabilidade no território nacional. Pretende-se com este estudo analisar o estado de arte dos modelos de previsão da evolução da deformação permanente em pavimentos rodoviários. Neste estudo implementaram-se vários modelos de previsão de rodeiras (Paterson, HDM-III, HDM-4, Pavenet, Rilem, Austroads e AASHTO) a 6 estruturas de pavimento do manual de pré-dimensionamento de pavimentos para a rede rodoviária nacional. Para os tipos de estrutura de pavimento considerados verifica-se que o modelo HDM-4 é o que prevê valores mais elevados de profundidade de rodeiras. Além disto, verifica-se que os modelos Rilem, Pavenet, HDM III, AASHTO e AUSTROADS apresentam um perfil de distribuição e valores de profundidade semelhantes em todos os tipos de estrutura de pavimento considerados. O modelo Paterson é o que prevê valores de profundidade de rodeira mais baixos de todos os modelos estudados. |
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Modelos de previsão de deformação permanente de pavimentos rodoviáriosPavimentos rodoviáriosPatologiasDeformação permanenteModelos de previsãoGestão de pavimentosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilAs rodeiras são o resultado das deformações permanentes nas diversas camadas do pavimento por acção do tráfego. Esta degradação afeta a qualidade e a segurança de circulação. Uma das degradações que mais afetam o bom desempenho dos pavimentos é a formação de rodeiras que resultam da deformação permanente das camadas constituintes dos pavimentos. Este estudo faz uma análise dos modelos de previsão de deformação permanente, conclui sobre os seus resultados e afere sobre a sua aplicabilidade no território nacional. Pretende-se com este estudo analisar o estado de arte dos modelos de previsão da evolução da deformação permanente em pavimentos rodoviários. Neste estudo implementaram-se vários modelos de previsão de rodeiras (Paterson, HDM-III, HDM-4, Pavenet, Rilem, Austroads e AASHTO) a 6 estruturas de pavimento do manual de pré-dimensionamento de pavimentos para a rede rodoviária nacional. Para os tipos de estrutura de pavimento considerados verifica-se que o modelo HDM-4 é o que prevê valores mais elevados de profundidade de rodeiras. Além disto, verifica-se que os modelos Rilem, Pavenet, HDM III, AASHTO e AUSTROADS apresentam um perfil de distribuição e valores de profundidade semelhantes em todos os tipos de estrutura de pavimento considerados. O modelo Paterson é o que prevê valores de profundidade de rodeira mais baixos de todos os modelos estudados.Micaelo, RuiRUNVeiga, João Miguel Rodrigues da Costa2016-07-05T10:10:47Z2013-012016-062013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:36:24ZPortal AgregadorONG |
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As rodeiras são o resultado das deformações permanentes nas diversas camadas do pavimento por acção do tráfego. Esta degradação afeta a qualidade e a segurança de circulação. Uma das degradações que mais afetam o bom desempenho dos pavimentos é a formação de rodeiras que resultam da deformação permanente das camadas constituintes dos pavimentos. Este estudo faz uma análise dos modelos de previsão de deformação permanente, conclui sobre os seus resultados e afere sobre a sua aplicabilidade no território nacional. Pretende-se com este estudo analisar o estado de arte dos modelos de previsão da evolução da deformação permanente em pavimentos rodoviários. Neste estudo implementaram-se vários modelos de previsão de rodeiras (Paterson, HDM-III, HDM-4, Pavenet, Rilem, Austroads e AASHTO) a 6 estruturas de pavimento do manual de pré-dimensionamento de pavimentos para a rede rodoviária nacional. Para os tipos de estrutura de pavimento considerados verifica-se que o modelo HDM-4 é o que prevê valores mais elevados de profundidade de rodeiras. Além disto, verifica-se que os modelos Rilem, Pavenet, HDM III, AASHTO e AUSTROADS apresentam um perfil de distribuição e valores de profundidade semelhantes em todos os tipos de estrutura de pavimento considerados. O modelo Paterson é o que prevê valores de profundidade de rodeira mais baixos de todos os modelos estudados. |
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